
Publicado em 27/08/2023 - 07:05 / Clipado em 27/08/2023 - 07:05
Gestão Auricchio garante São Caetano com a melhor Educação do Estado
Ranking de Competitividade dos Municípios, produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), coloca a cidade como a 2ª melhor educação do Brasil
Maicom
São Caetano do Sul, mais uma vez, é destaque nacional quando o assunto é Educação. As ações encabeçadas pelo prefeito José Auricchio Júnior nos últimos anos renderam à cidade a segunda colocação nacional no Ranking de Competitividade dos Municípios, produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), no âmbito “Qualidade de Educação”.
Com o resultado, São Caetano desponta como a melhor do Estado de São Paulo e da Região Sudeste – Sobral (CE) ocupa a primeira posição.
Somente em 2023, Auricchio lançou programas que evidenciam as razões pelas quais a cidade é referência no setor, como, por exemplo, o Educatech (aquisição de equipamentos, softwares e formação para os profissionais da área) e o ProNutri (a maior iniciativa de Educação Alimentar da história do município). Entre 2022 e 2023, mais de R$ 1 bilhão foram investidos na área.
Legenda da foto: À frente da Prefeitura de São Caetano, Auricchio eleva a Educação da cidade à segunda melhor do Brasil
“A Educação é um desafio constante para qualquer gestor público. Com a pandemia, foi preciso criar mecanismos para minimizar os impactos das aulas remotas, mas obtivemos êxito na estratégia adotada”, avalia Auricchio. “Essa classificação, dentre outros indicadores, mostra que os investimentos em tecnologia, estrutura física, valorização profissional e qualidade de vida dos estudantes têm sido assertivos”, completa.
Com ações pioneiras, Auricchio faz a Educação de São Caetano ser a segunda melhor do Brasil
Indicadores avaliados pelo Centro de Liderança Pública (CLP) mostram que a cidade oferece a melhor Educação, em termos de qualidade, do Estado
Educação, em São Caetano do Sul, é sinônimo de qualidade. E essa afirmação foi comprovada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que anunciou, nesta semana (23), o Ranking de Competitividade dos Municípios. O levantamento aponta a cidade como a segunda melhor educação do Brasil, no quesito qualidade, atrás apenas de Sobral (CE).
“Tivemos um grande desafio com a pandemia, tanto no período de aulas remotas como na retomada das atividades presenciais, e elaboramos um plano para minimizar impactos e eventuais defasagens dos alunos”, comenta o prefeito José Auricchio Júnior. “Estabelecemos um cronograma de revisões e reforço escolar, criamos ações de acolhimento e orientação para a saúde mental dos estudantes e profissionais, seguimos ofertando formação continuada aos docentes e, mais recentemente, lançamos grandes programas, como o Educatech e o ProNutri, que exemplificam porque conseguimos alcançar esses resultados”, completa.
Entre os anos de 2022 e 2023, mais de R$ 1 bilhão foram investidos na área pelo prefeito Auricchio em todos os programas educacionais, desde obras, aquisição de tecnologias, valorização dos servidores, entre outros.
De acordo com o estudo, promovido pelo CLP, em parceria com a Gove Digital e a Seall, São Caetano obteve nota máxima (100) em duas frentes: taxa líquida de matrícula no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, alcançando a primeira posição no comparativo com as demais cidades.
Estrutura – São Caetano do Sul conta com mais de 22 mil estudantes na rede municipal. Nos últimos anos, Auricchio encabeçou uma série de reformas nas unidades de ensino para levar conforto e novas áreas de aprendizado aos alunos.
Mais escolas também fazem parte das ações. No Bairro Santa Maria, por exemplo, o prefeito inaugurou a EMEI Dulce Junquetti, em 2020, e o Complexo Educacional, Esportivo e Cultural, em 2022, que abrange duas novas unidades: a EMEI Rosana Aparecida Munhos e a EMEF Maria Teresinha Dario Fiorotti. No Bairro Fundação, a EMEI Luiz José Giorgetti; no Santo Antônio, a EMEI Cleide Rosa Auricchio; no Cerâmica, a EMEI Cláudio Prieto, completam a lista das mais recentes escolas de São Caetano, aumentando, assim, a oferta de vagas à população.
“Em paralelo a isso, criamos o Centro de Estudos de Línguas do Ensino Fundamental (Celef), a Escola de Novas Tecnologias, o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e o Centro de Pesquisa, Formação e Inclusão Social, que complementam a formação não somente dos alunos, como, também, das equipes pedagógicas”, destaca o prefeito Auricchio.
No Bairro Mauá, estão em andamento as obras do novo Complexo Educacional, Esportivo e Cultural, que agregará, em três blocos, áreas diversas para estudo, criação artística e esporte a mais 600 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Valorização – A secretária municipal de Educação, Minéa Fratelli, ressalta que a valorização profissional também é indispensável para alcançar bons resultados. “Trabalhamos a questão da carreira e do piso salarial, valorizando os professores e gestores, o que é essencial para que a gente promova mudanças na escola”, destaca.
Tecnologia – Em junho de 2023, o Educatech imprimiu nova marca na gestão Auricchio e levou às salas de aulas equipamentos de última geração para estudantes e professores. “Adquirimos chromebooks, lousas digitais e softwares que proporcionam um aprendizado de forma mais dinâmica e interativa, o que acaba gerando mais atenção dos alunos e mais envolvimento com as novas tecnologias. Ou seja, estamos preparando jovens e crianças dentro de uma realidade que ultrapassa o modelo tradicional”, comenta o chefe do Executivo Municipal.
Alimentação – Neste mês, o maior programa de Educação Alimentar da história de São Caetano também foi lançado: o ProNutri. A ação consiste em mudanças de hábitos alimentares, cardápio saudável, implantação de hortas nas escolas, capacitação de merendeiras e lactaristas e oficinas de culinária para a comunidade escolar. A intenção é ampliar para toda a rede municipal projetos já realizados pontualmente e que foram citados como referência pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
“Contamos com alunos da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), dos cursos de Nutrição e Arquitetura, para implantar as práticas nas escolas. Isso mostra que a cidade tem uma jornada educacional integral e de sucesso, da Educação Infantil ao Ensino Superior”, finaliza Auricchio.
Cidade competitiva – Sob comando de Auricchio, o município sempre figura no topo de importantes rankings de avaliação de gestão. No início de agosto, São Caetano foi anunciada a cidade mais sustentável do Brasil, segundo o IDSC (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades), promovido pelo Instituto Cidades Sustentáveis.
Assim como o Ranking de Competitividade, que também classificou São Caetano como a mais competitiva do ABC (e a quinta colocada do Brasil), o estudo considera o cumprimento dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU pelos 5.570 municípios brasileiros.
“Nosso compromisso sempre será o de promover ações que visam a melhoria da prestação de serviços, desenvolvimento social, sustentabilidade e qualidade de vida à população”, conclui Auricchio.
Veículo: Online -> Site -> Site ABC Repórter - Grande ABC/SP
Seção: São Caetano