Portal Universidade Metodista de São Paulo

Publicado em 14/08/2023 - 13:46 / Clipado em 14/08/2023 - 13:46

São Caetano é a cidade com maior desenvolvimento sustentável do país, segundo Relatório IDSC


Segunda melhor colocada da região é Santo André; ranking é baseado em objetivos da ONU

 

Nenhuma cidade do país atingiu a melhor faixa da classificação. Foto: Ryan Leme/RROnline

 

RYAN LEME
Da Redação*

 

São Caetano foi considerada a cidade com maior desenvolvimento sustentável do país, de acordo com o relatório IDSC (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades). O ranking apresenta uma avaliação dos municípios de acordo com objetivos e metas da ONU (Organização Mundial da Saúde) e classifica as cidades por nota em uma categoria, que pode variar de zero (desenvolvimento muito baixo) a 100 (desenvolvimento muito alto).

Reinaldo Canto, jornalista especializado em sustentabilidade e meio ambiente, explica que o Relatório IDSC é baseado nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. “Os objetivos englobam sustentabilidade, inovação, igualdade de gênero e eliminação da pobreza até 2030”, detalha. Ele também comenta que uma boa colocação no ranking de sustentabilidade ajuda as cidades a avançar nos outros quesitos.

“São Caetano é a cidade com a maior qualidade de vida no Brasil, portanto, é possível ver que a melhoria nos índices de sustentabilidade também reflete na melhoria da qualidade de vida da população”, diz Canto. O especialista também comenta que a primeira colocação de São Caetano é apenas o reconhecimento de um trabalho feito pela cidade durante anos.

Nenhuma cidade esteve na melhor faixa de desenvolvimento. A líder, São Caetano, ficou com 63,42 pontos, o que deixa o território com um desenvolvimento alto. A segunda melhor colocada do ABC foi Santo André, na 355º posição, já o município com a pior classificação da região é Diadema, na posição de número 1.521.

Canto diz que para que uma cidade seja realmente sustentável, precisa da participação de todos. “É preciso ter maior inteligência nos consumos, incentivar mais a economia circular, fazendo com que materiais descartados voltem a fazer parte da economia da cidade.” Para o especialista, a redução dos consumos de água e energia também trazem benefícios para todos, desde a população, até a iniciativa privada.

O estudante Caio Braglia, 19, é morador de São Caetano e relata que se surpreendeu com o desenvolvimento sustentável da cidade. “Desde que me mudei para cá, observei que a cidade é bem arborizada e a manutenção de parques e canteiros é feita com água de reuso.” Segundo Braglia, ele realiza ações para contribuir para o desenvolvimento da cidade. “Sempre separo lixo orgânico do reciclável para facilitar o processo de reciclagem, aqui em casa também sempre regamos as plantas com água de reuso e tentamos economizar o uso de luz elétrica.

AÇÕES DA CIDADE - Os projetos de desenvolvimento sustentável de São Caetano impactam cerca de 150.000 munícipes e a cidade tem um orçamento anual de cerca de 150 milhões de reais por ano no setor.

Segundo a Prefeitura de São Caetano, várias ações de sustentabilidade são realizadas durante o ano, um exemplo é a construção de painéis fotovoltaicos, utilizando energia limpa e sustentável no Parque Chico Mendes, o projeto poderá ser expandido para outros parques da cidade. Outro exemplo é a Estação Cultura, que consiste na realização de oficinas culturais que preservam a memória cultural, local e nacional em um ambiente aberto ao público, o que promove um momento de interação e aprendizado à população.

Braglia comenta que nota os esforços da prefeitura para fazer com que a cidade seja um local mais limpo e sustentável.  “São Caetano do Sul é um dos poucos municípios do país com 100% das residências abastecidas com água potável e esgoto tratado. Sempre vejo campanhas publicitárias e novas iniciativas da prefeitura nessa área.

Além de São Caetano, todas as outras cinco cidades melhores colocadas no ranking (Jurumirim, São Bento do Sapucaí, Bragança Paulista e Taguaí) fazem parte do estado de São Paulo. Já o município com a pior classificação de desenvolvimento sustentável é Buriticupu, do Maranhão

 *Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.

 

http://www.metodista.br/rronline/sao-caetano-e-a-cidade-com-maior-desenvolvimento-sustentavel-do-pais-segundo-relatorio-idsc

Veículo: Online -> Portal -> Portal Universidade Metodista de São Paulo

Seção: Notícias