Clipclap

Aguarde ...

Diário dos Trilhos

Publicado em 27/04/2023 - 19:00 / Clipado em 27/04/2023 - 19:00

Prefeito de São Caetano critica gestão Doria/Garcia pelo fim da linha 18-Bronze


Linha de monotrilho atenderia a cidade e capital, mas foi substituída por um corredor de ônibus BRT.

 

O prefeito de São Caetano do Sul, cidade do ABC Paulista, José Auricchio Júnior, durante coletiva de imprensa em evento que entregou a modernização da estação da Linha 10-Turquesa que atende a cidade, criticou abertamente a gestão anterior do Governo do Estado, liderada por João Doria e seu Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

O motivo do comentário crítico foi a forma com que a Linha 18-Bronze, monotrilho que atenderia sua cidade, foi descontinuado após estudos de mais de dez anos e com contrato para uma PPP (Parceria Público Privada) para construção da linha.

Após anos de arrasto e debates, em 2019, Alexandre Baldy e o governo optaram por desistir deste projeto e converter a linha em um simples corredor de ônibus de BRT (Bus Rapid Transit).

Para o prefeito, a cidade foi prejudica, houve a perda de dinheiros e investimentos com uma simples “canetada”.

“Nós perdermos, não vou deixar aqui de ser franco e falar que o ABC perdeu algo ao cancelar o contrato que o Governo do Estado tinha com o consórcio que ia fazer a construção do VLT (leia se monotrilho) nós tivemos um trauma muito grande.

Com todo o carinho e respeito, já disse ao governador, mas como um secretário de estado que veio para cá praticar essa maldade e isso precisa ser recuperado. A gente não pode uma luta de décadas em que eu participei ativamente para que o ABC tivesse o metrô e vem um secretário que nem sabe a localização geográfica  do ABC para com uma canetada acabar com o contrato. Sabe lá o prejuízo econômico que o Estado teve para trocar o modal. Nós vamos aceitar, mas não vamos nos calar, essa foi uma das grandes perdas que o estado de SP promoveu para o ABC, especialmente para as cidades de São Caetano, Santo André e São Bernardo”
, disse o prefeito.

Diante da sua fala, questionamos José Auricchio sobre sua citação importante e o prefeito disse que o que incomoda é a forma com que todo o processo para enterrar a linha 18 aconteceu, jogando um trabalho de uma década no lixo. Leia a seguir:

“Não se trata da expectativa de ter o Metrô, se trata da forma como as coisas foram conduzidas. Nós tínhamos uma forma, uma PPP que estava pronta, assinado o contrato para início do canteiro de obras com grupo internacional e na troca do governo, simplesmente vem um secretário de fora de São Paulo que não tinha nenhum conhecimento de Transportes Metropolitanos, muito menos do que é a Metrópole Paulista, em especial o ABC e em uma canetada, arrumar estudo técnico é muito fácil.

Eu queria saber todo o estudo que foi  feito durante uma década para ter a PPP do monotrilho então estava inválido? Foi jogado na lata do lixo, com isso se perdeu uma década de estudo, passaram quatro anos e agora estamos incipientes no início do BRT que espero que seja definitivo e atenda a demanda do ABC.”


A Linha 18-Bronze estava prevista para ser um monotrilho parecido com o da Linha 15-Prata, ligando o ABC e a região do Tamanduateí em São Paulo, com 19 estações e a estimativa de atender 340 mil pessoas por dia.

Agora o que será construído é um sistema de BRT com ônibus convencionais de capacidade total de transporte de pessoas menor se comparado com o sistema rejeitado.

https://diariodostrilhos.com/2023/04/27/prefeito-de-sao-caetano-critica-gestao-doria-garcia-pelo-fim-da-linha-18-bronze/

Veículo: Online -> Site -> Diário dos Trilhos

Seção: Política