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 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 05/04/2023 - 07:34 / Clipado em 05/04/2023 - 07:34

Serviço 710 da CPTM, que liga ABC a Jundiaí, está com dias contados


Bruno Coelho

 

Em funcionamento desde 2021, o Serviço 710 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga Rio Grande da Serra a Jundiaí, está com dias contatos. É o que indica o edital publicado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo no dia 31 de março para concorrência internacional pela concessão da Linha 7-Rubi (Jundiaí-Brás), junto ao Eixo Norte do TIC (Trem Intercidades) entre a Capital e Campinas. A Linha 10-Turquesa (Rio Grande da Serra-Brás) não faz parte do pacote.

Atualmente, o Serviço 710 permite que os passageiros do ABC tenham acesso direto, sem baldeações, às principais estações da região central de São Paulo, como Brás, Luz e Barra Funda, por meio da junção das linhas 7 e 10. Essa medida foi um alívio aos usuários da região, que desde 2011 viram o traçado deixar de atender até a Luz, sob alegação de que a estação, tombada, estava sobrecarregada. Dessa forma, os trens, que percorriam por Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, Santo André e São Caetano, passaram a ter viagens até o Brás.

Entretanto, os planos de concessões dos dois itinerários que compõem o Serviço 710 inviabiliza a manutenção do traçado. A Linha 7 está mais avançada para ser concedida à iniciativa privada, junto ao Eixo Norte do TIC e ainda Trem Intermetropolitano (TIM) que seguirá do município de Jundiaí com paradas nas estações em Louveira, Vinhedo e Valinhos. Por sua vez, o governo do Estado vê a Linha 10 em outro pacote de licitação junto à futura Linha 14-Ônix, que ligaria Santo André a Guarulhos.

Por essa razão que a permanência do Serviço 710, embora não oficializada pela Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, pode durar mais alguns meses. De acordo com o governo paulista, o leilão que envolve a Linha 7, Eixo Norte do TIC e o TIM está marcado para 28 de novembro e prevê da futura concessionária investimentos em obras de R$ 12,8 bilhões.

A Linha 7 seria o terceiro traçado da CPTM a entrar em concessão, após as transferências das linhas 8-Diamante (Júlio Prestes-Amador Bueno) e Linha 9-Esmeralda (Mendes/Vila Natal-Osasco) para a ViaMobilidade.

Edital abre brecha para retorno da Linha 10 à Estação Luz

Outra situação que chama atenção no comunicado do governo do Estado de São Paulo é que o traçado da Linha 7 passaria a ser restrito entre Jundiaí e Barra Funda, e não mais até o Brás, como é atualmente. Dessa forma, há brecha para que a Linha 10 retorne para a Luz a partir do fim do Serviço 710, passados 12 anos desde que o trecho foi interrompido, com exceção de serviços expressos com viagens restritas em 2019 aos sábados, denominado Expresso Linha 10+, entre Santo André e Luz.

Em nota, a CPTM informou que ainda estuda as estratégias operacionais, visando o maior conforto para o passageiro. Entretanto, a reportagem questionou sobre o fim do Serviço 710, porém, a empresa pública sequer negou a possibilidade. Passam pelas linhas 7 e 10, respectivamente, 384 mil e 348 mil passageiros por dia útil, que podem circular entre as duas linhas sem a necessidade de transferência na Estação Brás.

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3243063/servico-710-da-cptm-que-liga-abc-a-jundiai-esta-com-dias-contados/

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