
Publicado em 23/08/2023 - 13:29 / Clipado em 23/08/2023 - 13:29
Ranking aponta Educação de São Caetano como a melhor da região Sudeste
POR REDAÇÃO
Foto: Divulgação / PMSCS
O Ranking de Competitividade dos Municípios, produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e anunciado nesta quarta-feira (23/08), aponta que a Educação de São Caetano é a melhor da região Sudeste.
A análise, resultado de um amplo levantamento de indicadores baseados em dois pilares (acesso e qualidade do ensino), coloca ainda a educação de São Caetano como a segunda melhor do Brasil – ficando atrás apenas de Sobral (CE). Em âmbito nacional, São Caetano é a segunda colocada dentre os 410 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes que foram avaliados pelo ranking.
“Organizamos um programa estratégico em Educação que envolvia a infraestrutura, mas, também, ações voltadas à garantia das aprendizagens e a uma gestão mais moderna e inovadora (que inclui a questão da tecnologia), a um olhar para a educação integral (que estamos ampliando, ano a ano) e ao fortalecimento da rede, com ações intersecretariais e gestão de pessoas”, disse a secretária de Educação, Minéa Fratelli.
A secretária acrescenta que os profissionais tiveram uma atenção especial. “Trabalhamos a questão da carreira e do piso salarial, valorizando os professores e gestores, o que é essencial para que a gente promova mudanças na escola”.
QUALIDADE DO ENSINO
Sobre o quesito Qualidade da Educação, São Caetano aprimorou e apresenta um excelente desempenho nos indicadores do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A infraestrutura das escolas e a formação dos professores são alguns dos fatores que dão a base desse resultado.
“A cidade vem se empenhando no lançamento de programas que trazem enormes diferenciais à qualidade do ensino”, pontuou o prefeito José Auricchio Júnior. “Em junho deste ano, por exemplo, lançamos o maior programa de educação digital da história do município, o EducaTech, que envolve a aquisição de equipamentos e softwares para todas as escolas da rede municipal de ensino, além de um processo de formação continuada de educadores no uso das tecnologias disponíveis”, completou Auricchio.
Em agosto, mais um lançamento marcou a história da Educação de São Caetano, o ProNutri, que consiste em uma série de ações e programas de incentivo à alimentação saudável envolvendo todas as escolas, comunidade escolar (diretores, professores, funcionários, alunos e pais ou responsáveis) e cursos da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).
Além de um cardápio saudável, capacitação de merendeiras e lactaristas e a oferta de oficinas de culinária para a comunidade escolar, o programa inclui a implementação de hortas em todas as 66 escolas do município. O objetivo é levar à toda a rede municipal de ensino os projetos de escolas de São Caetano que foram selecionados como referência pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
ACESSO À EDUCAÇÃO
De acordo com o Centro de Liderança Pública (CLP), o acesso à educação configura-se como condição básica para mensurar a competitividade de um município, uma vez que, além do impacto direto na qualidade de vida da população, representa parcela importante da formação dos valores da sociedade, além de ser um primeiro passo na formação dos futuros profissionais para o mercado de trabalho.
São Caetano também se destaca neste quesito. O acesso do munícipe a uma educação gratuita de qualidade tem sido garantido por um amplo programa de revitalizações de escolas, além da construção de novas unidades seguindo o modelo de educação integral que tem direcionado a administração pública.
https://www.vivaabc.com.br/ranking-aponta-educacao-de-sao-caetano-como-a-melhor-da-regiao-sudeste/
Veículo: Online -> Site -> Site Viva ABC
Seção: São Caetano do Sul