Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 02/10/2023 - 08:15 / Clipado em 02/10/2023 - 08:15

Número de GCMs cresce apenas 6% em um ano no ABC


Beatriz Gomes

 

Quando se trata de segurança, a situação no ABC não está fácil e por isso é importante que as forças policiais sejam reforçadas. Porém, em um ano, o número de guardas civis municipais na região só cresceu 6,3%, mesmo com constantes concursos públicos para a contratação de novos agentes.

Em 2022, a região, com exceção de Mauá e São Caetano que não divulgaram os números, contava com 1.758 agentes, enquanto neste ano as cidades do ABC possuem 1.870 GCMs na proteção dos municípios.

São Bernardo tem o maior número de agentes, com 874, crescimento de 5% em relação a 2022. No momento, há concurso público em andamento para preenchimento de 150 novas vagas (divididas igualmente para homens e mulheres). Mas as inscrições já foram encerradas.

A GCM de São Bernardo conta com estrutura composta por seis inspetorias regionais, duas bases especializadas (Romu e Guarda Ambiental), Centro Integrado de Monitoramento (CIM), Centro de Formação em Segurança Urbana, Corregedoria Geral, Centro de Operações Integradas (COI) em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil, além de base almoxarifado e serviço de vigilância na Prefeitura. O plano de governo da atual administração prevê ainda a criação da Inspetoria de Operações e Patrulhamento Especializado (IOPE) e de um Estande de Tiro para a GCM.

Santo André conta com 512 GCMs. Uma nova turma de aprovados em concurso público participa atualmente da última etapa do processo seletivo para a contratação de novos agentes. Este concurso foi realizado em 2020 e foi retomado ano passado após a pandemia. Serão ao todo 89 futuros guardas. Em 2022 a cidade tinha 516 GCMs. O concurso público é realizado em etapas, de acordo com o edital. Esses quesitos vão de prova escrita, prática, teste psicológico, teste físico, exames médicos admissionais a curso de formação.

A GCM conta com a sede do comando, primeira inspetoria, segunda inspetoria, terceira inspetoria, destacamento operacional do Parque do Pedroso, destacamento ambiental de Paranapiacaba, Centro de Formação e Corregedoria da GCM. Existe projeto de implementar mais uma inspetoria na cidade.

Ribeirão Pires conta com um efetivo de 135 guardas, enquanto em 2022 eram 112. Agentes são contratados através de um concurso público que possui 10 vagas para homens e também 10 vagas para mulheres.

Atualmente, Diadema conta com 319 guardas e ano passado, contava com 275. A cidade está finalizando um novo edital de concurso para contratar mais 60 GCMs e possui três bases (Centro, Inspetoria Norte e Inspetoria Sul) espalhadas pelo município.

Ribeirão Pires conta com uma base da Guarda Civil Municipal (Rua Aguida Tori Sortino, 115 – Jardim Panorama – telefone 4828-3204). Atualmente a GCM da cidade não trabalha de forma fixa, e sim com formato dinâmico com os o efetivo em ronda 24h pela cidade.

Rio Grande da Serra está com 30 GCMs atualmente, nove a mais do que em 2022. A cidade conta apenas com uma base de segurança e não está com concurso público para contratar novos agentes aberto.

 

Funções da GCM

Para o RD, o advogado criminalista e professor de Direito Penal da Universidade São Judas, Pablo Moitinho de Souza, explica que as principais responsabilidades da Guarda Civil Municipal englobam zelar pelos bens públicos municipais, evitam possíveis danos. “Mas com a situação dos últimos anos, as GCMs também são utilizadas na segurança pública, mesmo não sendo sua função principal”, diz.

Souza destaca ainda que apesar de estarem sendo utilizadas na segurança pública, a Guardas Civis Municipais não podem atuar da mesma maneira que a Polícia Militar ou a Polícia Civil. “Esses agentes ainda não são autorizados a realizar abordagens e buscas pessoais. Mas outras atribuições relacionadas a segurança pública podem ser realizadas pela GCM”, ressalta.

 

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3324205/numero-de-gcms-cresce-apenas-6-em-um-ano-no-abc/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: Polícia