Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 29/05/2023 - 07:40 / Clipado em 29/05/2023 - 07:40

Novo edital do programa federal Mais Médicos abre mais 75 vagas no ABC


Carlos Carvalho

 

O Ministério da Saúde divulgou o novo edital do programa Mais Médicos. São quase 6 mil vagas para todos os estados. No ABC, 75 vagas foram abertas em seis dos sete municípios, a exceção é São Caetano. As prefeituras apostam em reforçar as equipes da atenção básica, tanto nas UBSs (unidades básicas de saúde) quanto na Saúde da Família. As inscrições começaram sexta-feira (26/5) e terminam no próximo dia 31. A expectativa é que os novos profissionais comecem a atuar no final de junho.

Segundo a listagem divulgada pelo governo federal, Mauá será a cidade com o maior número de vagas abertas, 26, seguida por Santo André com 17, São Bernardo com 15, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra com seis profissionais cada, e Diadema com mais cinco profissionais.

São Bernardo conta, atualmente, com 19 profissionais oriundos do programa Mais Médicos e outros quatro do programa Médicos pelo Brasil. “Eles atuam em áreas de vulnerabilidade e auxiliam na cobertura do Departamento de Atenção Básica. Cada profissional médico atua dentro de uma equipe de Saúde da Família, promovendo ações de saúde e qualidade de vida”, explica o Poder Executivo.

 

Mais profissionais

Rio Grande da Serra terá o maior aumento proporcional no número de profissionais deste programa. Atualmente a cidade conta com dois médicos e verá o número aumentar em quatro vezes. A cidade apostará na ampliação do acesso da população em serviços clínicos, com o objetivo de reduzir tanto o tempo de espera para uma consulta quanto de permanência na unidade de saúde.

As UBSs e equipes de Saúde da Família em Ribeirão Pires contam com 11 profissionais do Mais Médicos, e esses serviços serão o que receberão reforço dos seis novos profissionais que chegarão a partir do novo edital.

“O programa visa promover melhorias na qualidade do atendimento e humanizar o cuidado médico, permitindo que os médicos estabeleçam vínculos mais estreitos com seus pacientes e a comunidade. Além de promover uma economia para o município, a população conta com profissionais capacitados”, explica o comando da Estância Turística.

 

Estratégia da Saúde da Família

Em Diadema, o número de profissionais do Mais Médicos subirá dos atuais quatro para nove e serão alocados nas equipes de Estratégia da Saúde da Família, postos de saúde e como médicos de família. Inclusive vão participar dos debates sobre a realização de projetos terapêuticos singulares dos usuários, da avaliação clínica e epidemiológica em relação a vulnerabilidade existente no município.

Para o Município, o programa é de extrema importância uma vez que uma das características é fixar os profissionais nos locais de maior vulnerabilidade para possibilitar o acesso dos munícipes em consultas, prevenção, promoção e cuidado à saúde. A vinda destes profissionais além de ampliar a oferta de consultas, qualifica também o atendimento, uma vez que eles participam de formação acadêmica aliada a experiência no campo da prática médica, informa a Prefeitura.

Mauá foi a única que não detalhou à reportagem o atual número de profissionais. Apenas relata que de 2013 até 2019 foram mais de 50 profissionais que atuaram no município, assim aumentando a cobertura de Saúde da Família de 30,83% para 56%. Os locais de atuação dos próximos 26 médicos ainda são debatidos internamente.

Santo André não respondeu aos questionamentos da reportagem. O anúncio dos 17 novos profissionais foi “antecipado” pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) após reunião com participação do prefeito Paulo Serra (PSDB) e da deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania), em Brasília.

 

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3265940/novo-edital-do-programa-federal-mais-medicos-abre-mais-75-vagas-no-abc/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: Saúde