Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 24/03/2023 - 09:00 / Clipado em 24/03/2023 - 09:00

Análise de Mídia - 24/03/2023


Comentário geral: Manchete de capa do Diário do Grande ABC registra que a mudança de legislação que permite a segunda reeleição consecutiva para o cargo de reitor da Universidade Municipal de São Caetano (USCS) virou alvo de ação no Ministério Público. O advogado Marcelo Geraldo da Silva questiona a sua constitucionalidade, por beneficiar diretamente o atual ocupante da cadeira, Leandro Prearo. A nova regra foi apelidada justamente de “Lei Leandro Prearo”.

O atual reitor assumiu o comando da USCS em 24 de junho de 2020 para complementar os oito meses restantes da gestão de quatro anos de Marcos Sidnei Bassi, que renunciara. Em 2021, Prearo disputou a reeleição e acabou confirmado para o segundo mandato, que vai até 28 de fevereiro de 2025. Pela legislação anterior, ele estaria inelegível para a próxima disputa, mas a alteração aprovada pela Câmara Municipal em 2021 faculta a Prearo o direito de se candidatar novamente.

Além de objeto da charge na página 2, o assunto também é tema de editorial crítico do jornal, intitulado “Lei de Gérson na USCS?”, no qual o DGABC critica a decisão da Prefeitura de centralizar as licitações municipais, inclusive as da USCS, e explica a “inação” do reitor diante dessa decisão pelo fato de Prearo ser próximo ao prefeito José Auricchio Jr. e de ser apontado como candidato a vice numa futura chapa governista. Mas o jornal não explica por que, então, Prearo desejaria continuar como reitor da USCS.  

A coluna Cena Política, do DGABC, volta a citar o levantamento da Paraná Pesquisas para a Prefeitura de São Caetano em 2024 para afirmar que ela trouxe uma “convicção”: a de que o prefeito José Auricchio Jr. não consegue transferir votos. A coluna lembra que, em 2012, Auricchio terminou a gestão com mais de 80% de aprovação, mas, mesmo assim, a então candidata Regina Maura Zetone “perdeu feio” para Paulo Pinheiro, que obteve 63,35% dos votos válidos. Agora, com pouco mais de 50% de aprovação, Auricchio terá dificuldades para convencer o eleitor a votar em Regina Maura Zetone, afirma a coluna.  
 

Outros destaques:
Câmara de São Caetano aprova abono para servidores da Educação – Jornal ABC Repórter.
São Caetano apresenta nova frota de Limpeza Pública com seis veículos elétricos – Site ABC em Off.
Fim de semana terá teatro, show, exposição e festival nordestino no ABC – Site Repórter Diário.

Tom geral do noticiário: negativo.
Necessidade de alguma ação? Não.

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah