
Publicado em 11/08/2023 - 09:00 / Clipado em 11/08/2023 - 09:00
Análise de Mídia - 11/08/2023
Comentário geral: O portal da Folha de S. Paulo registra que o plenário da Assembleia Legislativa de SP está prestes a votar um projeto de lei que restringe a entrada de clientes com arma de fogo, inclusive agentes de segurança de folga, em estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas.
A proposta de autoria do deputado Thiago Auricchio (PL) já foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). O texto defende que bares, restaurantes, casas noturnas, espaços de eventos e ambientes similares tenham autonomia para impedir o acesso e barrar a entrada dos consumidores armados.
Auricchio argumenta que a legislação em vigor não dá respaldo para o estabelecimento impedir a entrada de pessoas com arma de fogo. “O projeto é resultado das demandas da população e do setor. Tivemos recentemente, como exemplo, a morte de um lutador de jiu-jitsu por uma arma em uma casa de festas”, disse o deputado estadual, em alusão ao campeão mundial Leandro Lo Pereira, 33, morto pelo policial Henrique Otávio Oliveira Velozo, 30, durante show em São Paulo, no ano passado.
Matéria do Diário do Grande ABC informa que a Câmara Municipal de Diadema recebe amanhã, das 9h às 15h, uma comitiva do governo federal que terá o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e representantes de outros dez ministérios, para encontro com prefeitos, vereadores, secretários municipais e integrantes da sociedade civil. O jornal informa que das sete cidades do Grande ABC, apenas São Bernardo e São Caetano não tinham confirmado presença dos prefeitos no evento.
Matéria do site Repórter Diário registra que em entrevista ao RDtv, o presidente da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul), Sérgio Tannuri, apontou um cenário de possível crescimento de vendas, em comparação ao ano passado, entre 5% e 10%. “Em comparação com os outros anos, de 2021 para 2022, já teve um aumento, principalmente em relação ao ticket médio, que cresceu bastante. Agora, para este ano de 2023, também estamos esperando um crescimento. Eu acredito que o volume de vendas vai crescer entre 5% e 10%, segundo a expectativa. Se surpreender, o que torcemos, acima de 10%”, explicou.
Entre os motivos descritos por Tannuri para este cenário é o fato de São Caetano ser uma cidade formada por uma população essencialmente de classe média e classe média alta, o que acaba criando um cenário de consumo acima do que geralmente ocorre nas demais cidades da região.
Outros destaques:
Escola municipal de São Caetano recebe liderança de aldeia guarani da região – Jornal ABC Repórter.
São Caetano recebe equipes do Ministério da Saúde para avaliação de transmissão vertical de HIV – Jornal ABC Repórter.
OAB rebece a Grande Medalha di Thiene – Jornal ABC Repórter.
São Caetano promove 2º Encontro Técnico com gestores de contratos – Site ABC em Off.
Sindicato alerta para falta de diesel no ABC e reflexo na oferta de alimentos – Site Repórter Diário.
Programação cultural eclética agita fim de semana no ABC – Site Repórter Diário.
Tom geral do noticiário: positivo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah