Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 21/04/2023 - 08:05 / Clipado em 21/04/2023 - 08:05

ABC reforça ações para abrigar moradores de rua durante frente fria


Beatriz Gomes
 

As cidades do ABC já se preparam para acolher e proteger a população em situação de rua durante o período de baixas temperaturas previstas para os próximos dias, já a partir desta quinta (20/04) e a madrugada de sexta (21/4). Veja como será o acolhimento nas cidades:

 

Santo André

As equipes de abordagem social do município de Santo André já funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana, entretanto, com as baixas temperaturas do final de semana, reforçarão com educadores sociais que rodarão a cidade com oferta de acolhimento noturno. As equipes atuam a partir da vontade própria do usuário, sem coerção em qualquer hipótese.

A cidade conta com um Albergue Noturno, que oferta 95 vagas. A quantidade de cobertor é ofertada o quanto for necessário. O horário de abertura é às 18h30. A população em situação de rua recebe, de forma gratuita: café da manhã, almoço e jantar no Centro POP – Centro de Referência para População em Situação de Rua, e para aqueles que forem abordados nas ruas da cidade, e eventualmente não aceitem qualquer encaminhamento são ofertados kit lanches para reforço da alimentação.

 

São Bernardo

O serviço de abordagem social realiza, diariamente, processo planejado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo para promoção do acesso à ampla rede de serviços municipais. A cidade conta ainda com Centro de Acolhimento 24 horas, com capacidade para receber até 150 pessoas para pernoite, oferta diária de café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, área para banho, kit de higiene, abrigo para carrinhos e canil.

Especialmente para o final de semana, não haverá nenhuma ação especial.

 

São Caetano

No município, serão disponibilizadas 30 vagas no Abrigo AE Vida e Movimento, e outras 15 vagas no Lar Bom Repouso. Além disso, a Prefeitura fará a distribuição de cobertores e colchões e também será ofertado um jantar para aqueles que estiverem nos abrigos.

 

Diadema
Diadema conta com a Operação Inverno todos os anos, conforme as temperaturas caem. É uma ação conjunta da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e entidades de acolhimento que faz abordagens noturnas para ajudar a população no enfrentamento às ondas de frio.
Para abrigo das pessoas em situação de rua, são ofertadas 70 vagas, em duas casas de acolhimento da cidade. O acesso aos albergues é feito das 18h às 19h e contam com banho quente e alimentação para todos aqueles que aceitarem acolhida. Durante o dia, a população pode recorrer ao Centro POP – Centro de Referência à População em Situação de Rua (acolhimento diurno de segunda a sexta, das 8h às 17h), que oferece café da manhã, almoço, banheiros com chuveiros, armários, lavanderia e doação de roupas, além de atendimento social, psicológico e até jurídico, se necessário. É o Centro POP que faz o encaminhamento aos abrigos conveniados e costuma atender até 100 pessoas por dia.


Endereços:

Centro POP – Centro de Referência à População em Situação de Rua (acolhimento diurno de segunda a sexta, das 8h às 17h): Av. Antônio Piranga, 1.088 – Centro

ONG MAI (acolhimento noturno, até 19h): Rua 9 de Julho, 50 – Canhema

Transitória Casa do Caminho (acolhimento noturno, até 19h): Rua Vicente Adamo Zara, 230 – Centro

Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires estão em fase de planejamento das ações de enfrentamento às baixas temperaturas. Procurada, a Prefeitura de Mauá não se manifestou até o fechamento da reportagem

 

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3249667/abc-reforca-acoes-para-abrigar-moradores-de-rua-durante-frente-fria/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: Cidades