Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 05/04/2023 - 09:00 / Clipado em 05/04/2023 - 09:00

Análise de Mídia - 05/04/2023


Comentário geral: Nota do site da revista Veja registra que a prefeitura de São Caetano do Sul, com uma carteira de obras de R$ 700 milhões até 2024, tornou-se um ativo cobiçado entre os grandes partidos, que já articulam projetos para as próximas eleições. Segundo a nota, o prefeito da cidade, José Auricchio Jr., hoje filiado ao PSDB, abriu conversa com Gilberto Kassab para passar ao PSD.

A nota afirma que Auricchio vai tentar fazer seu sucessor nas próximas eleições municipais e que sua eventual troca de partido pode consumar o declínio tucano no ABC paulista. Além do bom trânsito na política, o prefeito deixará um investimento recorde na cidade. Nesta terça, lembra a Veja, Auricchio assinou o edital de construção de dois piscinões na cidade. A obra, avaliada em R$ 170 milhões, deve começar ainda neste semestre e faz parte do Programa Avança São Caetano.

Reportagem do Diário do Grande ABC informa que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) julgou irregulares as contas da Câmara Municipal de São Caetano referentes ao exercício de 2017, ano em que a Casa era presidida pelo vereador Pio Mielo (PSDB), que também está à frente do Legislativo caetanense no biênio 2023-2024. Na avaliação do TCE, a Câmara manteve um quadro desproporcional de funcionários comissionados e efetivos, além de cometer excessos no pagamento de gratificação extraordinária especial. O jornal diz que tentou contato com Pio Melo, mas que não obteve resposta.

Outra matéria do DGABC informa que um caso de injúria racial registrado na Escola Municipal Ângelo Raphael Pellegrino, em São Caetano, gerou grande repercussão na cidade depois que a mãe do aluno ofendido defendeu, nas redes sociais, a adoção de conteúdos antirracistas nas unidades públicas de ensino. Diante disso, a vereadora Bruna Biondi (Psol) protocolou ofício na Seduc sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas municipais. O prazo para a Seduc responder é 20 dias.  

O Portal ABC do ABC informa que a Câmara Municipal de São Caetano aprovou em 1º turno, nesta terça-feira, 4, o projeto de lei do vereador Cicinho (PL) que institui a obrigatoriedade da inserção do símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas placas de atendimento prioritário, pelos estabelecimentos públicos e privados do município. O projeto coloca a fita de quebra-cabeça como o símbolo a ser utilizado nas placas. Segundo a justificativa do projeto, o objetivo é “igualar os portadores do Transtorno do Espectro Autista aos demais beneficiários do atendimento prioritário”.
 

Outros destaques:
Cultura São Caetano oferece cursos gratuitos em parceria com SEBRAE – Jornal ABC Repórter.
GCM de São Caetano recebe alerta do CGE e apreende veículo roubado – Site ABC em Off.

Tom geral do noticiário: neutro/negativo.
Necessidade de alguma ação? Não.

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah