Projeto constante no plano de governo do prefeito José Auricchio Júnior, a construção do Complexo de Atenção à Pessoa com Deficiência será iniciada em breve, no Bairro Santa Maria. O equipamento representa um grande salto nas políticas públicas no setor, com acolhimento integral em diagnóstico, tratamento e reabilitação. Prefeito reitera compromisso com o público PCD.
Matéria principal – Com Auricchio, São Caetano terá Complexo da Pessoa com Deficiência
Projeto constante no plano de governo do prefeito José Auricchio Júnior, a construção do Complexo de Atenção à Pessoa com Deficiência será iniciada em breve, no Bairro Santa Maria. O equipamento representa um grande salto nas políticas públicas no setor, com acolhimento integral em diagnóstico, tratamento e reabilitação.
Os atendimentos serão voltados aos tratamentos de doenças raras, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), transtornos de aprendizagem e alterações do teste do pezinho, entre outros. Um investimento fundamental para a cidade, que tem 28% de sua população com algum tipo de deficiência, das leves às mais severas.
“Assegurar o acesso a serviços públicos de qualidade é nossa missão. Este moderno Complexo se somará à série de ações que já realizamos na Saúde, Educação, emprego, transporte, esporte e lazer, que garantem direitos, inclusão integral e qualidade de vida à pessoa com deficiência”, ressalta Auricchio. “Assim, reiteramos o nosso compromisso com o público PCD.”
O Complexo será composto por equipes multidisciplinares, com médicos fisiatras, neurologistas, neuropediatras, neuropsicólogos enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, psicomotricistas, psicopedagogos, endocrinologistas, hematologistas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos.
O futuro equipamento englobará também a completa reestruturação do CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial Dr. Tatuya Kawakami) e triplicará o número de alunos atendidos nas oficinas funcionais da Fundação Anne Sullivan – a capacidade passará a ser de 600 atendimentos por semana.
O investimento previsto para a construção do Complexo é de R$ 8 milhões. A expectativa é a de que a obra seja entregue à população em 2024.
Foto do Complexo Legenda: Complexo vai triplicar o número de atendimentos às pessoas com deficiência
Sub – Cidade já é pioneira e referência no acolhimento do público PCD
São Caetano é pioneira em ter um departamento específico para o público PCD. Criada em 2010, durante a segunda gestão de Auricchio à frente da Prefeitura, a Sedef (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida) é a responsável pelo planejamento, implantação e consolidação das políticas públicas no setor, muitas delas referenciais.
Foto do prefeito – Legenda: Auricchio exalta conjunto de ações pela inclusão, qualidade de vida e garantia de direitos ao público PCD
Com trabalho especializado de inclusão, a rede municipal de ensino acolhe os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades em escolas regulares. E aqueles com deficiências mais graves têm ainda a opção de acolhimento na Apae e na escola O Semeador, conveniadas com a Prefeitura.
No apoio ao ingresso no mercado de trabalho, os programas Mais Oportunidade e Agente Jovem destinam pelo menos 5% de suas vagas para o morador com deficiência. E o Programa Empregabilidade PCD cruza os currículos e as funcionalidades dos candidatos com as vagas cadastradas no Portal do Emprego.
A Prefeitura mantém parceria com a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e outras entidades para o fornecimento de tecnologia assistiva (como cadeiras de rodas, andadores, órteses e próteses), oferecendo mais autonomia aos moradores. E o Programa Mover (transporte adaptado) facilita o acesso a serviços de Saúde, Educação, atividades socioassistenciais e outras.
Conquistas também no esporte e lazer, com a academia adaptada e o playground acessível, no Espaço Verde Chico Mendes; o Programa de Iniciação Esportiva PCD, no Cespro; e o curso de Balé Adaptado, na Escola Municipal de Bailado Laura Thomé.
Ciptea – A Prefeitura iniciou em 2022 a emissão da Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista). Mais de 600 pessoas já têm o documento, que deve ser requisitado no site https://saocaetano.si.valid.com.br/servicosonline.