
Publicado em 12/04/2017 - 12:00 / Clipado em 12/04/2017 - 12:00
Usuários de ônibus em São Caetano reclamam de atraso
Foto: Rodrigo Monteiro/RRO
Alvo das críticas é a linha 8, que faz o trajeto entre o centro e os bairros Prosperidade e Fundação
RODRIGO MONTEIRO
Da Redação*
Moradores de São Caetano têm reclamado do tempo de espera para usar o ônibus da linha municipal que faz o trajeto entre o centro da cidade e os bairros Prosperidade e Fundação. Há usuários criticando que aguardam até uma hora, nos bairros ou na região central, para o ônibus da linha 8, da Vipe (Viação Padre Eustáquio), chegar. Outro problema apontado é a ausência do transporte depois das 22h em todos os dias da semana.
No site da empresa, consta que, no sentido bairro-centro, o último ônibus sai às 22h. Já no sentido centro-bairro, às 22h35. Segundo dados da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), enviado pela assessoria,a demora ocorre devido a baixa quantidade de ônibus dessa linha: há apenas um veículo dentre os 48 que representam o total da frota municipal.
Essa situação afeta diretamente o porteiro Olinto Antônio Batista, 62. Ele disse que utiliza a linha todos os dias e tenta se adequar ao horário para não chegar atrasado ao trabalho. Batista ainda comentou que já perguntou para os funcionários da estação a razão da demora, “Eles dizem que é por causa da demanda. Mas é muito fácil falar isso”.
Outro usuário afetado pelo intervalo de cerca de uma hora entre os ônibus da linha 8 é a dona de casa Juliane dos Santos Gregório Braz, 23. Ela afirmou que precisa levar a filha na creche todos os dias. Para pegar o ônibus precisaria sair mais cedo e, com isso, chegaria muito mais cedo ao local de destino. “O ideal seria que o ônibus passasse, pelo menos, de 30 em 30 minutos”, declarou.
A situação da linha 8 apresenta um tempo de espera maior se comparada com outras linhas que a empresa de ônibus faz. Pela tabela publicada no site da viação, ônibus municipais de outros trajetos em São Caetano costumam passar em um intervalo de 15 a 25 minutos, o que é confirmado por quem usa o sistema.
Entretanto, as reclamações não são exclusivas dessa linha. Outra que também costuma ser motivo de crítica é a linha 5 – Circular B – Bairro Mauá. Nesse caso, os moradores falam sobre um tempo aproximado de 40 minutos de espera. Coincidentemente, as linhas 5 e 8 são as com menor número de ônibus. A primeira tem cinco veículos. A segunda, um. Juntas, elas representam a mesma quantidade de ônibus das linhas 4 – Circular A – Santa Paula, 6 – Circular Nova Gerty e 7 – Bairro Boa Vista.
O serviço de ônibus municipal da cidade conta com oito linhas municipais. Três delas possuem uma frota de ônibus maior que a soma entre as linhas 5 e 8, são elas: 1 – Circular Santa Maria/Oswaldo Cruz (nove ônibus), 2 – Circular Gerty (sete ônibus) e 3 – Circular Barcelona (oito ônibus).
Outro lado
A Semob foi procurada pela reportagem e informou o número de ônibus existentes por linha em São Caetano. Mas, questionada sobre a demanda e as críticas dos usuários, não respondeu. A empresa Vipe (Viação Padre Eustáquio) também foi procurada para comentar a situação, por telefone e por e-mail. Depois, a Vipe pediu que a reportagem procurasse a Semob, e não quis comentar o assunto.
Veículo: Online -> Portal -> Portal Universidade Metodista de São Paulo
Seção: Notícias