
Publicado em 23/05/2023 - 09:00 / Clipado em 23/05/2023 - 09:00
Análise de Mídia - 23/05/2023
Comentário geral: Reportagem do jornal Valor Econômico dá grande destaque a declarações do prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., sobre a crise do PSDB e a sua saída do partido ao qual está filiado há dez anos. “Sou militante antigo e me entristece muito essa realidade vivida pelo PSDB”, diz Auricchio. “O PSDB perdeu a conexão com a sociedade”, avalia o prefeito, presidente do diretório tucano em São Caetano.
Auricchio avalia que a derrota de Geraldo Alckmin na disputa pela Presidência em 2018 foi um dos indicativos de que o partido estava se distanciando dos eleitores. “Foi um resultado emblemático”, diz o prefeito. “O recado foi dado já naquela eleição, mas o partido não ouviu. Não entendeu a mudança no perfil da sociedade”, diz, lembrando da vitória de Jair Bolsonaro naquela eleição.
Para o dirigente tucano, outro problema enfrentado pelo partido em São Paulo foi a saída de Alckmin do PSDB, em dezembro de 2021, depois de desentendimentos com o ex-governador João Doria. “Alckmin foi avalista de Doria e esse rompimento gerou um grande abalo”, diz.
No fim de 2021, a prévia nacional do PSDB, que colocou em campos opostos Doria e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, atual presidente nacional do partido, aprofundou a crise tucana. “Gerou uma zona de conflitos e deixou cicatrizes irreparáveis”, afirma o prefeito, que votou em Doria.
Auricchio afirmou que vai continuar no PSDB até o fim de seu mandato como presidente do diretório de São Caetano do Sul, previsto para acabar em agosto, quando será feita a convenção. Depois, seguirá para o PSD do secretário estadual Gilberto Kassab, presidente nacional do partido. “Kassab é meu amigo antigo”, diz.
Matéria do jornal ABC Repórter registra que o vice-prefeito Carlos Humberto Seraphim reuniu-se com o prefeito José Auricchio Jr. para apresentar projetos na área social. “Falamos sobre o Avança São Caetano e a política de proteção animal, uma vez que a cidade ganhou recentemente equipamentos de atendimento aos pets, como a Ubasa e o Hospital Veterinário da USCS”, disse.
Reportagem do site Repórter Diário informa que um levantamento de dados sobre desaparecimentos, mostra que o número de pessoas com mais de 60 anos desaparecidas aumentou 250% na região do Grande ABC, considerando o 1º trimestre de 2022 e os três primeiros meses desde ano. O número saltou de seis casos para 21. Diadema teve sete casos, seguido por São Bernardo, com cinco; Santo André, quatro; Ribeirão Pires, dois e Mauá, um. São Caetano e Rio Grande da Serra não registram nenhum caso.
A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB de Santo André, Antonieta Rosa Nogueira Ferreira, lembra que São Caetano, cidade com maior população idosa do ABC, tem diversos Cises (Centros Integrados de Saúde e Educação) voltados para a pessoa idosa e na cidade não houve registros nos dois trimestres iniciais de 2022 e 2023. “A gente tem que pegar essas experiências que funcionam e copiar”, diz
Outros destaques:
Coluna Rastilho - Prefeitos demonstram indignação com caso de racismo contra Vini Jr – Repórter Diário
Estado reduz fatalidades no trânsito enquanto mortes no ABC aumentam 8,5% – Site Repórter Diário.
Grande ABC registra 372 casos de dengue entre janeiro e abril – DGABC.
Trânsito da região tem o abril menos letal da série histórica – DGABC.
Grande ABC registra média de três casamentos com menores de idade – DGABC.
Tom geral do noticiário: positivo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah