
Publicado em 13/05/2023 - 08:00 / Clipado em 13/05/2023 - 08:00
São Caetano divulga programação da 12ª Entoada Nordestina
Entoada Nordestina de São Caetano em 2022 - Foto: Paulo César Ribeiro/Secult /PMSCS
Entre os dias 19 e 21/5, São Caetano realizará sua 12ª Entoada Nordestina, no Espaço Verde Chico Mendes (Av. Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica). Na sexta-feira, as atrações ocorrerão das 16h às 22h; sábado, das 12h às 23h; e domingo, das 12h às 22h.
Celebrando a cultura e a identidade do Nordeste brasileiro, o tradicional evento da cidade terá cada noite de atividades encerrada por um show com artistas de referência e destaque da música popular, sempre às 20h30: Mano Walter (19), Anastácia (20) e Lucy Alves (21).
Os visitantes poderão conferir ainda artesanato temático, gastronomia típica e muitas atrações de artistas do Nordeste e da região metropolitana de São Paulo.
A Entoada é aberta ao público de todas as idades, com entrada solidária: 1kg de alimento não perecível por pessoa, dentro do prazo de validade. O total arrecadado será destinado ao Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade do município.
Gastronomia e artesanato
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio imaterial, a variada cozinha nordestina será representada nesta edição da Entoada por cerca de 50 barracas e carrinhos gourmet que comercializarão iguarias como feijão tropeiro, baião de dois, mocotó, galinha caipira, sarapatel, buchada, jabá, caldos, bobó de camarão, acarajé, tapioca, além de chopps artesanais e doces: de abóbora, batata e figo, quebra-queixo, cocada e outros deliciosos sabores do nordeste.
A atual edição terá também áreas com decoração temática para fotografar ao lado da família e amigos (“espaços instagramáveis”) e adereços. E ainda: redário, brinquedos infláveis, Tenda dos Milagres e Estande Temático. A Tenda dos Milagres, por Carlos Galego, será ambientada com livros e cordéis de autores nordestinos, e elementos aconchegantes, que sugerem uma pausa para descanso e conhecimento. No Estande Temático, com a Cia Baú dos Sonhos, será possível fotografar ou filmar com personagens caracterizados com vestimentas típicas.
Lucy Alves
Lucyane Pereira Alves, natural de João Pessoa (PB), é atriz, cantora, compositora e multi-instrumentista. Recebeu vários prêmios ao longo da carreira, incluindo um Prêmio Extra, e um Melhores do Ano, além de indicações para um Grammy Latino, um Prêmio APCA, e um Prêmio Bibi Ferreira.
Lucy Alves iniciou sua carreira ainda criança integrando grupos musicais em sua cidade natal. Participa do grupo Clã Brasil, com quem já lançou diversos projetos. Ganhou fama por intermédio do reality The Voice Brasil, conquistando o 2° lugar.
Em 2016, recebeu aclamação da crítica por sua interpretação como a antagonista Luzia dos Anjos na novela Velho Chico, da TV Globo. Em 2022, estreou na Netflix protagonizando a série “Só se for por amor”. Hoje, atua no papel de “Brisa”, em Travessia, a novela das 9 da TV Globo.
Anastácia
Nascida Lucinete Ferreira, no Recife (PE), em 1940, Anastácia é considerada a Rainha do Forró. Foi esposa de Dominguinhos (1942–2013), seu principal parceiro na carreira musical, com quem compôs mais de 250 canções.
Gravou o primeiro disco em 1960, seu trabalho pioneiro no forró. Na mesma década, produziu ao lado de Dominguinhos uma das obras mais significativas da MPB, “Só quero um xodó” e outros clássicos como “Tenho sede”, “Contrato de separação”, “Sanfona sentida” e “Sucesso da Zefinha”, além de um diversificado histórico de gravações, regravações e duetos, além de gravações internacionais.
Foi indicada ao Grammy na categoria “Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa”, em 2018, pelo álbum “Daquele jeito”.
Mano Walter
José Walter Tenório Lopes nasceu em Quebrangulo (AL). Desde a infância vivendo no meio rural, começou a cantar e a compor acompanhando o pai nas festas da região. Em 2016, gravou o seu primeiro DVD oficial, em Maceió, com participação especial da cantora Marília Mendonça. No mesmo ano, Mano Walter torna-se o segundo cantor de forró mais escutado do Brasil. Com a música “O que houve?” conquista o disco de ouro. Em 2019, o álbum “Ao Vivo em São Paulo” foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja.
Mano Walter é um dos grandes representantes do piseiro. Variação da pisadinha, é um estilo musical surgido na Bahia, derivado do forró. O piseiro tem traços da pisadinha, apresentando uma coreografia marcada por passos arrastados e mãos posicionadas junto ao corpo. Esta derivação do forró tradicional tem batida mais rápida, propondo uma dança solo.
Confira a Programação (sujeita a alterações) :
19 de maio (sexta-feira)
Palco Dominguinhos
16h – Dj Alê
17h – Aulão de forró com membros dos Centros da Terceira Idade de São Caetano
18h – Cerimônia de entrega da medalha Cidadão Nordestino
Palco Gonzagão
19h – “Elas tocam Jackson”, com Nanda Guedes (sanfona, voz e arranjos), Graziela Campanha (voz e triângulo), Michelle Britto (guitarra, violão e viola), Naiara Perez de Oliveira (zabumba) e Caroline Oliveira (percussão)
20h30 – Mano Walter
20 de maio (sábado)
Intervenções rasteiras
Durante a festa: Moreira de Acopiara (cordelista)
A partir das 12h – Tenda dos Milagres, por Carlos Lopes Galego
A partir das 14h – Estande Temático, com a Cia Baú dos Sonhos
13h – Cavalo Marinho, com Tropeiros da Serra14h30 – Matheus Ferreira e Fabiane Ribeiro (repentistas)
16h30 – Peneira e Sonhador (repentistas)
17h – Maracatu Balanço das Águas
18h30 – Adão Fernandes (repentista)
Palco Dominguinhos
12h – Apresentação musical dos alunos da Fundação das Artes: Andrea Barcelos, Ernesto Gennari, Gustavo Costa e Letícia Pereira
12h30 – Dança, com a Escola Municipal de Bailado “Laura Thomé”
14h – Baile dos Coletivos: DJ Forró Di Patrão (Forró de Todos) + Dj Alê (Forró no Chico) + Tercio Gomes (Forró Pé de Calçada)
16h – Banda Sinfonia Pé de Serra
18h – Trio Praiano
Nos intervalos: Dj Alê
Palco Gonzagão
19h – Luarada Brasileira – Festa na Roça, com Cicinho Silva (voz e acordeon), Clebinho Santos (voz e triângulo), Ivan Rodrigo (voz e zabumba), Gilson Bass (contrabaixo), Lucas Percussão (percussão) e Digo Ferreira (guitarra)
20h30 – Anastácia
21 de maio (domingo)
Intervenções rasteiras
Durante a festa: Moreira de Acopiara (cordelista)
A partir das 12h – Tenda dos Milagres, por Carlos Lopes Galego
A partir das 14h – Estande Temático, com a Cia Baú dos Sonhos
13h – Capoeira e Maculelê, com A.D.C. Capoeira Santa Izabel
15h30 – Matheus Ferreira e Fabiane Ribeiro (repentistas)
16h30 – Peneira e Sonhador (repentistas)
18h30 – Adão Fernandes (repentista)
Palco Dominguinhos
12h – Influência de Jackson – Viva o rei do ritmo!, com Claudio Campos (voz, violão e viola caipira), André Soratti (contrabaixo) e Gustavo Surian (bateria e percussão)
13h30 – Trio da Lua “Na trilha do xaxado”, com Zé da Lua (Wagner Ufracker da Silva, voz e zabumba), Márcio Dedéu (sanfona e voz), Charlles Freire (voz e triângulo), Digo Ferreira (voz e contrabaixo), Ana Freire (personagem Maria Bonita) e Juarez Martins dos Anjos (personagem Lampião)
15h – Encantos de Elba, com coletivo Espalha Graça do Forró (Marlene Andrade, Juliana Freitas e Joana Assis)
16h30 – Tributo à Luiz Gonzaga “A volta do Baião”, com Fabinho Zabumbão (voz e zabumba), Luiz Fernando (voz e acordeon), Jonny Eustáquio (voz e triângulo), Eduardo Nascimento (cavaquinho e violão) e José Joaquim de Marães (bateria)
18h – Fabrício Ramos canta suas raízes, com Fabrício Ramos, Francisco José da Silva, Samuel Antônio da Silva, Frank Lemos da Silva e William Pereira dos Santos
Nos intervalos: Dj Alê
Palco Gonzagão
19h – Forró Pé de Serra: Rodrigo Souza (voz), Cicinho Silva (sanfona), Rodolfo Willame (zabumba), Gilvan Lima (triângulo e percussão) e Ric Bass (contrabaixo)
20h30 – Lucy Alves
https://www.vivaabc.com.br/sao-caetano-divulga-programacao-da-12a-entoada-nordestina/
Veículo: Online -> Site -> Site Viva ABC
Seção: Cultura