
Publicado em 24/08/2023 - 10:24 / Clipado em 24/08/2023 - 10:24
Centro de Pesquisa Clínica da USCS ganha ‘casa própria’ e visa ampliar estudos
Carlos Carvalho
A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) inaugurou nesta quinta-feira (24/08) a nova sede do Centro de Pesquisa Clínica, na rua Santo Antônio, na região central. O novo espaço será utilizado para ampliar o número de pesquisas já realizadas e será trabalhado como um dos principais polos científicos e que futuramente estará conectado com o projeto do polo tecnológico.
O novo Centro seguirá o trabalho realizado nos últimos três anos em sua antiga sede, dentro do Hospital São Caetano. Atualmente são realizados seis estudos que compreendem vacinas para Covid-19 e Influenza, tratamento para Covid tanto para casos leves quanto graves, tratamento do HIV e um estudo em parceria com a Universidade Cornell (Estados Unidos) para o tratamento do linfoma para que é HIV positivo.
A ideia é seguir em trabalhos realizados em outras áreas além da infectologia. “Estamos trabalhando, inclusive, com professores da USCS para que a gente possa fazer isso. Uma das nossas grandes parceiras é a professora Flávia (Ismael), psiquiatra, que inclusive tem publicações em parceria conosco e que vou me reunir com ela na semana que vem para que possamos discutir estudos em outras áreas”, iniciou o diretor do Centro, Fábio Leal.
Nova sede do Centro de Pesquisa Clínica terá o apoio do campus Centro, da USCS (Foto: Carlos Carvalho)
“Tenho falado com o Arthur (Felipe Rente) para fazer estudos em Cardiologia. Temos uma outra parceria na área de Dermatologia. Então os próximos passos são de fazer estudos em várias áreas”, completou.
“Queremos que esse Centro seja uma mola propulsora para que outros professores que estão em outros Centros ou que são da USCS comecem a fazer pesquisas também em São Caetano. A ideia é que isso motive eles”, seguiu o reitor Leandro Prearo.
Cerca de 40 pessoas estão atuando dentro do Centro de Pesquisas, entre professores, alunos e pesquisadores. Segundo o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), existe a possibilidade de aumentar o poder de pesquisas com o futuro polo tecnológico que será criado na cidade e que pode facilitar uma série de estudos na área clínica.
A intenção da USCS é usar a experiência bem-sucedida durante a pandemia do Covid-19, quando o Centro foi uma das principais referências em testes de vacina no Brasil, além da parceria com a Secretaria de Saúde com o programa Disque Coronavírus, que auxiliava pessoas que tinham a suspeita da doença.
Nos primeiros três anos de projeto, 2 mil voluntários participaram das pesquisas realizadas pela USCS (Foto: Carlos Carvalho)
“Eu acho que São Caetano é de fato uma cidade diferenciada. Acho que ter a possibilidade de ter sua própria Universidade talvez seja o grande diferencial no que tange no que estamos vendo hoje, do ponto de vista de estudos, de pesquisas, de extensão universitária, de prestar serviço para a comunidade e a pesquisa clínica vem coroar o projeto”, comentou o chefe do Executivo.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: São Caetano