Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 27/06/2023 - 09:00 / Clipado em 27/06/2023 - 09:00

Análise de Mídia - 27/06/2023


Comentário geral: O site do Ministério Público de São Paulo registra que no dia o dia 13 de junho, a Promotoria de Justiça de São Caetano do Sul conseguiu liminar obrigando o município a estruturar de forma eficiente o serviço público de assistência social.

Entre as medidas determinadas estão a contratação e qualificação funcional dos profissionais que se fizerem necessários ao atendimento de adolescentes em situação de vulnerabilidade e suas respectivas famílias, contemplando ao menos quatro agentes sociais, quatro assistentes sociais, quatro educadores sociais, cinco psicólogos, um contador e mais seis.

No mesmo prazo o município deverá disponibilizar cursos de profissionalização para os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas com, no mínimo, três modalidades distintas, bem como retomar a realização de oficinas, preferencialmente junto aos centros de formação do Sistema S.

A coluna Rastilho, do site Repórter Diário, registra que a Câmara de São Caetano vai promover hoje duas sessões (uma ordinária e outra extraordinária). Três propostas do governo passarão pelo crivo dos vereadores em duas votações. A primeira proposta será a autorização para convênio visando implantar um banco de dados sincronizado com outras entidades. A segunda propositura será a subvenção social para entidades e a terceira é a mudança na lei sobre a Escola de Governo Municipal.

Matéria do site Repórter Diário informa que um balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP) nesta segunda-feira (26/06) revela que os casos de lesão corporal dolosa (quando existe intenção da violência) no ABC dispararam 22,9% em maio na comparação com abril deste ano. Foram 621 registros contra 505 casos no mês anterior.

Santo André foi a cidade que apresentou maior aumento no número de casos entre um mês e outro. No período de 30 dias foram 154 ocorrências contra 109 casos. Diadema aparece logo em seguida, com 117 registros do crime em maio deste ano, e outros 90 casos em abril.

Em São Bernardo foram contabilizadas 173 ocorrências no mês de maio, enquanto no mês anterior, foram contabilizados 157 registros. Já Mauá contabilizou 96 casos de lesão corporal dolosa: são 15 casos a mais do que o registrado em abril.

São Caetano listou 38 casos de lesão corporal dolosa em maio, oito a mais do que no mês anterior. Já Rio Grande da Serra registrou nove casos a mais no quinto mês do ano: foram 17 casos contra oito em abril. Ribeirão Pires foi a única cidade da região que registrou queda no número de casos, isto porque a cidade teve 26 registros de lesão corporal dolosa em maio contra 30 em abril.

Por outro lado, reportagem do Diário do Grande ABC registra que as cidades do Grande ABC tiveram queda nos principais indicadores criminais no mês de maio. Casos de estupro, roubo e furto geral, roubo de veículos e homicídios dolosos foram os delitos que tiveram menos notificações em comparação com o mesmo período de 2022. Homicídio doloso foi o crime com maior queda de notificações no período – de 14 ocorrências para seis.
 

Outros destaques:
Trânsito faz 14 vítimas fatais no ABC em maio – Site Repórter Diário.
Região recebe 38 profissionais do Mais Médicos – DGABC.
Inscrições para concurso de professores terminam hoje – DGABC.
IPC Maps 2023 aponta queda de 1,55% da participação do ABC no consumo nacional – Site Repórter Diário.

Tom geral do noticiário: negativo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.

 

 

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah