
Publicado em 13/07/2023 - 16:20 / Clipado em 13/07/2023 - 16:20
Consórcio ABC segue na busca pela Casa de Passagem Regional
Carlos Carvalho
Além da configuração do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, as saídas de São Bernardo e São Caetano também causaram mudanças no Programa Casa Abrigo, que ajuda no auxílio e acolhimento de mulheres vítimas de violência. Enquanto lida com o novo cenário, a presidente do Conselho Gestor deste programa, Zuleica Silva, relatou ao RDtv que a entidade regional segue com a busca de apoio para a criação de uma Casa de Passagem.
Diferente das casas abrigo que acolhem mulheres vítimas de violência e que ainda sofrem com ameaça de morte por 180 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, a casa de passagem busca realizar o mesmo acolhimento por um tempo mais curto, de 15 a 30 dias. Algumas tentativas já foram feitas e até mesmo anunciadas, mas até o momento não houve uma definição sobre o assunto.
“Acho que no momento precisamos de uma casa de passagem, porque às vezes a mulher precisa de um tempo menor para poder se organizar. Na casa abrigo a gente disponibiliza um período de 180 dias para ela e que pode se estender. Ela vai passar pelo atendimento psicossocial, jurídico e ali vai ser levantada todas as demandas dessa mulher”, explica Zuleica.
Enquanto um novo equipamento segue como um sonho para a entidade regional, o Conselho Gestor da Casa Abrigo precisa lidar com as mudanças orçamentárias. Com uma redução devido as saídas de São Bernardo e São Caetano, o plano de trabalho foi alterado para manter o atendimento nas duas unidades da região.
“A gente teve que readequar, inclusive a gente precisou rever o plano de trabalho pela quantidade de técnicos que tínhamos. Mas a gente preza pela qualidade do serviço. O valor está em torno de R$ 500 mil (para o orçamento) e a gente precisou rever o quadro. Por exemplo, a gente tem um coordenador para as duas casas, então precisamos fazer isso. Mas, como disse, prezamos pelo serviço prestado para essas mulheres, o que não é um serviço qualquer, a gente está lidando com a proteção de uma vida”, segue Zuleica.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Cidades