
Publicado em 26/07/2023 - 18:08 / Clipado em 26/07/2023 - 18:08
‘Queremos que a USCS vá além dos muros’, diz Prearo
Carlos Carvalho
A USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) celebrará seus 55 anos de fundação na próxima terça-feira (01/08) e tanto para o presente quanto para o futuro quer aumentar o seu papel junto à sociedade. Em entrevista ao RDtv nesta terça-feira (25/07), o reitor Leandro Prearo, falou sobre os processos de formação para que os alunos tenham participação direta na vida dos cidadãos do município e assim fazer com que a instituição possa ir “além dos muros”.
“A Universidade, não só a USCS, tem um papel importante na execução, no planejamento, no desenvolvimento de políticas públicas, a gente não tem dúvida. Desde o início do nosso mandato na reitoria, a gente tem falado da importância da USCS ir além de seus próprios muros. Deixar de produzir apenas para as bibliotecas da Universidade e produzir algo que tem impacto imediato na sociedade”, explicou.
Entre os exemplos citados por Prearo está a participação dos alunos da área de Medicina no atendimento dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), algo que ocorreu inclusive durante as fases mais graves da pandemia do Covid-19. Outro ponto é o Centro de Pesquisas Médicas que ajudou nos testes de vacinas e medicamentos, e que nos próximos terá um prédio próprio para a realização do trabalho.
Prearo também destacou o ensino de língua estrangeira para os alunos e professores, principalmente levando em conta programas de intercâmbio com outras universidades pelo mundo (Foto: Reprodução)
Na Saúde Animal, foi evidenciada a parceria com a Prefeitura de São Caetano para a instalação da UBASA (Unidade Básica de Saúde Animal) e do Hospital Veterinário, equipamentos que já superaram as expectativas sobre o número de atendimentos. “A gente imaginava atender 350 animais por mês, mas estamos atendendo 350 por semana”, disse o reitor.
Outro ponto destacado é a escuta realizada junto à comunidade e que acaba influenciando na implantação de novos cursos. Leandro Prearo ressaltou o debate existente para criar o curso de Teologia dentro da Universidade. O reitor aponta que não apenas o debate com a comunidade no entorno, mas as pesquisas de viabilidade e demanda ajudam nas decisões que são formadas.
Algumas que acabam sendo influenciadas por programas que vão além dos limites do município como o IPH (Índice de Poluentes Hídricos), liderado pela bióloga Marta Marcondes, e que já atuou no levantamento e pesquisas em várias bacias hidrográficas no Estado como as represas Billings e Guarapiranga, além dos rios Pinheiros e Tietê.
A ideia de Prearo é que este tipo de parceria “além dos muros” da Universidade seja mantido para o futuro, com o objetivo do aluno ter uma maior experiência com sua realidade.
https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3292782/queremos-que-a-uscs-va-alem-dos-muros-diz-prearo/
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Educação