Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 05/09/2023 - 07:50 / Clipado em 05/09/2023 - 07:50

Next revisa o projeto para reduzir tempo de viagem do BRT-ABC


Carlos Carvalho

 

Depois da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que manteve nas mãos da Next Mobilidade o projeto para implantação e futura operação do BRT-ABC, a empresa segue para sua próxima fase de obras. Em entrevista ao RDtv nesta segunda-feira (04/09), o coordenador do projeto do novo modal, Flamínio Fichmann, relatou que a proposta será revisada para reduzir o tempo de viagem apresentado no início da iniciativa.

Segundo o coordenador, o corredor do novo modal receberá obras de desnível nos considerados pontos mais críticos devido às questões semafóricas. A ideia é que em alguns trechos as futuras linhas não precisem parar no semáforo. Em outros pontos serão feitos estudos para que o transporte público tenha prioridade em relação aos carros em pontos menos críticos.

“Dentro desse novo conceito vamos ter um desempenho maior. Além disso, vários cruzamentos, vários pontos que chamamos de gargalo, na engenharia de tráfego, vão ser superados através de cruzamentos em desnível, ou seja, o BRT vai passar sobre a via em determinados pontos que são considerados críticos, e com isso a gente consegue ter um desempenho e velocidade maior”, explicou.
Flamínio também explicou sobre como será feito o embarque e desembarque nos veículos que serão produzidos em São Bernardo (Foto: Reprodução)

A princípio os 14 ônibus elétricos que serão disponibilizados para a linha expressa (São Bernardo-Sacomã) realizariam o trajeto em 40 minutos. Ainda não se sabe qual será o novo tempo estimado, mas Flamínio garante que será menor do que o que foi apresentado.

Também haverá redução de tempo de viagem nas linhas semi-expressas que a princípio estavam com tempo estimado de viagem para até 43 minutos, com seis paradas, e com 34 veículos disponíveis. Outros 34 veículos farão as linhas no parador, ou seja, que vão parar em todas as 16 estações e três terminais, e que teria um tempo de viagem estimado em 52 minutos. Os novos números serão apresentados após os novos estudos.

 

Justiça

Enquanto aguardam os novos estudos, a Next Mobilidade segue com as obras em São Bernardo. As intervenções já ganham forma pela cidade. Inclusive já foi relatada a ampliação do terreno do atual Terminal Metropolitano São Bernardo para que possa receber uma reformulação, o que permitirá a passagem das linhas do BRT-ABC no futuro. Tais fatos ocorrem após a decisão do STF que negou provimento ao pedido de inconstitucionalidade do contrato do Governo do Estado com a concessionária.

“A Next acreditou, sempre acreditou, na decisão jurídica em relação e essa situação e nunca deixou de executar as obras. O primeiro trecho, uma vez aprovado, deram início as obras e foi realizado em tempo inferior, inclusive, ao cronograma. O que demora um pouco mais é a questão da licença ambiental, a licença para as execuções das obras. Isso tem que passar pela Cetesb e tem uma série de exigências”, explicou.

A princípio só existe autorização para as intervenções em território são-bernardense. Ainda são aguardadas as novas autorizações para os demais municípios. A princípio a data de entrega da obra não foi alterado, ainda segue para o final de 2024.

 

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3311917/next-revisa-o-projeto-para-reduzir-tempo-de-viagem-do-brt-abc/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: Cidades