
Publicado em 03/07/2023 - 09:00 / Clipado em 03/07/2023 - 09:00
Análise de Mídia - 03/07/2023
Comentário geral: O portal da Folha de S. Paulo de hoje registra que, inspirada em atividades de educação alimentar de escolas públicas do município, como a adoção de cozinhas experimentais para crianças, a Prefeitura de São Caetano decidiu expandir a política pública de atenção à alimentação e vai adotar hortas em todas as suas 66 unidades escolares.
Durante reuniões quinzenais com a Secretaria de Educação da cidade, gestores escolares compartilham experiências de projetos que estão liderando. Foi dessa troca que surgiu a ideia de ampliar os espaços de cultivo de verduras, legumes e hortaliças, já no segundo semestre deste ano, para que os alunos tenham atividades práticas.
“Teremos o apoio dos estudantes do curso de nutrição da Universidade Municipal de São Caetano do Sul às escolas e uma frente de trabalho que envolve diretamente a comunidade —mães poderão trabalhar nas escolas”, afirmou o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr.
O portal lembra que os projetos em educação alimentar na cidade foram reconhecidos pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) em um guia sobre alimentação escolar com iniciativas de todo o mundo, publicado em maio deste ano.
O site Repórter Diário de hoje registra que o ABC apresenta grandes avanços na gestão pública quanto ao uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e à inserção de serviços digitais prestados aos cidadãos, mas precisa melhorar a participação ativa dos munícipes nas tomadas de decisões por meio digitais. A conclusão é da pesquisadora Alessandra Santos Rosa, doutoranda e mestra em Administração pela USCS, autora da pesquisa Governo Digital: Perspectivas e Avanços no ABC, publicada na Carta de Conjuntura da USCS (Conjuscs) do Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo, Inovação e Conjuntura da universidade.
Baseada em dados secundários do Mapa Digital 2023, do governo federal, a pesquisa destaca que em janeiro de 2021, 2022 e 2023 o percentual dos Indicadores de Demanda de pontos de acesso de banda larga com velocidade maior ou igual a 34 Mbps nos municípios do ABC mostraram aumento significativo, com São Caetano no topo da lista com 80,68% em 2021, e 94,82% em 2023.
Importante observar que nesse quesito Santo André, São Caetano e Mauá superaram a capital paulista em 2023. Com exceção de Rio Grande da Serra, os demais municípios do ABC estão acima da referência do Brasil.
No quesito “densidade de Banda Larga Fixa/ Pontos de acesso por 100 habitantes”, Santo André e São Caetano estão acima da referência São Paulo com 35,40 pontos e 44,74 pontos, respectivamente. Os demais, com exceção de Rio Grande da Serra, estão acima da referência Brasil. Em “densidade de telefonia móvel”, Santo André, São Caetano e São Bernardo estão acima da referência São Paulo e referência Brasil.
Outra matéria do site Repórter Diário de hoje informa que o déficit de policiais civis no ABC chega perto de 40%. De cada 10 cargos fixados em lei, apenas seis estão ocupados. Faltam 638 policiais, segundo o Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo) com base em dados de outubro de 2022. Em outubro de 2021, o mesmo levantamento apontava 738 cargos vagos na região.
Houve redução do déficit, mas a situação atual ainda prejudica o funcionamento da polícia, na opinião da delegada Jacqueline Valadares, presidente do sindicato. Para a delegada, o ABC não se destaca diante dos números do restante do Estado. “Infelizmente esse não é um problema pontual, é generalizado que alcança todas as regiões do Estado, umas um pouco mais, outras um pouco menos. Em média o déficit no Estado é de 38%. Temos 16 mil profissionais a menos nos nossos quadros, sendo assim o ABC está dentro dos padrões deficitários em que o Estado se encontra.”
O site ABC e Off de domingo traz vídeo mostrando o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., subindo o tom neste sábado (1°) contra o atual patamar da taxa de juros no Brasil. Durante discurso na posse de Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, na presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, Auricchio pediu mobilização da sociedade civil organizada, especialmente do sindicato, para revisar a taxa de juros. Ele disse que a sociedade não pode esperar mais 40 dias sem uma sinalização concreta porque atrapalha a economia, geração de emprego e inovação.
A seção “São Paulo reclama”, do portal do Estadão traz a queixa de Lucas Feliciano, que diz que a Bica Ceará, no bairro Fundação, está praticamente abandonada. Ele diz que em todos os bairros da cidade há uma bica para fornecer água tratada para os moradores, mas só a do bairro Fundação está nestas condições. A seção traz também a resposta da Saesa, que afirma que São Caetano do Sul tem 11 bicas públicas de fornecimento de água e que os locais recebem serviços pontuais de manutenção e preservação, além de análises mensais da qualidade de água. A Saesa diz ainda que, conforme comunicado do DAEE, ficou determinada a necessidade de adequação desses espaços, seguindo a legislação e parâmetros legais para o processo de fornecimento de água. A Saesa conclui dizendo que após o comunicado enviado pelo DAEE, iniciou o processo de contratação de empresa para análise técnica e viabilidade de custos para atender tal normativa.
Em entrevista ao Diário do Grande ABC de domingo, o prefeito de Diadema e vice-presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, José de Filippi Jr., destacou a necessidade de os sete municípios da região estarem integrados e disse acreditar que “a história” fará com que São Bernardo e São Caetano retornem ao consórcio, principalmente para não correrem o risco de serem preteridos no envio de verbas estaduais e federais. Ele classificou a saída das duas cidades como uma decisão “muito emocional, muito passional” dos prefeitos Orlando Morandi e José Auricchio Jr. O assunto também é tema de editorial do jornal em que defende a volta das duas cidades ao consórcio.
Matéria do DGABC de sábado informa que o setor cultural das cidades do Grande ABC deverá receber, já neste mês, os valores disponibilizados pela Lei Paulo Gustavo (LPG). São Caetano, Santo André, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires já tiveram seu plano de ação analisado e autorizado pelo MinC. São Caetano vai receber R$ 1.374.648,16 em 15 de julho.
Matéria do jornal ABC Repórter de sábado registra que a Prefeitura de São Caetano está avançando na execução das obras do Novo Centro, particularmente na rua Santa Catarina e na praça Cardeal Arcoverde, para torná-las mais atrativas à circulação de pessoas e, consequentemente, fortalecer o comércio local.
Matéria do site Repórter Diário de sábado registra que a Câmara de São Caetano realizou duas sessões extraordinárias nesta sexta-feira (30/06) para a votação de projetos do Poder Executivo e dos vereadores, entre eles, os reajustes salariais dos servidores da Prefeitura, das autarquias e do Legislativo, a instituição do Código Municipal de Defesa da Mulher. Além disso, os projetos ‘Mães Acolhedoras’ e do restaurante popular. Todas as propostas seguem para sanção do prefeito José Auricchio Jr.
Outros destaques:
Entrevista da Semana: Luiz Fernando Alves – DGABC.
Região oferece 248 vagas de empregos – DGABC.
Homem vai podar árvore e recebe descarga elétrica em São Caetano – Site ABCD Jornal.
Vítima a cada clique – DGABC.
Cidades usam mais câmeras e até drones são cogitados como medida de segurança – Site Repórter Diário.
Cidadãos também devem participar da elaboração da arquitetura das cidades – Site Repórter Diário.
Vídeos: Paulo Serra assume presidência da Federação PSDB-Cidadania – site ABCD Jornal
Tom geral do noticiário: positivo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah