Clipclap

Aguarde ...

 Site Viva ABC

Publicado em 25/04/2023 - 16:22 / Clipado em 25/04/2023 - 16:22

Programa pioneiro Educa+Vidas é lançado em São Caetano


Lançamento do Educa+Vidas. Da esquerda para direita: Minea Fratelli, José Auricchio, Regina Maura e Alessandra Masiukewycz - Foto: Viva ABC

 

Na noite desta segunda-feira (24/04), foi lançado o programa Educa+Vidas, que visa orientar profissionais da educação, alunos e pais sobre como agir em situações de emergência. O anúncio foi realizado pelo prefeito José Auricchio Júnior, acompanhado das secretárias de Educação, Minea Fratelli, e Saúde, Regina Maura.

Durante a apresentação, foi ressaltado que o programa não tem ligação com as outras ações realizadas na cidade em combate à violência nas escolas, e que está diretamente ligado à área da Saúde. “A rotina da escola é bastante desafiadora. São 22 mil estudantes que passam, diariamente, por nossas escolas, mas precisamos saber como lidar com as adversidades. É um programa que olha para a vida, que cuida das crianças”, explicou Fratelli.

A capacitação vem sendo planejada há mais de um semestre e será realizada por equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Os agentes irão até as unidades escolares, a partir do dia 03 de maio, e farão o treinamento de funcionários em diversos procedimentos, como engasgo, queda, convulsões, hipoglicemia, surto psicótico, parada cardiorrespiratória, desmaio, queimadura, entre outros.

 

Lançamento do programa em São Caetano – Foto: Viva ABC

 

O programa iniciará com os colaboradores das escolas municipais de Ensino Infantil, seguido do Ensino Fundamental e, após, no Ensino Médio (que também contemplará os jovens estudantes). Sobre a importância dessa ação pioneira, o prefeito comentou: “Uma vida salva já está mais do que justificado um programa dessa magnitude. Diria até mais, uma vida que tenha sido atendida, e de forma adequada, valeu o programa“.

A secretária de Saúde afirmou que, desde 2017, a equipe do Núcleo de Educação e Urgência da cidade vem capacitando pessoas e servidores municipais. “Já fizemos capacitação de ressuscitação em mais de 240 professores e sabemos o quão importante é. Um minuto salva vidas. Então, enquanto a equipe chega, se você tem alguém que esteja capacitado e tenha competência para fazer uma ressuscitação faz toda a diferença”, afirmou Regina.

Alessandra Masiukewycz, coordenadora da sede das unidades de emergência em São Caetano, falou sobre a dificuldade de prestar um atendimento efetivo e rápido para salvar vidas. “É muito difícil você ter a técnica de fazer na hora e não ficar desesperado. Saber acionar o serviço de emergência, como você procede e educação é a base do mundo; é importante saber o que passar para os jovens”, disse.

https://www.vivaabc.com.br/programa-pioneiro-educavidas-e-lancado-em-sao-caetano/

Veículo: Online -> Site -> Site Viva ABC

Seção: Educação