Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 25/08/2023 - 09:00 / Clipado em 25/08/2023 - 09:00

Análise de Mídia - 25/08/2023


Comentário geral: Matérias publicadas nos sites do Estadão, TV CNN e do Repórter Diário registram que os municípios de São Caetano, Santo André e Mauá caíram na quarta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado nesta quinta-feira (24/08) pelo CLP (Centro de Liderança Pública). São Caetano caiu do 2º lugar que ocupava em 2021 para a 5ª posição; Santo André caiu nove posições e agora está na 73ª colocação e Mauá caiu uma posição e está em 203º lugar. Por outro lado, subiram de posição São Bernardo que hoje está em 14º na classificação, quatro posições acima do levantamento anterior, e Diadema que galgou 37 degraus na lista, e figura na 155ª colocação. Florianópolis (SC) está em 1º lugar, seguida por São Paulo, Barueri, Porto Alegre e São Caetano.

Já o Diário do Grande ABC destaca, em manchete de capa, que o estado de São Paulo ocupa o topo em qualidade de Educação no Ranking de Competitividade dos Municípios e que, no Grande ABC, o destaque fica com São Caetano, que nesse quesito foi o segundo município mais bem avaliado, com nota 80,8. Já na classificação do acesso ao ensino, a cidade fica em 3º lugar, com nota 64,08.

O site ABC em Off traz matéria com vídeos sobre a inauguração, ontem,  do novo Centro de Pesquisa Clínica da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Em funcionamento desde 2020, o Centro de Pesquisa Clínica da USCS inseriu São Caetano do Sul no cenário nacional da pesquisa científica, especialmente na testagem das vacinas Coronavac (Sinovac / Instituto Butantan) e Janssen (Johnson & Johnson) durante a pandemia da Covid-19. Atualmente, o Centro participa da testagem da vacina Butanvac (Instituto Butantan), 100% brasileira.

A cerimônia contou com as presenças do prefeito, José Auricchio Jr., do reitor da USCS, Leandro Prearo, da secretária municipal de saúde, Regina Maura Zetone e do Coordenador do Centro de Pesquisa, Fábio Leal.

O site ABCD Jornal registra que o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Jr., e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, prestigiaram nesta quarta-feira (23/08) a aula inaugural do curso de Capacitação sobre Atendimento Humanizado e Acolhedor. O primeiro encontro reuniu 127 profissionais de recepção das Unidades Básicas de Saúde do município e foi realizado no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns.

“Nós já tivemos uma rodada de conversas produtivas e iniciamos um processo de reorganização da Atenção Básica, com gerenciamento técnico dentro de todas as UBSs. E, dentro desse novo critério, já temos claramente uma melhora na qualidade do acolhimento e recepção das unidades”, disse o prefeito. “Isso é um processo contínuo e permanente. Não estamos no patamar que imaginamos, mas estamos caminhando para isso. Com essa consultoria específica de capacitação profissional na área da Saúde, esperamos conquistar um sistema cada vez mais acolhedor e que leve resolutividade aos nossos pacientes”, afirmou Auricchio.

Nota da coluna Cena Política, do DGABC, registra que gerou bate-boca na Câmara Municipal de São Caetano a informação, publicada ontem neste espaço do jornal, de que o ex-vereador Fabio Palacio (União Brasil) estaria bem colocado nas pesquisas para as eleições de 2024 para a prefeitura, atrapalhando os planos do prefeito José Auricchio Jr. para sua sucessão. Segundo a coluna, o vereador Edison Parra (Podemos), aliado de Palacio, tentou repercutir a informação e foi interrompido pelo líder do governo na Casa, Gilberto Costa (Avante) e o clima “esquentou”. 


Outros destaques:
Festa Italiana de São Caetano chega ao último fim de semana com show de Zizi Possi – Site Repórter Diário.
Região registra 20 mortes de policiais militares em 10 anos – DGABC.

 

Tom geral do noticiário: positivo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.

 

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah