Clipclap

Aguarde ...

 Site Diário do Grande ABC - Santo André/SP

Publicado em 17/06/2023 - 07:14 / Clipado em 17/06/2023 - 07:14

São Caetano planeja entregar complexo de educação em 18 meses


 Eric Romero/PMSCS

 

Equipamento ocupará 4.671.20 m² de área e terá 600 vagas, sendo 150 na educação infantil e 450 no fundamental, todas de período integral

 

Da Redação

 

São Caetano planeja entregar em até 18 meses o Complexo Educacional Esportivo e Cultural do bairro Mauá, equipamento que terá 600 vagas, sendo 150 no ensino infantil e 450 no fundamental, todas de período integral. A informação foi dada pelo prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) durante transmissão pelas redes sociais na noite de quarta-feira, quando também disse que o projeto leva em conta as questões socioambientais.

“Estamos dando início à construção do maior complexo educacional de São Caetano. Se Deus quiser, antes de eu entregar meu mandato – termina no dia 31 de dezembro de 2024 -- a quem me suceder, esta escola estará pronta. Uma escola linda, o maior investimento de São Caetano em um equipamento de educação”, comentou o chefe do Executivo.

A exemplo do complexo inaugurado em 2022 no bairro Santa Maria, o novo equipamento contará com uma escola de educação infantil e uma de fundamental, além de quadra poliesportiva e espaços culturais.

“Estamos adequando a nossa educação aos desafios do mundo contemporâneo. E o Complexo Educacional, Esportivo e Cultural do bairro Mauá será mais uma amostra disso. Um equipamento moderno, acessível e que oferecerá as melhores condições de aprendizado às nossas crianças. Dessa forma, reiteramos o nosso compromisso com as futuras gerações de São Caetano”, ressaltou o prefeito.

No endereço funcionava o Centro Municipal de Tênis, que será transferido para o CER Natale Cavaleiro (Estrada das Lágrimas, 90), a um quilômetro de distância. A demolição da antiga estrutura foi iniciada neste mês.

O terreno possui 4.671.20 m² de área. Até em razão do amplo espaço, o projeto arquitetônico do complexo foi distribuído em três edificações. A educação infantil ocupará os três primeiros pavimentos do bloco B, enquanto o Fundamental ocupará os demais andares do bloco B e todo o bloco A.

O bloco C será destinado às instalações esportivas e culturais, com um auditório de 200 lugares, quadra poliesportiva com arquibancada e vestiários, playground, salas para oficinas, ateliê, observatório, estúdio de gravação e centro de difusão científica, tecnológica e cultural.

A concepção do projeto também passa pela adoção de medidas de sustentabilidade, como a instalação de lâmpadas de LED e sistema de captação de energia solar.

 

COMPUTADORES

Ainda na área, o prefeito também lançou nesta semana o maior programa de educação digital da história de São Caetano: o EducaTech. “É, seguramente, um dos mais importantes programas de tecnologia educacional do País. Um marco para a nossa cidade”, declarou.

Foram adquiridos 8.240 chromebooks para todas as escolas e equipes gestoras da rede municipal. Destes, 6.240 serão utilizados pelos alunos em sala de aula e 2.000 pelos professores, que poderão levar o aparelho para casa, algo inédito. Pela primeira vez, as escolas da educação infantil também receberão os dispositivos para as atividades pedagógicas.

Também foram compradas lousas digitais para todas as escolas de educação infantil de todas as salas de aula das unidades do fundamental e médio, totalizando 466 equipamentos.

Para auxiliar no aprendizado de matemática foi adquirido o software Matific, plataforma que ensina matemática por meio de jogos, tornando o aprendizado uma experiência personalizada e lúdica.

 

https://www.dgabc.com.br/Noticia/3988861/sao-caetano-planeja-entregar-complexo-de-educacao-em-18-meses

Veículo: Online -> Site -> Site Diário do Grande ABC - Santo André/SP

Seção: Política