
Publicado em 24/06/2023 - 18:14 / Clipado em 24/06/2023 - 18:14
Incêndio em siderúrgica, ao lado da Petrobras, coloca cidade em alerta e mobiliza forte aparato
Forte aparato de bombeiros militares e civis foi mobilizado para enfrentar incêndi0 de grandes proporções. Toda a situação colocou uma cidade inteira em alerta. As altas ch4mas foram iniciadas ao lado de uma base da Petrobras repleta de tanques cheios de combustíveis.
Um galpão da siderúrgica Pires do Rio Cibraço pegou fogo, na área anexa ao lado dos escritórios da empresa localizada na rua Felipe Camarão, no bairro Prosperidade, em São Caetano. No espaço confinado eram guardados tonéis com selantes. O material tóxico e altamente inflamado é produzido por uma divisão de produtos químicos da empresa.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 21 viaturas da corporação foram encaminhadas para o endereço, afinal, havia o risco de explosõ3s, por conta da proximidade da Transpetro, divisão da Petrobras, que faz a estocagem e venda de combustíveis para distribuidoras. Do epicentro do incêndi0 até os tanques da companhia, não muito mais que cem metros.
Antes da chegada do Corpo de Bombeiros, que enviou cerca de 80 membros par ao local, brigadistas de empresas no entorno rapidamente se mobilizaram para contenção das chamas no protocolo chamado de PAM (Plano de Auxílio Mútuo).
Os oficiais militares, assim que assumiram o comando das operações, isolaram o perímetro e evacuaram algumas empresas, afinal, o risco de explosõ3s era real, de um lado, além dos tanques da Transpetro, há dutos para transbordo de combustíveis até a Recap (Refinaria de Capuava), em Mauá, e grandes reservatórios de gás, da antiga Utinga, hoje Ultragás, do outro lado da rua. Por conta dos riscos, toda a cidade de São Caetano entrou em estado de alerta.
O combate ao f0go durou cerca de duas horas. Todo o trabalhado de rescaldo avançou madrugada a dentro. Mais de 100 profissionais, entre militares e civis, se envolveram no enfrentamento ao incêndi0. Apesar da proporção da destruiçã0 ninguém se feriu ou perdeu a vida.
“Toda a parte siderúrgica e a divisão de selantes seguem com operações normais”, afirma a Pires do Rio Cibraço, em nota à imprensa.
O Viva ABC foi a primeira equipe a chegar no local dos fatos.
Após acompanhar o início do trabalho dos brigadistas e bombeiros, o Viva ABC voltou com outra live para atualizar os seguidores sobre a situação que assustou muita gente e colocou toda uma cidade em alerta.
SEMELHANTE
A população do ABC ainda não havia se recuperado do susto do incêndi0 em um tanque da Braskem, empresa instalada no Polo Petroquímico Capuava, na divisa de Santo André com Mauá. Na ocasião seis pessoas ficaram gravemente ferid4s e uma perdeu a vida.
A equipe do Viva ABC foi a primeira a chegar no Polo Petroquímico Capuava e acompanhou as primeiras movimentações.
Veículo: Online -> Site -> Site Viva ABC