Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 28/04/2023 - 09:00 / Clipado em 28/04/2023 - 09:00

Análise de Mídia - 28/04/2023


Comentário geral: Matéria da coluna Painel, publicada no portal da Folha de S. Paulo, repercute o jantar marcado pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para se aproximar do PSDB de São Paulo ocorrido nesta quarta-feira (26/04). De acordo com o veículo, o evento contou com a presença de apenas seis prefeitos e ao todo, cerca de 30 pessoas compareceram, o que foi considerado uma derrapada na articulação política do atual presidente tucano.


Inicialmente, a ideia era chamar prefeitos das 12 maiores cidades administradas pelo PSDB. Depois o convite foi expandido para alguns outros municípios menores, bem como para interessados em conhecer o governador. Da região do ABC, apenas o prefeito de Santo André, Paulo Serra, marcou presença. O jornal destaca a ausência de prefeitos de cidades importantes como São Bernardo e São Caetano.


Reportagem do programa CBN São Paulo, veiculado na rádio CBN, destacou que o Torneio Sudeste Infantil e Juvenil de Natação sucedido no Conjunto Aquático Leonardo Sperate, em São Caetano, preocupou os pais dos atletas por falta de assistência de equipe médica no local.


Promovido pela Federação Aquática Paulista, o evento reuniu 643 jovens com idades entre 12 e 16 anos, e pelo menos nove jovens precisaram de atendimentos médicos logo após as provas. As entidades responsáveis alegaram que o suporte necessário foi dado, mas que a cidade de São Caetano não possui legislação que determine presença de ambulância em eventos com menos de 10 mil espectadores.


Matéria do site Repórter Diário informa que após os últimos atentados em escolas do país, as ações de reforço na segurança das redes de ensino municipais do ABC parecem ter dado resultado. Os municípios informaram que poucos incidentes foram atendidos pelas GCMs. Vale destacar que em algumas cidades, como São Bernardo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, os prefeitos determinaram que os agentes de segurança passassem a atuar dentro dos colégios.


Das cinco prefeituras que responderam ao questionamento do site, apenas Rio Grande da Serra relatou que desde março para cá rregistrou uma ocorrência, mas não detalhou do que se tratava, apenas afirmou que ninguém foi detido. São Caetano não colocou GCMs dentro dos colégios, mas trabalha na implantação do botão do pânico que poderá ser acionado em casos de necessidade. O município não respondeu sobre os resultados das ações de segurança nas escolas até aqui.


Reportagem do jornal Diário do Grande ABC divulga os dados do Caged, do Ministério do Trabalho, referente as admissões e demissões de empregos de carteira assinada na região durante o último mês de março.


Foi o primeiro resultado negativo do ano, vindo ao contrário do resto do país que teve saldo positivo. Foram 34.942 contratações contra 35.033 dispensas, gerando um déficit de 91 vagas. No comparativo entre as cidades, São Caetano teve o pior saldo, tendo 5.181 admissões contra 5.779 demissões, resultando em um déficit de 598 vagas.

 

Outros destaques:

Prefeito de São Caetano critica gestão Doria/Garcia pelo fim da linha 18-Bronze  - Diário dos Trilhos
São Caetano: USCS participa de estudo sobre vacina tetravalente com Instituto Butantan – ABC em OFF
São Caetano convida nordestinos a contarem suas histórias – RD

Tom geral do noticiário: neutro/negativo/positivo.

 

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah