
Publicado em 05/06/2023 - 09:00 / Clipado em 05/06/2023 - 09:00
Análise de Mídia - 05/06/2023
Comentário geral: Matéria do site Repórter Diário de hoje lembra que em maio foi comemorado o Dia Nacional da Adoção (dia 25), com atividades em diversas partes do país para conscientização sobre o tema e que, segundo o TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), somente no ABC há 544 crianças acolhidas institucionalmente, vivendo em abrigos. Na outra ponta há 560 habilitados para adoção, sendo que neste cadastro cada interessado em adotar ou casal é contado como uma habilitação.
Segundo o jornal, no cruzamento destes números surgem dúvidas e a principal delas é por que a conta não fecha. Se há tantas crianças em abrigos e tantos interessados em adotar, por que o número de abrigados continua a aumentar? A explicação está nos processos judiciais que envolvem a criança, que são demorados.
Ainda de acordo com levantamento feito pelo TJSP a pedido do RD, no ABC, das 544 crianças acolhidas, apenas 51 estavam aptas a serem adotadas, segundo dados atualizados até o dia 24 de maio. Outro fator que impede maior número de adoções é o perfil de criança que a família busca. O histórico mostra que quanto mais velha, menor a chance de ela ser adotada. Grupos de irmãos também têm dificuldade de serem escolhidos pela nova família, uma vez que a Justiça faz o possível para não separá-los. Crianças com doenças tratáveis e outras não tratáveis, ou portadores de síndrome de Down ou autismo, por exemplo, também ficam mais tempo nos abrigos.
Reportagem do Diário do Grande ABC de hoje informa que o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) emitiu 17.597 multas no Grande ABC só nos primeiros três meses deste ano. Na média, uma infração foi lavrada a cada oito horas, A principal delas é deixar de transferir a documentação do veículo dentro do prazo (8.038 ocorrências), o que representa 46% do total. Em segundo lugar, condução do veículo sem que este esteja devidamente licenciado, com 2.039 multas aplicadas no período.
Manchete de capa do DGABC de domingo registra que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE Justiça Eleitoral) confirmou que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., usou caixa 2 durante a campanha eleitoral de 2016, quando garantiu um terceiro mandato à frente do Palácio da Cerâmica. Os ministros da Corte rejeitaram, por unanimidade, um recurso especial interposto pelo prefeito no último dia 25 de maio. Dessa forma, ficam cassados os mandatos entre 2017 e 2020 de Auricchio e do então vice-prefeito Beto Vidoski, atual vereador. Segundo o relator do caso, Sérgio Banhos, na prestação de contas constam doações de pessoas que não tinham capacidade financeira para tal.
O jornal lembra que Auricchio teve o mandato cassado em abril de 2019, mas que com os recursos impetrados, ele conseguiu permanecer no cargo até a eleição e que venceu novamente o pleito em 2020, mas só pôde assumir a Prefeitura pela quarta vez um ano depois, em dezembro de 2021, após conseguir reverter outro processo, também no TSE. O DGABC afirma que, com a decisão de agora, a continuação do mandato de Auricchio “fica fragilizada” e que há ainda a possibilidade de o novo acórdão resvalar em novos processos. O assunto é tema de editorial (“O caixa dois de Auricchio”), o qual afirma que o prefeito “não tem legitimidade para se manter na cadeira”; a charge do jornal também tem como objeto o tema.
O jornal O Diário de S. Paulo de sábado faz um balanço histórico das ações judiciais envolvendo o prefeito José Auricchio Jr. em denúncias de caixa 2 na eleição de 2016 e registra que o Ministério Público pediu o afastamento imediato do gestor. A matéria saiu antes da decisão do TSE.
A coluna Rastilho, do site Repórter Diário de sábado, registra que os prefeitos das sete cidades do ABC participaram da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a São Bernardo, nesta sexta-feira (02/06). Os petistas Marcelo Oliveira (Mauá) e José de Filippi Jr. (Diadema) tiraram fotos com Lula, enquanto que o prefeito anfitrião, Orlando Morando (PSDB), ficou no palco no evento da Universidade Federal do ABC e na plateia no evento da Eletra. Guto Volpi (PL, Ribeirão Pires) e Penha Fumagalli (PSD, Rio Grande da Serra) acompanharam os dois eventos. Os tucanos Paulo Serra (Santo André) e José Auricchio Jr. (São Caetano) participaram da segunda agenda.
Matéria do jornal ABC Repórter registra que o vice-prefeito de São Caetano, Carlos Humberto Seraphim, percorreu diversos bairros da cidade para realizar vistorias e ouvir moradores de diversos segmentos. Ele esteve em hospitais e unidades escolares para conferir a prestação de serviços nas áreas de Saúde e Educação.
Outros destaques:
Ônibus do Cidadania Itinerante oferece serviços em São Caetano a partir desta segunda-feira – Site ABC em Off.
Região oferece 172 vagas de emprego nesta semana – DGABC.
Alunas de escola municipal em São Caetano passam para semifinais de competição mundial de tecnologia – Site Viva ABC.
Pio Mielo amplia transparência na Câmara de São Caetano com criação de podcast – Jornal ABC Repórter.
Inclusão digital traz melhora na qualidade de vida dos idosos – Site Repórter Diário.
Região registra alta de 18% em ocorrências por lesão corporal – Site Repórter Diário.
No ABC, Lula foca em economia e explica relação com Congresso – Site Repórter Diário.
São Caetano inicia testes de acuidade visual em alunos da rede municipal de ensino – Site ABC em Off.
Procura pela vacina da gripe aumenta mais de 70% no ABC nos últimos 15 dias – Site Repórter Diário.
No ABC, 884,3 mil contribuintes entregaram declaração no prazo – Jornal Diário Regional.
Tom geral do noticiário: negativo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah