Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 19/04/2023 - 09:00 / Clipado em 19/04/2023 - 09:00

Análise de Mídia - 19/04/2023


Comentário geral: A eleição do deputado Thiago Auricchio (PL) para presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de São Paulo, votada ontem (18/04), é repercutida nos jornais Folha de S. Paulo e Estadão.


A coluna Painel, da Folha, destaca que Thiago é filho do prefeito sul-caetanense José Auricchio Jr. (PSDB), além de ser o mais jovem presidente já eleito da CCJ, comissão considerada mais importante da Alesp por ser a porta de entrada de todos os projetos de lei.


Já as reportagens veiculadas na Folha e no Estadão destacam que a base aliada do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve comandar 17 de 22 comissões da Alesp, sendo elas algumas das principais da Casa, como a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento que reelegeu o deputado republicano Gilmaci Santos, e a Comissão de Defesa e dos Direitos das Mulheres que ficou com a deputada Valéria Bolsonaro (PL). Vale lembrar que o PL tem a atual maior bancada da Casa, com 19 cadeiras, além de possuir André do Prado na presidência da Alesp e Alex Madureira na corregedoria.


Mesmo na oposição, o PT ainda terá controle de quatro importantes comissões para a sigla, enquanto o “alijado” do poder, PSDB, comandará três. O partido do governador Tarcísio, Republicanos, também levou três comissões, enquanto União Brasil, PSD e PSB ganharam uma nova comissão cada.


Nota da coluna Rastilho, publicada no site Repórter Diário, informa que o chefe do Executivo de São Caetano, José Auricchio Jr. usou suas redes sociais para parabenizar a eleição de seu filho Thiago. “Enorme orgulho de ter um representante de São Caetano na comissão mais importante desta Casa de Leis”, escreveu o prefeito.


Ainda no site Repórter Diário, outra matéria divulga o novo componente do currículo obrigatório nas escolas municipais de São Caetano, Salas e Espaços de Leitura, que juntamente com Educação Digital e Inglês, foram incluídas em todos os anos do Ensino Fundamental após a ampliação da carga horária adotada no ano letivo de 2023.

A matéria informa diferentes ações que vêm sendo tomadas por escolas da cidade desde a Educação Infantil, a fim de incentivar a leitura nos estudantes tanto em aulas regulares quanto nas atividades extracurriculares. Bibliotecas e espaços de leitura confortáveis, bem como um acervo diversificado de títulos dão o suporte necessário a todas as iniciativas de leitura nas escolas.


Outros destaques:
Seccional promove palestra sobre violência escolar com 280 diretores – DGABC
Os povos indígenas e a região – DGABC

 

Tom geral do noticiário: positivo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.

 

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah