Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 10/02/2023 - 09:00 / Clipado em 10/02/2023 - 09:00

Análise de Mídia - 10/02/2023


Comentário geral: Reportagem do Diário do Grande ABC informa que vereadores de São Caetano enviaram questionamento à Prefeitura logo após reportagem do jornal denunciando superfaturamento em contrato entre o Paço e a empresa Tegeda Comercialização e Distribuição Ltda., responsável pelo fornecimento de alimentos da merenda escolar. Entre os vereadores que acionaram a prefeitura estão Jander Lira (PSD), Bruna Biondi (PSol) – que entrará na próxima semana com uma representação no Ministério Público –e Edison Parra (Podemos). Segundo matéria publicada ontem, a Prefeitura de São Caetano paga R$ 23,5 milhões para a Tegeda fornecer 93 produtos alimentícios para a merenda escolar de 74 instituições, pagando 99% mais caro em relação aos preços do varejo por oito dos produtos da lista.    

Matéria do DGABC registra que o juiz da 3ª Vara Cível de São Caetano, Sérgio Noboru Sakagawa, deu prazo de 30 dias para o ex-servidor municipal Reginaldo José da Silva apresentar contestação sobre ação movida contra ele pela Fundação Anne Sullivan, ligada à prefeitura de São Caetano. O ex-servidor é acusado de ter desviado no mínimo R$ 2,4 milhões da instituição entre 2007 e 2021. A prefeitura também é citada para, caso queira, intervir no processo. Silva é acusado em ação civil pública de manipular a folha de pagamento da entidade. Os supostos desvios eram enviados para uma conta pessoal. O jornal lembra que a denúncia ocorre em um momento crítico para a Fundação Anne Sullivan, uma vez que o prefeito José Auricchio Jr. enfrenta críticas dos pais de alunos por ter decidido fechar uma escola de primeiro grau da fundação dedicada a alunos com deficiência grave.

O site ABCD Jornal registra que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, deu posse ontem à nova secretária da Sefaz (Secretaria da Fazenda), Stefânia Wludarski. Em seu discurso e também durante entrevista coletiva, o chefe do Executivo falou sobre metas, contingenciamento do orçamento e ainda fez críticas ao governo federal sobre proposta para deixar os municípios sem o ISS (Imposto Sobre Serviços), que seria destinado aos cofres da União. Em relação ao contingenciamento de gastos de 5% do orçamento deste ano em São Caetano, o prefeito disse que essa é “uma medida, eu a entendo como os dois objetivos. O primeiro de economizar e o segundo de prevenir, pois você acaba usando um colchão que você vai manejando durante o exercício fiscal”.
 

Outros destaques:
São Caetano lança Ouvidoria Online da Educação – Site ABC em Off.
Metrô abre licitação para estudo de desapropriações da Linha 20-Rosa – DGABC.
Agenda cultural do ABC tem stand up comedy, teatro e bloco de Carnaval – Site Repórter Diário.

Tom geral do noticiário: negativo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.

 

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah