
Publicado em 09/08/2023 - 13:48 / Clipado em 09/08/2023 - 13:48
São Caetano segue no topo de ranking como a cidade mais desenvolvida e sustentável do Brasil
POR REDAÇÃO
Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS
O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, divulgado no último domingo (06/08), mostra que São Caetano segue no topo do ranking das cidades mais sustentáveis do País.
O estudo considera o cumprimento dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU pelos 5.570 municípios brasileiros e São Caetano já havia despontado no topo do levantamento realizado em 2022.
Com pontuação de 63,42, a cidade sulcaetanense lidera uma lista de apenas 45 municípios brasileiros (menos de 1% do total) classificados como de alto desenvolvimento. Em todo o país, 3.970 cidades (71% do total) foram avaliadas com nível baixo ou muito baixo de desenvolvimento, não atingindo 50 pontos em uma escala de 0 a 100. A média nacional é de 46,85 (baixo desenvolvimento).
“Despontamos no ranking, entre outros fatores, por seguirmos um plano de governo construído 100% articulado ao cumprimento dos ODSs e à Agenda 2030 da ONU. Reunimos os melhores técnicos em gestão da nossa cidade para elaborá-lo. O resultado é uma cidade melhor, com o constante aprimoramento dos serviços públicos e que prioriza a qualidade de vida de seus moradores”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior.
Foto: Letícia Teixeira / PMSCS
Os ODSs e a Agenda 2030 da ONU concentram uma série de ações a serem atingidas para proteger o planeta e torná-lo mais inclusivo, justo e seguro. O plano de governo de Auricchio versa que: “A Agenda 2030 da ONU é abrangente e transformadora do ponto de vista global, mas sua efetividade depende substancialmente dos engajamentos das sociedades nacionais e de suas diferentes esferas de governo. É nas cidades, onde a vida das pessoas realmente acontece, que vimos travando a batalha pela qualidade de vida e pelo desenvolvimento sustentável preconizados pela Agenda.”
São Caetano está classificada com desenvolvimento muito alto em três ODSs: Água Potável e Saneamento; Energias Renováveis e Acessíveis; e Proteger a Vida Marinha. Todos os domicílios com energia elétrica e abastecimento de água, 100% de esgoto coletado e tratado e a coleta de lixo são algumas das ações responsáveis pelo cumprimento destes três objetivos.
O município se destaca também no cumprimento de outros sete ODSs, obtendo a classificação de desenvolvimento alto: Saúde de Qualidade, Educação de Qualidade, Trabalho Digno e Crescimento Econômico, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Produção e Consumo Sustentáveis, Ação Climática e Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Baixos índices de mortalidade infantil e de dengue, orçamento municipal para a Saúde muito acima do mínimo exigido pela Constituição e elevada esperança de vida ao nascer são alguns dos indicadores que puxam a avaliação de São Caetano na Saúde.
Na Educação, destaque para o acesso à internet nas escolas, notas no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e na Prova Brasil, baixo índice de analfabetismo e por ter vagas nas escolas para todas as crianças e jovens em idade escolar.
Além de ser a cidade mais sustentável do País, São Caetano ostenta desde os anos 1990 o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil.
Veículo: Online -> Site -> Site Viva ABC
Seção: São Caetano do Sul