
Publicado em 18/04/2023 - 09:00 / Clipado em 18/04/2023 - 09:00
Análise de Mídia - 18/04/2023
Comentário geral: Reportagem publicada no portal Folha de S. Paulo e no jornal Diário do Grande ABC revela que um experimento pioneiro feito por cientistas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) para identificar locais com maior risco de inundação em cidades, inclusive as provocadas por chuvas extremas, foi feito com base em dados da Defesa Civil de São Caetano do Sul.
Os resultados preliminares da pesquisa, financiada pela Fapesp por meio de dois projetos (20/09215-3 e 21/11435-4), foram publicados na revista Water, e são parte do trabalho do doutorando do Inpe Elton Vicente Escobar Silva, primeiro autor do artigo. Em parceria com as universidades federais da Paraíba (UFPB) e do Rio Grande do Sul (UFRGS) e órgãos locais, os pesquisadores "testaram" o modelo com os dados fornecidos pelo município referentes à enchente registrada em 10 de março de 2019, quando três pessoas morreram afogadas e diversas ruas em São Caetano ficaram com quase 2 metros de altura de água. O estudo chegou a mapear pontos de inundação que não foram observados nem pela Defesa Civil nem por cidadãos de São Caetano durante a enchente.
O estudo propõe combinar modelos de previsão de expansão urbana, de mudança do uso do solo e hidrodinâmicos para criar uma metodologia capaz de fornecer informações geográficas que identifiquem esses locais de maior risco. Pode vir a ser usado por outros municípios na construção de políticas públicas e na tomada de decisões para enfrentar os impactos desses fenômenos, podendo evitar, além da destruição de edificações e de infraestrutura, a morte de moradores.
Além de destrinchar detalhes técnicos do projeto, a reportagem também ressalta que o município de São Caetano tem um histórico de inundações: foram 29 ocorrências entre 2000 e 2022. Por outro lado, é a cidade mais sustentável entre as 5.570 do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC). Com uma população estimada em cerca de 162 mil moradores, apresenta 100% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 95,4% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 37% em vias com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os pesquisadores destacam ainda a necessidade de os municípios contarem com bases de dados atualizadas para esse tipo de trabalho, como é o caso do município sul-caetanense.
Nota da coluna Rastilho, do site Repórter Diário, informa que a Câmara de São Caetano realizará nesta terça-feira (18/04) duas sessões, uma ordinária e outra extraordinária, a fim de votar e aprovar em duas votações o projeto de lei do prefeito José Auricchio Jr. que cria alterações no Plano de Carreiras dos profissionais do magistério. A ideia é conseguir acertar alguns pontos que foram feitos em leis anteriores, como por exemplo, a extinção de cargos em comissão ao invés de cargos concursados também.
Ainda no site RD, outra matéria repercute sobre a lista dos deputados que vão fazer parte das 21 comissões permanentes da Casa pelos próximos dois anos, divulgada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Em relação aos deputados do ABC, sete vão se dividir em 13 comissões. Já as decisões sobre presidência e vice de cada grupo se dará entre terça-feira (18/04) e quarta-feira (19/04).
Da bancada do ABC, apenas Teonílio Barba (PT) não estará em nenhuma comissão, pois foi eleito como primeiro secretário da Mesa Diretora e segundo as regras da Alesp, os integrantes da Mesa não podem participar de comissões. Altair Moraes (Republicanos) estará em quatro comissões; Rômulo Fernandes (PT) e Thiago Auricchio (PL) estarão em três cada; Carla Morando (PSDB), Ediane Maria (PSOL) e Luiz Fernando (PT) estarão em duas cada; Ana Carolina Serra (Cidadania) e Atila Jacomussi (Solidariedade) estarão em uma cada.
Segundo o secretário de Governo do Estado, Gilberto Kassab (PSD), existe a possibilidade de Thiago Auricchio assumir a presidência da principal comissão da Casa, por meio de decisão que se dará nesta terça-feira, em reunião marcada para às 13h. O deputado assumiu as comissões de Constituição, Justiça e Redação; Defesa dos Direitos do Consumidor e Relações Internacionais.
Outros destaques:
ABC tem quase R$ 5 bilhões em títulos protestados desde 2018 e só 11% foram pagos – Repórter Diário
Secretaria de Assistência e Inclusão Social de São Caetano realiza Prestação de Contas 2022 na Câmara Municipal – ABC Repórter
Tom geral do noticiário: positivo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah