
Publicado em 26/04/2023 - 07:34 / Clipado em 26/04/2023 - 07:34
ABC já imunizou quase 135 mil pessoas contra a Influenza
Igor Guedes
A campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) ocorre em cinco cidades do ABC e, até o momento, 134.993 munícipes já foram imunizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Bernardo, Diadema, Santo André, São Caetano e Ribeirão Pires.
O público-alvo são pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhador de saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico até superior, pessoas com deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas com comorbidade, imunossuprimidos e imunocomprometidos.
De todos os municípios, São Bernardo se destaca na campanha com a imunização de 54,7 mil pessoas. A expectativa é vacinar que 90% do público-alvo seja imunizado por livre demanda.
Diadema aparece em segundo lugar com 18.200 pessoas imunizadas. Podem se vacinar as pessoas que integram os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A campanha segue até 31 de maio e a vacina está disponível em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. O município fará um ‘Dia D’ de vacinação contra Influenza e outras vacinas no sábado (06/05), das 8h30 às 16h, com a abertura de todas as 20 Unidades de Saúde.
Santo André imunizou, até o momento, 15.880 pessoas, e o público-alvo desta campanha é composto por 283.631 pessoas. Para receber a vacina é necessário apresentar CPF, documento com foto, e documento atualizado comprovando que pertence ao grupo prioritário, além da carteirinha de vacinação
São Caetano já imunizou 13.490 pessoas contra a Influenza. A meta do município é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários, e a vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde e na Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente Amabili Moretto Furlan (USCA), é necessário fazer agendamento através do site portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamento.
Já Ribeirão Pires imunizou 4.747 pessoas. A imunização segue nas 10 unidades de saúde da cidade e para receber a aplicação é necessário levar documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 16h.
O RD questionou as prefeituras de Rio Grande da Serra e Mauá, porém não houve retorno até o fechamento da reportagem.
Prevenção
Ao RD, a infectologista do Hospital e Maternidade Christóvão da Gama (HMCG), de Santo André, Silvia Mónica Yapura Jaldin, reforça a importância da vacinação e explica que em período de temperaturas mais baixas, é propício que o vírus se espalhe mais fácil e rapidamente entre a população. “O melhor a se fazer é manter a carteira de vacinação atualizada para prevenir qualquer tipo de doença ou risco de vida. No frio é comum que as pessoas fiquem mais vulneráveis e tenham infecções respiratórias pelas vias aéreas superiores, principalmente idosos, gestantes, crianças e imunocomprometidos, que podem ter evolução complicada de síndrome gripal”, explica a médica ao exemplificar casos de pneumonia e síndrome respiratória aguda grave.
A infectologista relata que o paciente pode ter diversos sintomas ao contrair o vírus, entre eles: coriza, febre alta, mal estar, irritação nos olhos, dores de garganta e a tradicional síndrome respiratória aguda grave. Além disso, a especialista alerta que até mesmo a vacinação pode causar efeitos colaterais, mas que estes não devem ser confundidos com sintomas de síndromes gripais. “É normal surgir alguns efeitos colaterais. Alguns vão sentir efeitos leves como dor no local da aplicação da vacina ou uma leve dor de cabeça, enquanto outros podem ter um eventual mal estar, fadiga ou dor muscular”, salienta.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Saúde