Clipclap

Aguarde ...

 Portal Universidade Metodista de São Paulo

Publicado em 06/09/2023 - 17:40 / Clipado em 06/09/2023 - 17:40

Esporte criado no Estados Unidos cresce em popularidade e já possui 5 times no ABC


Apesar do crescimento da modalidade esportiva na região, equipes enfrentam dificuldades financeiras

 

THIAGO SANTANA
Da Redação

 

O Futebol Americano cresce na região do ABC e desde 2012, cinco  times aparecem no cenário competitivo: O São Bernardo Avengers, os Corsários de São Caetano do Sul, os Werewolves de Santo André, os Diamonds de Diadema e os Vikings de Mauá que mostram interesse no esporte de origem norte americana .No Brasil, tem a terceira maior audiência mundial da NFL (Liga Nacional de Futebol) com um total de 33 milhões de pessoas que acompanham essa modalidade.

Dos 5 times localizados no ABC, apenas os Avengers e os Vikings disputam uma divisão nacional, hoje os times jogam a D2- segunda divisão LFAB (Liga de Futebol Americano do Brasil) já os restantes competem em competições de espectro estadual. Para o jogador Cauê Martins, Quarterback do Avengers existe um grande aumento no interesse do esporte no Brasil mesmo sendo relativamente novo. “Futebol americano equipado é muito recente no país e existe desde 2009, não tendo nem 15 anos da categoria e vejo que a modalidade está de vento em poupa, cada vez mais gente se interessando”.

Apesar do crescimento, os times da região sofrem diversos problemas, como parte financeira em todos os casos, eles ainda não são profissionais e seus atletas tem que ter uma outra atividade financeira mas o time de Mauá tenta se profissionalizar como explicou o diretor e Running Back (posição da modalidade que tem a função correr com a bola) ,Paulo Henrique .“A equipe por estar nessa transição de amador para semiprofissional é um trabalho feito entre multi funções, a parte importante que além de atleta é poder contribuir com o conhecimento em agregar valores para o crescimento da nossa marca”. )

Os Vikings acabam de lançar um documentário que ainda esta na Ancine( (Agência Nacional de Cinema) sobre a história do time  e depois da parte burocrática irá competir em vários festivais de cinema, sendo um dos primeiros sobre o futebol americano. O que pode gerar uma confusão é seu nome, mas ele não é homenagem a franquia da NFL de Minneapolis, e sim foi uma votação democrática entre os atletas de 2012, para definir o nome  do próprio clube. “O nome foi uma votação, pois o time surgiu de duas equipes que existiam em Mauá em 2012, na época a votação ficou entre Crows e Vikings,”

 Para sobreviver os clubes do ABC depende do dinheiro de seus jogadores que pagam uma taxa para continuarem jogando, além de patrocínio. Paulo Henrique destaca que ter muitos times numa região pode ser problemático. “Eu acho que o ABC não suporta tantos clubes em questão populacional comparado com a capital, temos muitos em um espaço pequeno e isso pode gerar problemas, tanto logístico quanto de angariar fundos/recursos ou até mesmo de reter jogadores/atletas, times em evidência acaba se tornando mais cobiçado que as demais equipes.”

 

*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.

 

http://www.metodista.br/rronline/esporte-criado-no-estados-unidos-cresce-popularidade-e-ja-possui-5-times-no-abc

Veículo: Online -> Portal -> Portal Universidade Metodista de São Paulo

Seção: São Caetano