Clipclap

Aguarde ...

 Site ABC Repórter - Grande ABC/SP

Publicado em 29/08/2023 - 19:00 / Clipado em 29/08/2023 - 19:00

Academia de Xadrez revive as glórias desse esporte em São Caetano do Sul


Maicom

Reportagem de Humberto Domingos Pastore

 

O Programa Esportivo Comunitário (PEC) da Prefeitura de São Caetano do Sul está com inscrições abertas para quem quer aprender e jogar Xadrez. Quem passa a informação é a Academia de Xadrez de São Caetano do Sul que há quatro meses tem como sede uma sala ao lado SELJ, dentro do Clube AD São Caetano, na Rua Fernando Simonsen, 190, no Bairro Cerâmica. Para mais informaçõ es utilizar o e-mail: contatoaxscs@gmail.c om ou ir pessoalmente.
    A cidade de São Caetano do Sul já foi celeiro de excelentes enxadristas. No período de 1953 até 2017 o Clube de Xadrez existiu com grande sucesso, mas com o seu fim, tiveram que sair do Alvi Celeste e por um mês foi utilizada uma sala no Shopping Atriun em Santo André, mas sendo Rubens Alberto, Evandro Silvestre, Rodrigo Teixeira Lima e Valdomiro Dias, muito ligados com a cidade se esforçaram até conseguirem uma sala no Serc Santa Maria, apesar de não ser o ideal por ficar perto da lanchonete do clube.
    Para conhecer a história atual do xadrez na cidade conversamos com o dirigente Rubens Alberto Dias dos Santos, (foto). Ele nos mostrou o troféu que a cidade ganhou nos Jogos Regionais, onde foi campeão no masculino e vice no feminino. São Caetano do Sul também foi campeã nos Jogos da Terceira Idade, recentemente disputado na cidade. E por falar em jogos, foi disputado em agosto, o 1º Torneio Carlos Eduardo Camacho, nome dado em homenagem a um veterano falec ido durante a pandemia. A competição teve sessenta participantes, seguindo o modelo suíço, com todos jogando seis partidas. O objetivo era criar uma associação. E isso foi conquistado em março de 2019, quando nasce a Academia de Xadrez de São Caetano do Sul, uma entidade voltada além do xadrez, também para as damas e esportes da mente como o chin&ec irc;s Go, o Gamão, a Mancala e o jogo israelense Rummikum, que é matemática pura.
    A Academia teve como sede inicialmente o São José Bochófilo, na Rua Rio Grande do Sul, 1083, onde ficaram até quatro meses atrás, se transferindo para a sede atual, dentro da Secretária de Esportes. Os dois primeiros mandatos tiveram como presidente o Evandro Silvestre. O atual presidente é Rodrigo Teixeira Lima. Dos menos de dez jogadores naquela época, hoje são mais de 50 associados e 322 participantes, já que não é ne cessário ser sócio, para frequentar ou jogar. Já os associados pagam cem reais por ano e ganham descontos significativos nas inscrições das competições e compra de objetos, com o a camiseta oficial.
    A Academia fica aberta aos sábados pela manhã das 9h30 às 12h dedicado ao atendimento do jogo de Damas. E no período da tarde, das 13h às 18h30 as atividades são de xadrez com média de 40 enxadristas todos os sábados. Podem participar menores acima de sete anos, sem idade máxima. Hoje o mais idoso tem 80 anos.
    Aulas do PEC de xadrez, com duração de uma hora e meia, acontecem de terça-feira das 14h às 17h, e na quinta-feira das 9h ao meio dia, voltado para iniciantes nesse esporte. Fica o convite. Além de exercitar a mente, você vai frequentar um ambiente bastante acolhedor. Aliás a acolhida é o forte da Academia.

 

https://abcreporter.com.br/2023/08/29/academia-de-xadrez-revive-as-glorias-desse-esporte-em-sao-caetano-do-sul/

Veículo: Online -> Site -> Site ABC Repórter - Grande ABC/SP

Seção: São Caetano