
Publicado em 17/05/2023 - 07:34 / Clipado em 17/05/2023 - 07:34
ABC libera vacinação contra a gripe para toda a população
João Martins
A temporada de outono/inverno faz com que os problemas respiratórios se tornem mais comuns entre a população. Em razão disso, as prefeituras do ABC ampliaram a vacinação contra a gripe para a população a partir de seis meses de idade, que agora já podem se proteger da Influenza. A campanha oficial segue até 31 de maio.
Diadema, Mauá, São Bernardo e São Caetano ampliaram o esquema vacinal para toda população desde a última segunda-feira (15/05). Na primeira cidade, quem precisar receber aplicação do imunizante basta procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde), das 8h30 às 16h, sem necessidade de agendamento.
O munícipio conta com mais de 424 mil pessoas acima de 6 meses que estão aptas para o processo, mas até o momento foram imunizadas 31.082 pessoas.
Em Mauá a aplicação é feita nas 23 UBSs, de segunda a sexta, das 9h às 16h, e nas unidades Flórida, Magini e Zaíra 2, que operam das 9h às 20h. Até sexta-feira (19), o público também poderá ser imunizado na tenda montada ao lado da entrada da Estação Mauá da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), das 16h às 20h. O local irá aplicar somente a vacina da gripe. É necessário apresentar documento com foto (RG ou CNH). Desde 10 de abril, a cidade já aplicou 44.919 doses contra a gripe.
São Bernardo tem doses disponíveis em todas as UBSs, sem necessidade de agendamento. Para receber a proteção, o munícipe deve procurar um dos postos portando documento de identificação. O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos têm horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais UBSs funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 18h.
Em São Caetano, a projeção é vacinar 78.693 pessoas, mas até o momento foram vacinadas somente 25,6 mil, cerca de 32,6% do público-alvo. Para aumentar a adesão, a Prefeitura disponibiliza a dose em todas as UBSs mediante agendamento pelo site: portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos.
Ribeirão Pires liberou a vacinação para toda a população na terça-feira (16). Até então, a Estância aplicava a dose apenas para o grupo prioritário e já imunizou 11.768 pessoas, o que corresponde a aproximadamente 30% do público alvo. Para a imunização é necessário comparecer a uma das 10 UBS, com documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Já Santo André, que ampliou o processo de vacinação no último sábado (13/05), disponibiliza a proteção nas 34 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Até o momento, a administração municipal contabiliza que 64.427 doses da vacina foram aplicadas no município.
Rio Grande da Serra não respondeu até o fechamento da reportagem.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Saúde