Clipclap

Aguarde ...

Portal UOL Notícias

Publicado em 15/12/2011 - 14:47 / Clipado em 15/12/2011 - 14:47

Enchente leva moradores a querer deixar São Caetano (SP), cidade com melhor IDH do país


Larissa Leiros Baroni

Do UOL Notícias, em São Caetano do Sul (SP)

 


Depois da forte chuva que atingiu a capital paulista e a região do ABC entre a noite de ontem e a madrugada desta quinta-feira (15), moradores afetados pelas enchentes querem sair de São Caetano do Sul, a cidade com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil.

 

Cerca de 410 famílias foram afetadas pela tempestade que atingiu São Caetano do Sul, segundo balanço da Defesa Civil municipal, que inicialmente divulgou que os estragos tinham atingindo cerca de 2.000 famílias. O número de casas alagadas também foi reconsiderado. E, segundo o último boletim da prefeitura, 410 residências foram atingidas pela enchentes. Os bairros mais atingidos foram São José, Nova Gerty, Fundação, Mauá, Jardim São Caetano e Centro. Não houve vítimas, desabrigados ou queda de árvores.
Continua após a publicidade

A costureira Mara Regina Albino, 28, que mora na divisa de São Caetano com São Bernardo do Campo, está com a casa alagada desde 1h. O nível da água no interior de sua residência chegou a 1,5 metros, segundo ela. “Vi todas as minhas coisas boiarem.”
console.warn('Esse embed do conteudo da materia esta com Erro: embed_albumembed_1')

Para se proteger da enchente, a costureira subiu na laje da própria casa, em plena chuva, junto com o filho de quatro anos e a sobrinha de apenas três meses. “Tivemos que ficar na laje, com as duas crianças, tomando chuva”, afirma.
Córregos transbordam e ruas ficam alagadas após chuva em São Paulo

Albino diz que ligou para a Defesa Civil do município, mas até agora não obteve retorno. Ligou também para o Corpo de Bombeiros para retirar o bebê do local, mas também não foi atendida. A costureira mora na região há apenas dois anos e nunca havia sido vítima de uma enchente. Ainda assim, quer se mudar o quanto antes. “Vou sair daqui o mais rápido possível.”

Para a secretária Naiara Greghi, 20, mudar de casa não será uma opção, mas uma necessidade. A chuva da madrugada, além de destruir móveis e outros pertences pessoais, também provocou a rachadura do teto da cozinha.

A família de Greghi irá trocar São Caetano pela zona sul de São Paulo, após cinco meses morando no município do ABC. “Fui pega de surpresa pela  chuva. Em casa temos uma comporta, mas não deu tempo de fechá-la”, lamenta.
Comportas insuficientes

Na casa do técnico de dados Felipe Gonçalves Maia dos Santos, 21, que mora perto das divisas com São Paulo e São Bernardo, a comporta conseguiu segurar a água vinda da rua. No entanto, a casa foi inundada pela água que transbordou de todos os ralos. A água atingiu sofá, cama, DVD e televisão. Ele perdeu ainda 200 fraldas de sua filha de três meses. "A sorte é que na hora do incidente a bebê não estava em casa", afirma.

Santos diz que contatou a Defesa Civil, mas reclama da única ajuda prestada pelo órgão: uma marmita. “Nem mesmo perguntaram quais foram os prejuízos que tive. Distribuíram a marmita e pronto. Morar em São Caetano não é barato. O mínimo que deveríamos ter são condições básicas para nos mantermos aqui”, afirma.

A comerciante Vanessa Alves, 19, que trabalha em um bar da família no bairro Jardim São Caetano, também sofreu prejuízos. “Perdi tudo. TV, geladeira, som, DVD e perdi ainda o movimento do bar da manhã, porque tive que fechar as portas para tirar toda a lama”. Segundo ela, todo final de ano as enchentes atingem as casas da região. “Mas ninguém faz nada para mudar.”

Em nota, a Prefeitura de São Caetano do Sul afirmou que, "dentro de suas possibilidades", tem realizado obras para resolver esse problema. "Desde de 2005, mais de R$ 52 milhões foram investidos em obras de combate a enchentes e galerias de águas pluviais."

A administração, no entanto, aposta na construção do piscinão Jaboticabal, que está sendo licitado pelo governo do Estado, e ficará na divisa de São Bernardo, São Paulo e São Caetano. "O projeto diminuirá muito os problemas enfrentados hoje pela cidade, pois São Caetano recebe águas de chuvas de todos os municípios que fazem divisa, ou seja, São Paulo, São Bernardo e Santo André", justifica o comunicado.

 

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2011/12/15/enchente-leva-moradores-a-querer-deixar-sao-caetano-sp-cidade-com-melhor-idh-do-pais.htm

Veículo: Online -> Portal -> Portal UOL Notícias

Seção: Cotidiano