Clipclap

Aguarde ...

 Site ABC Repórter - Grande ABC/SP

Publicado em 03/03/2023 - 15:10 / Clipado em 03/03/2023 - 15:10

Auricchio investe na inclusão e São Caetano terá Complexo da Pessoa com Deficiência


Projeto constante no plano de governo do prefeito José Auricchio Júnior,

Maicom

 

Projeto constante no plano de governo do prefeito José Auricchio Júnior, a construção do Complexo de Atenção à Pessoa com Deficiência será iniciada em breve, no Bairro Santa Maria. O equipamento representa um grande salto nas políticas públicas no setor, com acolhimento integral em diagnóstico, tratamento e reabilitação. Prefeito reitera compromisso com o público PCD.

Matéria principal – Com Auricchio, São Caetano terá Complexo da Pessoa com Deficiência

Projeto constante no plano de governo do prefeito José Auricchio Júnior, a construção do Complexo de Atenção à Pessoa com Deficiência será iniciada em breve, no Bairro Santa Maria. O equipamento representa um grande salto nas políticas públicas no setor, com acolhimento integral em diagnóstico, tratamento e reabilitação.

Os atendimentos serão voltados aos tratamentos de doenças raras, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), transtornos de aprendizagem e alterações do teste do pezinho, entre outros. Um investimento fundamental para a cidade, que tem 28% de sua população com algum tipo de deficiência, das leves às mais severas.

“Assegurar o acesso a serviços públicos de qualidade é nossa missão. Este moderno Complexo se somará à série de ações que já realizamos na Saúde, Educação, emprego, transporte, esporte e lazer, que garantem direitos, inclusão integral e qualidade de vida à pessoa com deficiência”, ressalta Auricchio. “Assim, reiteramos o nosso compromisso com o público PCD.”

O Complexo será composto por equipes multidisciplinares, com médicos fisiatras, neurologistas, neuropediatras, neuropsicólogos enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, psicomotricistas, psicopedagogos, endocrinologistas, hematologistas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos.

O futuro equipamento englobará também a completa reestruturação do CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial Dr. Tatuya Kawakami) e triplicará o número de alunos atendidos nas oficinas funcionais da Fundação Anne Sullivan – a capacidade passará a ser de 600 atendimentos por semana.

O investimento previsto para a construção do Complexo é de R$ 8 milhões. A expectativa é a de que a obra seja entregue à população em 2024.

Foto do Complexo Legenda: Complexo vai triplicar o número de atendimentos às pessoas com deficiência

 

Sub – Cidade já é pioneira e referência no acolhimento do público PCD

São Caetano é pioneira em ter um departamento específico para o público PCD. Criada em 2010, durante a segunda gestão de Auricchio à frente da Prefeitura, a Sedef (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida) é a responsável pelo planejamento, implantação e consolidação das políticas públicas no setor, muitas delas referenciais.

Foto do prefeito – Legenda: Auricchio exalta conjunto de ações pela inclusão, qualidade de vida e garantia de direitos ao público PCD

 

Com trabalho especializado de inclusão, a rede municipal de ensino acolhe os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades em escolas regulares. E aqueles com deficiências mais graves têm ainda a opção de acolhimento na Apae e na escola O Semeador, conveniadas com a Prefeitura.

No apoio ao ingresso no mercado de trabalho, os programas Mais Oportunidade e Agente Jovem destinam pelo menos 5% de suas vagas para o morador com deficiência. E o Programa Empregabilidade PCD cruza os currículos e as funcionalidades dos candidatos com as vagas cadastradas no Portal do Emprego.

A Prefeitura mantém parceria com a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e outras entidades para o fornecimento de tecnologia assistiva (como cadeiras de rodas, andadores, órteses e próteses), oferecendo mais autonomia aos moradores. E o Programa Mover (transporte adaptado) facilita o acesso a serviços de Saúde, Educação, atividades socioassistenciais e outras.

Conquistas também no esporte e lazer, com a academia adaptada e o playground acessível, no Espaço Verde Chico Mendes; o Programa de Iniciação Esportiva PCD, no Cespro; e o curso de Balé Adaptado, na Escola Municipal de Bailado Laura Thomé.

Ciptea – A Prefeitura iniciou em 2022 a emissão da Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista). Mais de 600 pessoas já têm o documento, que deve ser requisitado no site https://saocaetano.si.valid.com.br/servicosonline.

https://abcreporter.com.br/2023/03/04/auricchio-investe-na-inclusao-e-sao-caetano-tera-complexo-da-pessoa-com-deficiencia/

 

Veículo: Online -> Site -> Site ABC Repórter - Grande ABC/SP

Seção: São Caetano