
Publicado em 01/09/2023 - 14:30 / Clipado em 01/09/2023 - 14:30
Funcionários de escola de São Caetano do Sul recebem orientações de Krav Maga para casos de invasão e ameaça
Cerca de 30 funcionários da escola receberam treinamentos de defesa pessoal com equipe habilitada pelo israelense Grão Mestre Kobi, a maior autoridade do Krav Maga das Américas, com o objetivo de garantir aos pais e a seus filhos a segurança dentro da instituição de ensino
Por Maicom
Treinamento especializado
No dia 26 de agosto, a Escola Parque de São Caetano do Sul proporcionou a seus funcionários e a alguns pais de alunos uma atividade diferente: um treinamento em defesa pessoal (Krav Maga), voltado especificamente para casos de invasão e ameaças.
Treinamento especializado
Atentos à crescente onda de violência, os educadores contaram com o apoio especializado da Federação Sul Americana de Krav Maga – a maior organização de Krav Maga no mundo e referência mundial em qualidade e responsabilidade na difusão da técnica – e ofereceram um treinamento de três horas para cerca de 30 participantes.
“Vivemos tempos difíceis, em que educadores precisam se preocupar com sua segurança e das crianças em espaço escolar. Aqui em SCS contamos com o apoio do poder público, com parcerias entre as secretarias de educação e segurança, com ações planejadas para que as escolas e munícipes sintam-se seguros. Contudo, uma situação de emergência exige, da maioria das pessoas, repertório cerebral para tomar boas atitudes, que podem lhe proteger e também ao próximo. Por isso os treinamentos de defesa pessoal podem ser importantes aliados em um momento de crise”, comentou a diretora da Escola Parque de São Caetano do Sul, Dra. Aline Monge.
Treinamento especializado
Em todo o Brasil, a Federação Sul Americana de Krav Maga está oferecendo gratuitamente para os funcionários de escolas – diretores, professores, funcionários administrativos, porteiros, faxineiros, merendeiros, bedéis – um curso voltado especificamente a casos de invasão e ameaça à segurança.
Dirigido especialmente para o público leigo que não pratica defesa pessoal, esse curso gratuito, com três horas de duração, é ministrado por instrutores especialmente preparados para esse treinamento e apresenta ferramentas para que esses colaboradores das escolas estejam prontos para lidar com situações de perigo, emergência e ameaça, preservando a sua integridade física assim como a segurança das crianças.
“A criança é o bem mais precioso da família. A segurança das crianças que estão em creches e escolas é, naquele momento, de responsabilidade dessas instituições e as pessoas envolvidas precisam estar preparadas para exercerem suas funções, sabendo que aquele ambiente é seguro e que ela faz parte disso”, afirma presidente da Federação Sul Americana de Krav Maga, o israelense de Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan), a maior autoridade da América Latina em Krav Maga.
Grão Mestre Kobi, que é ex-combatente nas Forças de Defesa de Israel, com MBA em Segurança Nacional e Terrorismo pela Israeli College fo Security and Investigation em Hod Hasharon em Israel e Newport University, nos Estados Unidos, preparou seus instrutores especificamente para esse trabalho. “Trata-se de um curso completamente diferente daquele que ensinamos nas academias para quem procura aprender defesa pessoal. É um esforço direcionado para uma finalidade bastante especifica, que pode contribuir ativamente no combate a esse tipo de violência que o Brasil tem vivido nos dias atuais”, completa.
Para saber mais sobre como as escolas podem participar, entre em contato pelo e-mail: kravmaga@kravmaga.com.br
Sobre o Krav Maga – Criada na década de 40, por Imi Lichtenfeld, a técnica de defesa pessoal israelense possibilita a qualquer pessoa, independentemente de seu sexo, idade ou força física, se defender de agressões vindas de uma ou mais pessoas, armadas ou não.
Com respostas simples, rápidas e objetivas, o Krav Maga trabalha, tanto a parte física, quanto a parte mental/emocional do praticante, para que ele tenha total controle de suas emoções e reações em caso de violência ou ameaça. O Krav Maga prevê possibilidades de defesa para toda e qualquer situação – ameaça com ou sem armas, assédio, agarramento, soco, chute e outros – seja em ambiente aberto ou fechado.
Grão Mestre Kobi Lichtenstein, que foi aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld e foi seu primeiro faixa-preta a ter permissão para sair de Israel e difundir a técnica pelo mundo, explica que é o treinamento orientado por profissionais qualificados que transmite aos praticantes as possibilidades de defesa, atuando na parte física e na parte mental de quem treina. “Não se trata de um esporte de competição, mas sim da técnica reconhecida como arte de defesa pessoal para a qual o único objetivo é garantir a volta em segurança para casa”, conta Grão Mestre Kobi.
Em São Caetano, a atividade foi iniciada em janeiro de 2023, com o instrutor Marthus Daniel ( @kravmagasaocaetano ), habilitado pela Federação Sul Americana de Krav Maga. Para conhecer a técnica e agendar uma aula experimental gratuita, busque o instrutor habilitado mais próximo: www.kravmaga.com.br
Veículo: Online -> Site -> Site ABC Repórter - Grande ABC/SP
Seção: Atualidades