Clipclap

Aguarde ...

 Site Diário do Grande ABC - Santo André/SP

Publicado em 26/03/2023 - 08:48 / Clipado em 26/03/2023 - 08:48

São Caetano planeja demolir clube público e construir parque


Gestão de José Auricchio Júnior pretende encerrar as atividades da Abrev Barcelona, espaço de lazer gratuito com 50 anos de história

Artur Rogdrigues

 

Prefeitura de São Caetano, comandada por José Auricchio Júnior (PSDB), pretende encerrar as atividades do clube Abrev (Associação Beneficente, Recreativa e Esportiva) Barcelona, localizado na Avenida Presidente Kennedy, para a construção de um parque linear. 

Embora o Paço ainda não tenha apresentado publicamente o projeto do novo parque, o Diário teve acesso a informações sobre a proposta de Auricchio. A implantação do novo espaço deve compreender as áreas da garagem municipal, do Cise (Centro de Educação e Saúde da Terceira Idade) João Castaldelli, do Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho, da sede da Abrev e do Parque Cidade das Crianças. A reportagem também apurou que a licitação das obras está marcada para o dia 15 de junho, fato que não é mostrado no portal de licitações da Prefeitura. Na sessão da Câmara na última terça-feira (21), o líder do governo Auricchio, Gilberto Costa (Avante), admitiu a existência de projeto para construção de um parque no local. 

“Crianças e adolescentes têm no clube um local de descontração e segurança, praticam esportes e atividades físicas, além de se ocuparem de forma saudável fora do horário de aula e terem uma opção gratuita de lazer aos fins de semana e feriados”, disse o vereador César Oliva (PSD), que apresentou naquela sessão uma moção de repúdio ao encerramento de atividades do clube. A iniciativa do legislador de oposição, no entanto, foi rejeitada pela votação no plenário.

Inaugurada em julho de 1973, a Abrev conta com aproximadamente 5.000 sócios e é opção de lazer gratuito para os munícipes de São Caetano. O espaço público conta com quatro piscinas, sendo duas semiolímpicas, um ginásio, salão de festa, pista para caminhada e equipamentos para musculação. 

“Alguns associados viram máquinas ao lado do campo de futebol, destruindo muros e mexendo na estrutura do clube. A informação que foi passada para eles é que o clube será destruído. Contatamos a Prefeitura, mas nenhuma resposta foi dada. Mas nós estivemos na última sessão da Câmara e os vereadores da situação assumiram que existe, sim, um projeto de construção de um parque”, afirmou Clóvis Peixinho ao Diário. Morador do bairro Barcelona, ele é sócio da Abrev há mais de 30 anos. 

A vereadora Bruna Biondi, do mandato coletivo Mulheres Por + Direitos (Psol), fez um requerimento de informações à Prefeitura pedindo o projeto. A parlamentar informou ao Diário que o Paço ainda não encaminhou resposta. 

“Isso está sendo decidido bem da maneira Auricchio de governar, ou seja, sem diálogo algum. Ele pega uma caneta, decide e não consulta quem será o principal afetado, que, neste caso, são os associados”, declarou. Bruna também protocolou na Câmara um pedido de comissão sobre o tema, que deve ser votado na sessão de terça-feira (28).

https://www.dgabc.com.br/Noticia/3955755/sao-caetano-planeja-demolir-clube-publico-e-construir-parque

Veículo: Online -> Site -> Site Diário do Grande ABC - Santo André/SP

Seção: Política