Clipclap

Aguarde ...

 Site Rádio ABC AM 1570 - Santo André

Publicado em 01/08/2023 - 10:10 / Clipado em 01/08/2023 - 10:10

Ribeirão Pires, São Caetano e Diadema prorrogam vacinação contra a gripe


Campanha segue até o dia 31 de agosto


Por janete ogawa


1 de agosto de 2023 - Foto: Leticia Teixeira/PMSCS

 

RIBEIRÃO PIRES

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, prorrogou até o dia 31 de agosto a campanha de vacinação contra a influenza. Iniciada no dia 10 de abril, Ribeirão Pires já imunizou 31.640 pessoas, atingindo 46% da cobertura vacinal.

A média de imunização contra influenza na cidade segue próxima a do Estado de São Paulo, mas abaixo da estimada pelo Ministério da Saúde, que tem como objetivo a cobertura vacinal de 90% da população

A prorrogação tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal na cidade, afirma o Secretário de Saúde, Audrei Rocha. “Receber a dose da vacina é de extrema importância, pois além de proteger o indivíduo vacinado, aumentamos nossa cobertura e contribuímos para a redução da disseminação do vírus na comunidade”.

Moradores com idade a partir de seis meses podem receber as doses do imunizante nas dez unidades da Atenção Básica de Ribeirão Pires, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

 

SÃO CAETANO

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe (vírus influenza) foi prorrogada até 31 de agosto. O motivo é a baixa adesão registrada até aqui. Em São Caetano do Sul, a imunização, iniciada em 10 de abril, atingiu apenas 45,5% dos grupos prioritários, que totalizam 78.693 pessoas.

As doses estão disponíveis em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e na USCA (Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente), em livre demanda. Os grupos prioritários são crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da Saúde, professores, profissionais das Forças Armadas e pessoas com deficiência.

No dia 15 de maio, a vacinação foi liberada para toda população, a partir dos seis meses de idade. Até o dia 26 de julho foram aplicadas 15.878 doses em moradores que não fazem parte do grupo prioritário – ao todo foram aplicadas 51.928 doses.

Para ser vacinado, basta comparecer a qualquer Unidade Básica de Saúde ou na USCA (Rua Goitacazes, 301, Bairro Santo Antônio), com documento com foto e carteirinha de vacinação – não é necessário agendamento.

Na USCA e nas seis unidades com o Programa Saúde Hora Extra, a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h. Nas demais, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

DIADEMA

Campanha de Vacinação contra Influenza (gripe) foi prorrogada mais uma vez e segue acontecendo em Diadema até o dia 31 de agosto. As doses estão disponíveis nas 20 Unidades Básicas de Saúde (SMS), de segunda a sexta-feira, sem necessidade de agendamento prévio.
Todas as pessoas acima de 6 meses de idade que ainda não se vacinaram devem procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) o quanto antes para garantir a dose contra a Influenza (gripe), principalmente aquelas pessoas que integram os grupos definidos pelo Ministério da Saúde como prioritários devido ao maior risco de adoecimento, como idosos, crianças e profissionais da saúde, entre outros.

“A vacinação é a maneira mais eficaz de evitar a evolução da doença para quadros mais graves, que precisam de internações, por exemplo. Além disso, quem se vacina tem menor chance de contrair e também de transmitir a gripe, o que é importante para evitar a disseminação da doença” ressalta o secretário municipal da saúde, José Antônio da Silva. “A vacina está disponível em todas as nossas UBSs por livre demanda, pedimos que procurem nossas equipes e deixem a caderneta em dia”, completa.

Para receber o imunizante é necessário comparecer à UBS de referência (Confira aqui os endereços aqui: https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/), apresentar o documento pessoal com foto e, se possível, CPF e a carteira de vacinação. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade.

Empresas do município que queiram aderir ao movimento de vacinação nas suas instalações podem entrar em contato com a Vigilância em Saúde para verificar a possibilidade da oferta de vacinação dentro da própria companhia. Saiba mais em: https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinacao-nas-empresas-e-nova-estrategia-de-diadema-para-aumentar-cobertura-vacinal/.

 

Campanha

A campanha deste ano teve início em 10 de abril e a cepa do vírus H1N1 usada no imunizante deste ano é diferente da usada no ano passado. A vacina deste ano é do tipo trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A dose pode ser recebida conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 e outras vacinas de rotina sem restrições.
Para as gestantes, a vacina não apresenta qualquer risco diferente do que para o resto da população e, além dos benefícios para a mulher, estudos apontam que a proteção contra o vírus influenza foi superior a 60% nos primeiros seis meses de vida dos bebês de mães vacinadas. O imunizante pode ser aplicado em qualquer momento da gestação e para mulheres em puerpério, que é o período de 45 dias após o parto.

Além dos chamados grupos prioritários, que incluem idosos com mais de 60 anos de idade, crianças entre 6 meses e 6 anos, povos indígenas, profissionais da saúde, professores, pessoas com comorbidades, integrantes das forças de segurança e salvamento, integrantes das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e população privada de liberdade, em 2023, o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo e liberou ainda a vacinação para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade.
 

EMPRESAS  DE DIADEMA

Com o intuito de ampliar a adesão dos trabalhadores à campanha de vacinação contra a Covid-19 e Influenza, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensificou em julho uma estratégia de vacinação extramuro: ir até as empresas do município para aplicar os imunizantes nos trabalhadores durante o horário de expediente.

O secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva, explica o motivo da estratégia. “Temos um compromisso com a vida, por isso, buscamos sempre encontrar soluções para aumentar a cobertura das vacinas, já que sabemos que essa é a forma mais eficaz de evitar o adoecimento da população”, explica o secretário. “Pensando nos trabalhadores, decidimos ampliar a parceria com as empresas do município a fim de facilitar o acesso desse público aos imunizantes. Acreditamos que todos saem ganhando: o trabalhador porque se protege contra doenças, a empresa porque evita afastamentos e garante sua produtividade e a saúde pública porque evita, de modo geral, o surgimento de novos vírus e/ou surtos”, completa.

No dia 28 de julho, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Casa Grande realizou vacinação nas empresas da região. A ação também foi realizada no dia 20. No total, foram aplicadas 581 doses, sendo 254 doses de meningocócica C, 180 de Influenza e 147 da vacina da Covid-19.

No dia 12 de julho, a UBS Ruyce, foi até a empresa Lipson, onde aplicou 112 vacinas de reforço (bivalente) contra a covid-19 e 121 contra a influenza. Os funcionários da Lavanderia DBS também foram contemplados com 68 doses de bivalente e 76 de influenza.

A gerente da UBS Casa Grande, Geisa Souza Zorzanx, explica que esse tipo de ação não é de agora. “Nós estabelecemos essa parceria com a empresa e não é o primeiro ano que fazemos vacinação lá. De tempos em tempos, conforme tem campanha, organizamos essa atividade e vai uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem e um administrativo para fazer todo o registro”, relata. “Assim já fazemos a atualização das vacinas de Covid-19 e gripe. Esse ano, conseguimos ter também oferta da vacina de meningite, como estratégia local”, afirma Geisa.

Outra unidade que também já realizou vacinação dentro de uma empresa foi a UBS Serraria. Na empresa Delga foram aplicadas 192 doses de reforço da vacina bivalente da Covid-19 e 140 doses de influenza. Na empresa Castor, além de imunização foi ofertado aos trabalhadores a possibilidade de realizar o teste rápido de hepatites, como parte das ações do Julho Amarelo. Ao todo foram aplicadas 40 doses de vacina de influenza, 25 doses da bivalente e realizados 32 testes rápidos de hepatites B e C.

Outras sete grandes empresas do município já se mostraram interessadas em realizar vacinação nas suas instalações. Os empresários que tiverem interesse em ofertar vacinação no horário de trabalho, podem entrar em contato com a Coordenação da Vigilância à Saúde, pelo telefone (11) 4043-8234, para verificar os trâmites internos para viabilizar a ação.

 

Estratégias de vacinação

O município se mantém alerta aos índices de vacinação e está engajado na missão de fortalecer o Programa de Imunização e evitar que doenças imunopreveníveis (que pode ser evitada ao aplicar a vacina) voltem a surgir ou se tornem risco de saúde pública, como a poliomielite, sarampo, meningite e rubéola, entre outras. Saiba mais em: https://portal.diadema.sp.gov.br/saude-de-diadema-alerta-sobre-a-importancia-de-manter-a-vacinacao-em-dia/.

Para ampliar a adesão às campanhas de vacinação e aumentar a cobertura das vacinas ofertadas na rotina, Diadema desenvolve diversas estratégias, entre elas, busca ativa, uso de carro som, vacinação sem agendamento e por livre demanda. A Prefeitura realiza ainda vacinação extramuros, vacinação em escolas e Dia D com abertura das unidades em alguns finais de semana, além de sensibilização sobre a importância da vacinação nos eventos promovidos pela Gestão e nas mídias sociais da Prefeitura.

O município tem realizado reuniões temáticas semanais, dentro do Programa “Saúde no Território”, com a presença do secretário e representações do governo para dialogar com a comunidade sobre as necessidades de saúde da população e também conscientizar os munícipes sobre a importância da coparticipação no cuidado à saúde.

Outro ponto que vem sendo trabalhado é discutir, nas reuniões do Conselho Municipal de Saúde, o risco da reintrodução das doenças para que, junto com a participação da população, a gestão consiga levar a sensibilização para espaços como igrejas, escolas e associações de moradores ou de bairros.

Para conferir o cronograma completo de vacinas disponíveis no SUS para faixa etária da vida (crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes), acesse https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.

 

https://www.radioabc.com.br/ribeirao-pires-sao-caetano-e-diadema-prorrogam-vacinacao-contra-a-gripe/

Veículo: Online -> Site -> Site Rádio ABC AM 1570 - Santo André

Seção: Notícias