Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 30/05/2023 - 09:00 / Clipado em 30/05/2023 - 09:00

Análise de Mídia - 30/05/2023


Comentário geral: O Diário do Grande ABC publica duas matérias e uma nota críticas à administração municipal de São Caetano.

A manchete de capa acusa a prefeitura de omitir o surto de meningite que assola a rede municipal de ensino. Segundo o jornal, pelo menos duas escolas confirmaram neste mês o contágio de alunos: a EMI Marily Chinaglia Bonaparte e a EMEF Anacleto Campanella. A reportagem diz que os pais reclamam de não terem sido avisados pela prefeitura. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, entre janeiro e maio foram confirmados 14 casos em São Caetano, sendo oito em crianças menores de oito anos.

De acordo com o DGABC, depois de oito denúncias, o Coletivo Mulheres por + Direitos enviou, dia 22, ofícios questionando a Seduc e a Secretaria de Saúde sobre o número de escolas que estão com casos e quais providências estão sendo tomadas. O jornal afirma que nem as secretarias nem a prefeitura responderam aos questionamentos. O assunto é tema de um editorial (“surto de desinformação”) extremamente crítico à administração José Auricchio Jr.

Outra matéria do DGABC afirma que em audiência pública realizada ontem na Câmara Municipal de São Caetano, a secretária interina da Saúde, Cibele Remondes Sequeira, se recusou a responder aos questionamentos sobre o aluguel do imóvel onde foi construído o Hospital Veterinário Municipal São Lázaro, da USCS, pertencente à AAS, que tem como um dos sócios seu marido, Luiz Aires da Silva Sequeira. “Não vou responder porque o assunto aqui é prestação de contas do 1º quadrimestre”, disse Cibele quando questionada pela vereadora Bruna Biondi (Psol).

De acordo com o jornal, chamou a atenção o fato de vereadores da base do prefeito José Auricchio Jr. de evitar que o assunto entrasse em pauta. Durante o questionamento, Bruna foi interrompida três vezes pelo vereador Gilberto Costa (Avante), líder do governo na Câmara. O DGABC diz que também questionou a secretária sobre o tema, mas que ela se recusou a responder.

Nota da coluna Cena Política, do DGABC, afirma que a Prefeitura de São Caetano vem tratando de forma discreta um assunto grave: o sumiço de dinheiro – entre R$ 10 mil e 15 mil – do caixa da Associação de Pais e Mestres (APM) da Emei Emílio Carlos. Uma auditoria sigilosa foi instaurada para apurar o fato. Por enquanto, um funcionário terceirizado, que atuava no administrativo da escola, foi afastado. De acordo com a coluna, esse funcionário seria parente de um “graúdo da administração de José Auricchio Jr”. Ainda segundo a coluna, a diretora da entidade tem feito tudo para colocar a casa em ordem, mas não tem tido respaldo da prefeitura.

Matéria do jornal ABC Repórter registra que a atleta de taekwondo de São Caetano Maria Clara Lima Pacheco, de 19 anos, conquistou nesta segunda-feira (19) a medalha de bronze no 26º Mundial de Taekwondo, que está sendo realizado em Baku, capital do Azerbaijão. É a primeira medalha conquistada pelo Brasil na competição.

A saída do prefeito José Auricchio Jr. do PSDB e sua ida para o PSD é comentada em matéria da Gazeta do Povo sobre a disputa da centro-direita para prefeituras do estado de São Paulo de olho no eleitorado bolsonarista.            
 

Outros destaques:

Palavra do especialista - TV Globo - Bom Dia SP
Nove em cada dez contribuintes da região já entregaram declaração do IR – Site Repórter Diário.

Tom geral do noticiário: negativo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.

 

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah