Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 15/05/2023 - 19:21 / Clipado em 15/05/2023 - 19:21

Em São Bernardo, Alckmin diz acreditar na queda dos juros


Carlos Carvalho

 

Alckmin teve que abreviar a agenda no ABC, pois convocado por Lula para uma reunião (Foto: Divulgação)

 

O vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), participou da abertura 5º Fórum Paulista de Desenvolvimento que ocorreu em São Bernardo nesta segunda-feira (15/05). Alckmin não escondeu seu otimismo com as medidas do governo e com a possibilidade de uma queda na taxa de juros, uma das principais reclamações do Governo Federal em relação ao Banco Central.

“Estou otimista, os juros vão cair. Aliás, o juro futuro, que não é estabelecido pelo Banco Central, é pelo mercado, ele já aponta para baixo de 6%, então ele indica queda. Se com o câmbio bom, melhorando o sistema tributário e juros para baixo, a economia cresce de maneira muito mais forte e com uma agenda de competitividade”, disse o vice-presidente.

Aliás, a agenda de competitividade tomou conta de boa parte do discurso que durou cerca de 30 minutos. Alckmin ressaltou os investimentos anunciados nos últimos dias em Educação, os processos para melhora da área de logística, os acordos internacionais e a busca de outros, principalmente o que envolve o Mercosul com a União Europeia, a necessidade de uma simplificação no sistema tributário e o arcabouço fiscal, que substituirá a política do teto de gastos e que conta a expectativa de votação no Congresso Nacional neste primeiro semestre.

O ex-governador de São Paulo também investiu boa parte de sua fala sobre a necessidade de uma política industrial mais sustentável e que possa reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera, com direito a uma “aula de química” sobre o tema. Porém, o socialista evitou qualquer fala fizesse uma antecipação sobre o plano de incentivo à indústria que será apresentado no próximo dia 25, em ação liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Geraldo Alckmin também anunciou que recebeu algumas reivindicações dos empresários que participaram do Fórum e pediu para que outras ações que serão debatidas possam ser encaminhadas para análise do Governo Federal.

O vice-presidente também foi presenteado com réplicas de veículos da Scania e da Volkswagen, além de receber presentes do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e da deputada estadual Carla Morando (ambos do PSDB).

No evento também estavam presentes os prefeitos de Diadema, José de Filippi Jr. (PT), e de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), o deputado federal Marcelo Lima (PSB) e do vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias (PL). Chegou a ser anunciado o nome do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), porém, o mesmo não estava presente no evento.

 

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3259843/em-sao-bernardo-alckmin-diz-acreditar-na-queda-dos-juros/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: São Caetano