Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 09/03/2023 - 17:02 / Clipado em 09/03/2023 - 17:02

Fim de semana no ABC terá teatro, lançamento de livros e festival de cerveja


Para aqueles que querem aproveitar o final de semana sem sair do ABC, a dica é aproveitar a agenda repleta de diversão na região. Há opções de peças teatrais, lançamento de livros, exposições e até festival de cerveja. Confira:

 

Santo André

Durante o mês de março, no Sesc Santo André, o premiado Grupo Namacaka se apresenta com três espetáculos gratuitos, sempre aos sábados, às 16h. A mostra reúne duas peças e um cabaré circense com convidados especiais para divertir adultos e crianças. Neste fim de semana, a apresentação será “Quebrando a bacia”, com duração de 50 minutos e trata-se do primeiro espetáculo solo do palhaço e multiartista Montanha Carvalho.

A peça conta a difícil rotina de trabalho de Slivinski, o contrarregra atrapalhado do Circo Kapput. Limpar o traseiro do elefante acrobata, escovar os dentes da girafa bailarina e alimentar um leão banguela são só algumas das aventuras que fazem parte do dia a dia do nosso herói. Atrás das cortinas do circo, o personagem transita por vários tipos do imaginário do circo: malabarista, palhaço, mágico, tudo terminando sempre em grande confusão.

Na tentativa de melhorar de vida, Slivinski se arrisca no picadeiro, para realizar uma antiga performance da família, o inimitável número das bacias chechenas. O espetáculo é permeado pelo constante improviso, convidando o público a aventurar-se em uma vivência intensa e comovedora.

O Cine Theatro Carlos Gomes também recebe dois espetáculos de teatro jovem da Companhia dos Solilóquios. Nesta sexta-feira (10/03), às 19h, a atração será ‘CAFÉ’. Indicação: 14 anos; e no sábado, às 18h, é a vez da peça ‘Doa-se um sofá verde menta’.

Com direção e dramaturgia de Bruna Vilaça, o espetáculo ‘CAFÉ’, em cartaz na sexta-feira (10), às 19h, a peça relata sobre a vida de dois rapazes que se conhecem em uma cafeteria e vivenciam uma trajetória amorosa, na qual suas fases são comparadas às de um café sendo feito. O espetáculo adentra cenas dos personagens em diferentes momentos do amor e através de analogias sobre café conseguem expressar sentimentos e retratar um romance projetado para o futuro, mas perdido no tempo. No elenco, Felipe Herculano e Weslley Nascimento.

E no sábado (11/03), às 18h, o grupo apresentará ‘Doa-se um sofá verde menta’, espetáculo que convida o público jovem a ser parte da cena e usa o bom humor como uma forma de superar os fins das relações, afirmando, através do riso, que as decadências amorosas são o elo que conectam os enamorados do mundo. Com o elenco formado por Bruna Vilaça, Felipe Herculano e Weslley Nascimento, o espetáculo abre no palco uma grande caixa de doações, que contém discursos e contações de amores cobertos por pó, nostalgia e sentimentalismo.

Os espetáculos não são indicados para menores de 12 anos e as atrações serão gratuitas.

 

São Bernardo

A Esplanada do Paço Municipal de São Bernardo recebe mais uma edição do Beers Festival, o maior festival de cerveja do ABC, neste fim de semana (dias 11 e 12 de março), das 12h às 22h. Além de tendas gastronômicas, bebidas artesanais e apresentações musicais ao vivo, o evento também oferece atrações de lazer para as crianças, estrutura e segurança para as famílias.

Além de centenas de rótulos de cervejas especiais, o evento oferece cardápio com o melhor da comida de rua: hambúrgueres, churrasco, receitas de tacho, torresmo de rolo e foodtrucks. Haverá também área kids para a criançada, mesas e cadeiras em áreas cobertas, além de banheiros químicos. A entrada é um quilo de alimento não perecível. Os itens serão doados ao Banco de Alimentos, que atende famílias em situação de vulnerabilidade na cidade.

No sábado (11/3), a banda Big Band Wolf inicia os shows, a partir das 13h. Na sequência, o público poderá conferir a Banda Hemisfério (15h), Fever Aerosmith (17h30) e Johnny Matos – Mars Experience (19h30). Já domingo (12/3) a primeira a subir ao palco será a banda Double Ipa (13h), seguida por Green Day Cover (15h), Children of the beast (Iron Maiden Cover), às 17h30, e, para encerrar, Jeff Scott Soto (Especial Queen e Jss Legacy Set), às 19h30.

O Beers Festival ocorre na Esplanada do Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro), neste sábado e domingo (11 e 12/3), das 12h às 22h. A entrada é gratuita, mas aqueles que desejarem podem contribuir com um quilo de alimento não perecível. O evento é uma parceria entre a Base 2, Veloso Produções e Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Cultura e Juventude.

Além disso, o Parque Chácara Silvestre, no bairro Nova Petrópolis, segue com programação cultural e esportiva gratuita aos domingos, a partir das 9h. Neste domingo (12/3), estão garantidas as apresentações musicais de Diogo Oliveira (sertanejo), Joia Rara (forro pé de serra) e Breno Faria (samba/pagode), além das visitas monitoradas ao casarão, antiga residência de veraneio da família Simonsen, atividades do Giro São Bernardo, aula de zumba e barracas de alimentação e artesanato comandadas pelas instituições assistenciais credenciadas.

O Parque Chácara Silvestre funciona das 6h às 20h, todos os dias. As atrações deste domingo (12/3) estão programadas para ocorrer até às 17h. O endereço é Avenida Wallace Simonsen, 1.800, bairro Nova Petrópolis.

 

São Caetano

No próximo sábado (11/03), das 10h às 13h, a Biblioteca Municipal Paul Harris (avenida Goiás, 950) e a Academia Popular de Letras fazem o lançamento de dois livros de autores sul-caetanenses: Confissões de Dona Florzinha e Histórias de Bombeiros.

Da escritora Mariza Lima Gonçalves, “Confissões de Dona Florzinha” retrata o amor e suas nuances e enredos. Mostra o conflito de um relacionamento amoroso e a busca da concretização do amor. Fala da delicadeza de se amar, mesmo com o passar dos anos, e de como lidar com o amor dentro de si. De acordo com a autora, Confissões de Dona Florzinha é poesia em forma de história.

Histórias de Bombeiros – Ocorrências de incêndio, salvamento e resgate contadas pelos próprios bombeiros registra mais de uma centena de histórias contadas por bombeiros. Segundo o autor, Edson Gonçalves, o livro reúne especialmente ocorrências que fugiram à rotina envolvendo situações criativas, atípicas, pitorescas, curiosas, diferentes e, algumas vezes, até cômicas atendidas principalmente no estado de São Paulo a partir dos anos 60. O livro traz impressões pessoais e questões emocionais relacionadas à rotina de um bombeiro. Além de ocorrências interessantes, mostra um pouco das expressões, experiências, sentimentos e cultura de uma profissão.

 

Mauá

Neste sábado (11/03), às 16h, a personagem adorada pela criançada, a Galinha Pintadinha traz a sua turma ao Teatro Municipal de Mauá com o espetáculo ‘A Fabulosa Trupe’.

Na montagem teatral, Popó e o Galo Carijó vivem uma nova aventura em busca do Pintinho Amarelinho, que se perdeu da dupla ao fugir do Gavião. Eles irão contar com a ajuda dos amigos para cumprirem a missão, vivendo uma série de aventuras. Uma peça, om uma hora de duração, é livre para todos os públicos e feita para pais e filhos curtirem juntos, ao som de músicas presentes no imaginário coletivo, em uma apresentação que mistura linguagens visuais em vídeo, luzes e efeitos especiais.

Ingressos variam de R$ 35 a R$ 70 e podem ser adquiridos neste link (clique aqui) ou na bilheteira do teatro no dia do evento.

 

Diadema

A Fábrica de Cultura de Diadema recebe no sábado (11/03), às 20 horas, a peça teatral Vozes da Floresta – Chico Mendes Vive. Encenada pela atriz Lucélia Santos e pelo ator Francisco Carvalho, a montagem encena a memória da luta de Chico Mendes, sob a companhia e o olhar histórico de Valdiza Alencar e Cecília Mendes. Três mulheres da resistência que dão o tom da peça. A apresentação faz parte da programação de celebração do Dia Internacional da Mulher de Diadema.

Elas intercalam seus sentimentos e paixões em narrativas que são a voz do próprio Chico Mendes. Ele é o fio condutor no relato da história coletiva do movimento de resistência dos seringueiros acreanos, sendo em essência, a sua própria história também. No espetáculo, trechos inéditos de sua longa entrevista gravada há 34 anos, são usados para retratar o ápice do conflito entre seringueiros e ruralistas.

A sua persistência em resistir contra a derrubada da floresta onde vivia e trabalhava, serviu e serve até hoje como exemplo para as gerações presentes e futuras. Para que nunca morram os ideais de Chico Mendes, a peça traz a defesa de um legado que precisa perdurar. A força e a voz de Lucélia em cena celebram e honram os ideais de Chico. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria da Fábrica de Cultura, uma hora antes do início da apresentação.

Além disso, neste domingo (12/3), das 10h às 17h, acontece a atividade “Lazer na Cidade, no Parque Ecológico de Eldorado (av. Nossa Senhora dos Navegantes, 145). O evento contará com jogos, brincadeiras, diversão com brinquedos infláveis, aulas abertas e até jogos de tabuleiro. A atração é gratuita é indicada para todas as idades.

 

Ribeirão Pires

Ribeirão Pires estreia nesta sexta-feira (10/03), a partir das 17h, no saguão do Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro, a exposição Inimaginável, com obras de Antônio Orbetelli, artista da capital paulista. Ele tem mais de 30 anos dedicados somente à arte, e recentemente doou 15 obras à Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias. A exposição é gratuita e ficará em cartaz até dia 10 de abril, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h.

 

Cinemas

Para aqueles que preferem aproveitar o fim de semana para assistir as novidades nas telonas, o que não faltam são opções para todos os gostos. Nesta semana, uma das maiores franquias de terror do cinema retoma às telonas com Pânico 6. Sam (Melissa Barrera), Tara (Jenna Ortega), Mindy (Jasmin Savoy Brown) e Chad (Mason Gooding) estão fartos. Depois de sobreviver ao massacre final de Ghostface em Woodsboro, os quatro se mudam sem cerimônia para Nova York. Lá, os dois irmãos querem começar uma nova vida, por assim dizer, e deixar a pequena cidade e suas experiências traumáticas para trás. Mas o maldito assassino com uma máscara de fantasma e uma lâmina afiada não pode ser abalado tão facilmente, porque de repente ele também aparece na Big Apple. Na rua, no metrô, no supermercado – aparentemente em todos os lugares ele aproveita a agitação da cidade grande para desaparecer na multidão com a mesma rapidez com que apareceu antes. E embora Sam, Tara, Mindy e Chad já tenham conhecido o assassino, desta vez eles não podem confiar em sua experiência. Porque quem está por trás da máscara tem novos truques na manga. Não recomendado para menores de 18 anos.

Os fãs de ficção científica também podem aproveitar os cinemas com 65: Ameaça pré-histórica. No longa, junto com a garotinha Koa (Ariana Greenblatt), o piloto Mills (Adam Driver) está viajando na imensidão do espaço quando problemas técnicos o obrigam a fazer um pouso de emergência em sua nave em um planeta alienígena. Quando percebem que não estão sozinhos, sobreviver nesse ambiente hostil torna-se um verdadeiro desafio. Depois que o piloto do acidente descobre que o planeta também não é tão alienígena, mas sim uma versão pré-histórica da Terra e que ele viajou quase 65 milhões de anos no passado, o suor está estampado em seu rosto. Essa percepção fica ainda mais clara quando ele conhece os habitantes agressivos deste “novo” mundo, porque são dinossauros. Com armas a laser e um arsenal futurista de armas, o piloto da nave encalhado na Terra do passado tem que defender a si mesmo e à garota contra lagartos gigantes que enlouqueceram e querem pegar as coleiras da dupla. Não recomendado para menores de 12 anos.

Nos cinemas desde a última quinta-feira (02/03), Creed 3 já se tornou um grande processo. A continuação do longa de 2018, Michael B. Jordan volta a interpretar Adonis Creed. Depois de dominar o mundo do boxe, Adonis Creed vem prosperando tanto na carreira quanto na vida familiar. Quando um amigo de infância e ex-prodígio do boxe, Damian (Jonathan Majors), ressurge depois de cumprir uma longa sentença na prisão, ele está ansioso para provar que merece sua chance no ringue. Damian pede a ajuda de Creed para que ele o ajude a voltar para os campeonatos de luta. Apesar de tudo, dezoito anos na prisão mudam a pessoa e Damian não está nada satisfeito que Creed “tomou seu lugar” no ringue de boxe. Dois velhos amigos então vão lutar para enfrentar seus passados juntos e enfrentar o futuro que os aguarda. Para acertar as contas, Adonis deve colocar seu futuro em risco para lutar contra Damian – um lutador que não tem nada a perder. Não recomendado para menores de 12 anos.

 

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3231895/fim-de-semana-no-abc-tera-teatro-lancamento-de-livros-e-festival-de-cerveja/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: Cultura