
Publicado em 02/05/2023 - 09:00 / Clipado em 02/05/2023 - 09:00
Análise de Mídia - 02/05/2023
Comentário geral: Reportagem do Diário do Grande ABC de hoje destaca que os fóruns da região do Grande ABC têm nada menos que 1.268 processos judiciais pendentes relativos à saúde pública. A cidade com maior número de casos é São Bernardo, com 440 processos; seguida por Santo André (238); Mauá (152); São Caetano (137); Diadema (136); Ribeirão Pires (117) e Rio Grande da Serra (48). Do total, 119 são processos encaminhados em 2023. O jornal informa ainda que o tempo para a tramitação de processos na região é alto, de 551 dias em média. O assunto também é tema do editorial do DGABC, “Saúde, universal e gratuita?”
O site Repórter Diário de hoje traz matéria sobre os eventos culturais comemorativos dos 55 anos da Universidade Municipal de São Caetano (USCS), com destaque para a apresentação de peças teatrais, dirigidas e encenadas por alunos e ex-alunos da universidade.
Outra matéria do site Repórter diário de hoje registra que as equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que atuam no ABC atendem a quase 700 casos por mês nas sete cidades da região, sendo cerca de 600 em São Bernardo, Santo André e São Caetano e mais de 90 na base avançada de Mauá, que atende também Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Reportagem do DGABC de segunda-feira revela que o número de mortes no trânsito durante o mês de março no Grande ABC foi o maior da série histórica, registrada desde 2015: foram 25 óbitos, quatro a mais do que o número apontado naquele ano. Do total de mortes, 48% ocorreram nas rodovias da região (12), sendo que a maioria foi de motociclistas (9), homens (20) e pessoas entre 18 e 24 anos (6).
Reportagem do site Repórter Diário de segunda-feira registra que só neste ano, cinco prefeituras do ABC já registraram 141 casos de dengue, sendo que, do total de casos, 50 são autóctones (contraídos na cidade) e 80 vieram de fora. Em Diadema, nos primeiros três meses de 2023, foram registrados 35 casos, entre autóctones e “importados”. Na sequência, aparece São Caetano, com 34 casos. O jornal informa que março a Prefeitura de São Caetano investiu na aplicação de larvicida biológico como combate à dengue, zika e chikungunya.
Matéria do ABCD Jornal de domingo registra que a deputada estadual Carla Morando solicitou ao governador Tarcísio de Freitas o aumento do efetivo da Polícia Militar no ABCD. Em reunião realizada nesta semana com o comandante do 6° BPM/M, major Fernando Ricardo Carvalho, na sede da Corporação em São Bernardo, a parlamentar entregou cópia do documento com a reivindicação e ressaltou a luta para garantir as melhores condições para o exercício do trabalho dos policiais militares na região.
O Repórter Diário de domingo informa que depois da pandemia de covid-19, diversos segmentos alteraram a modalidade de trabalho para o home office. Desde 2020, cerca de 10% dos profissionais ativos no ABC que exerciam suas atividades remotamente permaneceram na modalidade, conforme apontam sindicatos das categorias de base do ABC. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que em nível nacional, foram cerca de 11% os trabalhadores que se estabeleceram neste formato.
Reportagem do DGABC de sábado registra que a Fundação das Artes de São Caetano abdicou de sua autonomia administrativa e delegou à prefeitura municipal a realização de licitações. Segundo o jornal, a decisão ocorreu depois de o prefeito José Auricchio Jr. ter assinado a lei 6.085, de 8 de fevereiro deste ano, que centralizou os processos de licitação na Secretaria de Gestão e Governo Digital. O jornal lembra, contudo, que o próprio Auricchio assinou um decreto em abril desobrigando os entes da administração indireta a entregar suas licitações à pasta chefiada por Carla Freitas Nascimento.
A coluna Rastilho, do jornal Repórter Diário de sábado, registra que em Audiência Pública realizada na Câmara de São Caetano na quinta-feira (27/4), a secretária municipal de Educação, Minéa Fratelli, apresentou um balanço da pasta no exercício de 2022, destacando os investimentos da rede municipal de ensino, tanto na infraestrutura quanto na formação de profissionais, concessão de benefícios e implementação de programas pedagógicos.
Nota da coluna Cena Política, de sábado, informa que o ex-vereador de São Caetano Fábio Palacio (União Brasil) está desembarcando do grupo liderado pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando. A coluna registra que a mulher de Palacio, Aghata, foi exonerada do cargo de assessor do prefeito e lembra que Palacio esteve junto com o prefeito de São Bernardo desde que era vereador era vereador em São Caetano, mas que começou a se afastar dele depois que o tucano se aproximou do prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., a quem Palacio faz oposição.
Outros destaques:
Grande ABC tem 1.176 vagas de emprego – DGABC.
Consórcio recebe manifesto pela paz nas escolas – DGABC.
Centros públicos oferecem 1.176 oportunidades de empregos no ABC – Site Repórter Diário.
Prefeitura realiza recadastramento do Cartão São Caetano – Site ABC em Off.
Centros públicos oferecem 1.176 oportunidades de empregos no ABC – Site Repórter Diário.
Prefeitura realiza recadastramento do Cartão São Caetano – Site ABC em Off.
Escola de São Caetano fecha Abril Azul com caminhada de conscientização sobre autismo – Jornal Diário Regional.
ABC tem saldo negativo na geração de vagas em março – Jornal Diário Regional.
Inadimplentes no Grande ABC estão devendo há 25 meses, em média – Jornal Imprensa ABC.
Ipem fiscaliza lojas de capacete e orienta usuários no Grande ABC – DGABC.
Boulos, Tabata e Salles testam vitrine para 2024 - Jornal Folha de S. Paulo
Tom geral do noticiário: neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah