Clipclap

Aguarde ...

 Portal Universidade Metodista de São Paulo

Publicado em 23/06/2023 - 18:48 / Clipado em 23/06/2023 - 18:48

São Caetano é a cidade do ABC que mais apoia atletas paralímpicos


Iniciativas idealizadas em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência ampliam oportunidades em São Paulo

 

JOÃO TOLLOTTI

 

Da Redação*

 

A cidade de São Caetano é destaque em cuidados a atletas paralímpicos. Em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, desde 2021, o município integra o Programa de Desenvolvimento Paralímpico a fim de fomentar o esporte de base na região e capacitar professores de Educação Física da rede pública e privada, entidades e clubes, em curto espaço de tempo. O programa conta com o apoio da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

Um exemplo que demonstra o comprometimento com a categoria é a abertura de oportunidade por parte da prefeitura, como o que ocorreu com o corredor Mario Torres Filho, de apenas 20 anos, que começou a treinar na cidade e conquistou três medalhas Virtus Global Games, na França. A competição é considerada a Paralimpíada para atletas com Síndrome de Down e deficiências intelectuais. Junto de Mario estavam outros grandes atletas da região, entre eles, o ginasta Arthur Zanetti, duas vezes medalhista olímpico nas argolas.

O professor de Educação Física e treinador em São Caetano, Wellington Rosa, 33, fala das diferenças de atletas e paratletas. “Existem características físicas específicas do paratleta que são diferentes na versão adaptada de um esporte, ou em um paradesporto que não possui equivalente nos regulares.” O treinador comenta que atletas paralímpicos sofrem com a falta de incentivo e estrutura para praticarem esportes.

Apesar da fala de Wellington, o governo estadual de São Paulo se empenha para promover ações para inclusão desses atletas, uma dessas propostas é a criação do Time São Paulo Paralímpico de 2023. Anunciada em fevereiro, a equipe conta com investimento de R$ 6 milhões, com um total de 107 atletas em 14 modalidades.

Fatos que ilustram os resultados positivos dessa ação são as novas oportunidades recebidas pelos atletas. Recentemente, nove membros do Time foram convocados para o Mundial de natação, que ocorrerá entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, em Manchester, na Inglaterra. Além de outros 25 representantes da equipe, que estarão no Mundial de atletismo paralímpico, que será realizado entre os dias 8 e 17 de julho deste ano, em Paris, na França.

Apesar dessa abertura para destaca o esporte paralímpico, o acesso ainda é muito difícil. Basta analisar que em um período de dois anos, apenas 50 paratletas foram tratados em São Caetano, um número muito baixo se considerar toda região do ABC. Thiago Soares, deficiente visual e atleta de arremesso de peso, fala sobre a importância do esporte para todos. “A educação esportiva é capaz de formar atletas brilhantes e transformar vidas, uma educação de qualidade fomenta o esporte na vida dos alunos.” O atleta comenta que para ele ensinar um esporte é como ensinar a viver.

PREPARO DIFERENCIADO - Com essas novas oportunidades, outros pontos são observados, como a importância e a necessidade de fisioterapia para atletas que possuem alguma deficiência motora. A fisioterapeuta Maria Vasconcelos, 52, destaca os diferentes casos que viu em São Caetano. “Dependendo da limitação do atleta, a fisioterapia entra para servir como um fortalecimento muscular, condicionamento físico ou tratá-las quando o atleta sofre alguma lesão, deixando-o apto para a prática do seu desporto.”

A fisioterapeuta comenta que os casos com maior necessidade de fisioterapia são em pessoas com deficiências motoras. Mas a especialista destaca que em todos os atletas necessitam de acesso à fisioterapia. “Apesar dos esportes serem adaptados, eles também são atletas de alto rendimento. Precisa existir um preparo físico para evitar lesões ou acidentes.”

*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.

 

http://www.metodista.br/rronline/sao-caetano-e-a-cidade-do-abc-que-mais-disponibiliza-apoia-a-atletas-paralimpicos

Veículo: Online -> Portal -> Portal Universidade Metodista de São Paulo

Seção: Notícias