
Publicado em 18/05/2023 - 08:30 / Clipado em 18/05/2023 - 08:30
OAB São Caetano dá início as obras da sede própria no 2º semestre
Mariana Fanti
A Subseção da OAB São Caetano vai oferecer capacitações jurídicas para empresas, mais estrutura e serviços graças à parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município. A iniciativa será viabilizada com a construção da sede própria em terreno doado pela Prefeitura, na rua Libero Badaró.
As obras terão início no segundo semestre deste ano e deverão ser concluídas até o segundo semestre de 2024. “Será uma obra 100% custeada pela OAB, embora o terreno tenha sido doado”, explica João Paulo Borges Chagas, presidente da OAB de São Caetano, em entrevista ao RDtv.
Foto: reprodução RDtv
A OAB São Caetano, cujo espaço atual passou por um processo de revitalização, sediou dia 12 de maio a Conferência Regional de Advocacia. Na 5ª edição, o encontro reuniu mais de 600 profissionais, que debateram temas pertinentes a advocacia e a sociedade, como audiências virtuais, direito sucessório, início de carreira, fake news e outros temas. “Foi um encontro que representou a união de toda advocacia regional”, afirma.
Além da anfitriã, participaram profissionais das subseções de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires. Entre os assuntos discutidos os advogados falaram sobre sustentabilidade, planejamento sucessório, famílias ectogenéticas, prerrogativas nas audiências, tecnologia e proteção de marcas.
“Tecnologia é uma realidade e devemos utilizá-la da melhor maneira para atender o advogado, cidadão e Poder Judiciário”, diz. Entre as vantagens, a possibilidade da realização de audiências de conciliação virtuais e maior celeridade aos processos. “Os fóruns têm tido cada vez menos assiduidade, então não podemos ignorar os benefícios que a tecnologia traz, mas devemos tomar cuidado com situações que podem gerar perda de direitos”, pondera.
Ao RDtv, João Paulo Borges Chagas também contou sobre os serviços realizados atualmente pela subseção São Caetano, como coworking, orientações jurídicas aos mais necessitados – o município não dispõe dos serviços da Defensoria Pública – e trabalho itinerante.
Na subseção, destaque para a atuação da comissão social. Como exemplo do trabalho social desenvolvido, Chagas revela que mais de 13 mil absorventes femininos foram arrecadados durante ação realizada entre fevereiro e início de abril deste ano.
Os itens arrecadados serão doados a instituições cadastradas junto a OAB e ao Fundo Social de Solidariedade do município. “As entidades que estiverem com alguma dificuldade podem procurar a OAB de São Caetano e falar com a comissão de ação social”, afirma.
As doações podem ser entregues, presencialmente, na sede da OAB localizada na Estrada das Lágrimas, 361. Com a chegada do inverno, será lançada, em breve, a Campanha do Agasalho.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: São Caetano