Clipclap

Aguarde ...

 Site Diário Regional - Grande ABC/SP

Publicado em 24/08/2023 - 13:57 / Clipado em 24/08/2023 - 13:57

São Caetano continua a cidade mais competitiva do ABC


No Ranking de Competitividade dos Municípios São Bernardo aparece na 14ª colocação e Santo André, na 73ª; a primeira é Florianópolis

 

São Caetano atingiu a nota 91,56 em sustentabilidade. Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

 

Levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Gove Digital e a Seall, divulgado nesta semana, mostra três municípios do ABC no ranking das cidades com 80 mil habitantes (que representam 7,36% do universo de cidades e correspondem, juntos, a cerca de 60% da população brasileira) mais competitivas.

São Caetano continua sendo o município mais competitivo do ABC. Na classificação nacional, ocupa a 5ª colocação, totalizando 63,16 pontos. Em seguinda aparece São Bernardo, na 14ª posição e Santo André, na 73ª. Floria­nópolis, capital catarinense, ocupa o primeiro lugar na quarta edição do Ranking

Nesta edição, o levantamento analisou o total de 410 municípios e os dados utilizados foram da prévia do Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já que os definitivos ainda não haviam sido divulgados até o fechamento da pesquisa.

O ranking avalia 65 indicadores, agrupados em treze pilares temáticos: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano, telecomunicações.

Em relação ao ranking de 2022, os cinco primeiros colocados se mantiveram no topo, mas trocaram de posições. Pela primeira vez na história do levantamento, a cidade de Barueri (SP) não ocupa a liderança, caindo para o terceiro lugar.

Florianópolis assumiu o primeiro lugar, subindo uma posição, devido, principalmente, a avanços consideráveis nos pilares de saneamento, segurança e meio ambiente. São Paulo (SP) passou para o segundo lugar, subindo três posições. Porto Alegre (RS) se manteve no quarto lugar e São Caetano recuou duas posições, ficando em quinto.

Inserção econômica, qua­lidade e acesso à educação, segurança, saneamento, qua­lidade da saúde e capital humano são apontados pelo levantamento como potenciais de São Caetano.

    “As políticas públicas implementadas em São Caetano do Sul nos últimos anos mostram assertividade quando se refletem na melhora da qualidade de vida da população e, também, em estatísticas de avaliação como essa”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior.

“Temos obtido importantes reconhecimentos uma vez que pautamos nossa gestão em projetos que asseguram desenvolvimento social, sustentabilidade e qualidade de vida aos nossos morado­res”, complementou.

 

NOTA MÁXIMA

No pilar Capital Humano, São Caetano obteve nota máxima (100) em duas frentes: taxa líquida de matrícula no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, alcançando a primeira posição no comparativo com as demais cidades. Também está no primeiro lugar em avaliações de saúde como desnutrição na infância e mortalidade materna. Em relação ao meio ambiente, lidera na cobertura da coleta de esgoto, cobertura da coleta de resíduos domésticos, cobertura do abaste­cimento de água, destinação do lixo e velocidade do desmatamento ilegal.

Outros pontos de destaque são os resultados em formalidade no mercado de trabalho (3º lugar geral) e população vulnerável (2ª posição).

Na avaliação da camada ESG, que representa sustenta­bilidade ambiental, social e de governança, São Caetano do Sul atingiu a nota 91,56, também ocupando o topo do ran­king.

 

https://www.diarioregional.com.br/sao-caetano-continua-a-cidade-mais-competitiva-do-abc/

Veículo: Online -> Site -> Site Diário Regional - Grande ABC/SP

Seção: São Caetano