Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 02/08/2023 - 07:40 / Clipado em 02/08/2023 - 07:40

Bares e restaurantes geram crescimento de vagas no ABC no primeiro semestre


Da Redação

 

Roberto Moreira, presidente do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), garante que apesar dos percalços, o setor teve um crescimento consistente de empregos na região este ano, maior do que o verificado no período anterior à pandemia.

Sem dados estatísticos disponíveis, ele diz ter verificado o aumento de novos bares e restaurantes se fixarem nas cidades do ABC com maior adensamento de consumidores, como Santo André, São Bernardo e São Caetano, tanto em shoppings como na rua. “Alguns são conhecidos na capital paulista e estão regionalizando seus negócios, há inclusive franquias”, aponta.

“O que está acontecendo por aqui não é recuperação, é crescimento, e o Sehal capacita mão de obra para o setor”, aponta. Moreira atribui a atração desse tipo de negócio no ABC a questões como preços mais baixos dos aluguéis dos espaços, que são mais escassos, por exemplo, na superpopulosa cidade de São Paulo. Além disso, afirma, o ABC oferece mais segurança pública.

O presidente do Sehal lembra ainda que a expansão de novos empreendimentos imobiliários de médio e alto nível nas cidades da região colabora para a migração de novos consumidores e de novos negócios na área de bares e restaurantes.

O setor de bares e restaurantes absorveram 150 mil pessoas no primeiro semestre do ano, tornando-se o carro-chefe dos índices de emprego no Brasil segundo a PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), que mede empregos formais e informais.

O número representa o aumento de 2,95%, com um saldo no período de 157 mil novas vagas no setor Alojamento e Alimentação, no qual os bares e restaurantes representam mais de 90% do volume de empregos.

O Novo Caged, que mede empregos também registrou um aumento de vagas em bares e restaurantes no primeiro semestre deste ano, período em que foram criados 50 mil novos empregos com carteira assinada no País.

De acordo com o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, os bares e restaurantes vislumbram um crescimento este ano: “Em nossa mais recente pesquisa, 38% esperam contratar mais funcionários até dezembro, trata-se de um setor essencial para a economia, empreendedores e trabalhadores somam mais de sete milhões de famílias que tiram seu sustento dos bares e restaurantes”, diz.

Nenhuma das três instituições tem dados estatísticos do setor no ABC.

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3295951/bares-e-restaurantes-geram-crescimento-de-vagas-no-abc-no-primeiro-semestre/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: Economia