Clipclap

Aguarde ...

 Site ABC Repórter - Grande ABC/SP

Publicado em 14/05/2023 - 06:15 / Clipado em 14/05/2023 - 06:15

Roubos de carros caem 60,3%, e celulares 63% em São Caetano


Maicom

Resultados positivos são reflexo da ação conjunta da Guarda Civil Municipal com a Policia Militar e Civil além da implantação do Centro de Monitoramento de Emergência

 

Os roubos de celulares registram forte queda de 63,2% em São Caetano, passando de 225 ocorrências no primeiro trimestre de 2022 para 83 no mesmo período deste ano. Levantamento da SSP – Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, divulgado no fim de abril, já havia apontado que os roubos de veículos despencaram 60,3% no mesmo período de comparação (de 68 para 27). Veja o quadro ao lado.

 

00001_Operaçao Sao Caetano do Mais Segura

 

00001_Operaçao Sao Caetano do Mais Segura

 

“Estes números são possíveis graças à visão estratégica do prefeito José Auricchio Júnior, que tem direcionado os investimentos do setor em estrutura e tecnologia, como a criação do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), que opera cerca de 400 câmeras de alta resolução”, ressalta o secretário municipal de Segurança, Lourival dos Santos Silva.

00001_Operaçao Sao Caetano do Mais Segura

 

00001_Operaçao Sao Caetano do Mais Segura

 

00001_Operaçao Sao Caetano do Mais Segura

 

00001_Operaçao Sao Caetano do Mais Segura

 

União

Outro ponto que explica a queda dos indicadores criminais é a sincronia de trabalho entre as Forças de Segurança, representadas pelas Polícias Militar e Civil, além da Guarda Civil Municipal.  “É também um grande diferencial”, complementa Lourival enfatizar o sucesso dos bloqueios especiais que ocorrem todos os dias na cidade em pontos diferenciados, principalmente nas rotas de fuga.

 

divulgação

 

Estratégias

O secretário lembra que a cidade é diferenciada em todos tipos de crimes sendo necessário planejar estratégias com estudos das estatísticas além de buscar novas alternativas a começar pela tecnologia.

Outra estratégia foi a otimização das viaturas das bases fixas, que hoje efetuam o patrulhamento do próprio bairro onde se localizam, permanecendo assim o maior tempo em rondas.

“Em São Caetano é difícil diminuir os índices pois já são baixos, mas não é impossível, como mostramos nos resultados do declínio de roubos e furtos de carros, celulares e outros”, explica Lourival.

 

Tecnologia

O Centro de Monitoramento de Emergência da Prefeitura de São Caetano tem sido o principal instrumento da GCM para combate ao crime que possibilita inclusive realizar a “engenharia reversa”.

“Podemos fazer o acompanhamento de um veículo por diversos pontos da cidade e saber por exemplo, se tem mais outros fatos importantes como outros veículos participando do crime. Dessa forma o meliante será detido durante a ação, depois ou até antes do início”, explica o secretário.

Com os bloqueios a GCM retira das ruas muitos veículos que poderiam ser usados para a prática do crime, pois grande parte dos autos recolhidos foram roubados ou furtados.

 

Vulneráveis

Os pontos mais sensíveis para o furto de celulares e automóveis na cidade, estão nas proximidades das divisas da cidade.

“Dados como esse, mostram que é necessário que as viaturas passem mais tempo patrulhando os bairros ao invés de ficarem estacionadas nas bases fixas, essa é uma das estratégias utilizadas que tem melhorado os resultados dos índices criminais”, concluiu o secretário Lourival.

 

prefeito José Auricchio Júnior.

 

https://abcreporter.com.br/2023/05/14/roubos-de-carros-caem-603-e-celulares-63-em-sao-caetano/

Veículo: Online -> Site -> Site ABC Repórter - Grande ABC/SP

Seção: São Caetano