Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 07/02/2023 - 17:52 / Clipado em 07/02/2023 - 17:52

Chuva forte deixa São Caetano debaixo d’água nesta terça-feira


Amanda Lemos

A chuva forte que atingiu a região nesta terça-feira (07/02) deixou ruas, avenidas e escolas de São Caetano debaixo d’água. No bairro Santa Paula, a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dom Benedito Paulo Alves de Souza ficou alagada após forte chuva que atingiu a cidade por volta das 14h30. Quem estava na escola presenciou as salas de aula, pátios e corredores totalmente alagados. Já quem tentou passar pela avenida Goiás ficou preso nos pontos de alagamento. Em apenas um hora, 43 mm de chuva caíram no município, três vezes mais do que a previsão da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Uma funcionária da escola, que preferiu não se identificar, conta que a direção da escola já tinha conhecimento dos problemas estruturais, mas não agiu para que a situação não ocorresse. “Não é a primeira vez que a essa EMEF enche de água desse jeito. Outras vezes que choveu já chegou a molhar algumas salas, mas dessa vez de fato inundou”, detalha.

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver corredores e salas de água cheios d’água. “Quem trabalhava teve de colocar a mão na massa, pegar baldes, rodos e até vassouras para tentar tirar o máximo de água possível”, conta. Segundo a funcionária, no momento em que as salas começaram a encher de água, os alunos se desesperaram com a situação. “Encerraram as aulas antes do previsto, porque começou a encher de água e não tinha o que fazer”, salienta.

Em sessão na Câmara de São Caetano nesta terça-feira (7/2), o vereador César Oliva (PSD) criticou a falta de atuação do poder público para solucionar a questão da drenagem e reforma das escolas municipais. “Os pais estão desesperados […] temos escolas alagadas onde os pais sequer sabem como buscar seus filhos. Precisamos de uma discussão saudável para resolver os problemas de drenagem e de reforma das escolas”, aponta o parlamentar.

Já o vereador e líder de governo, Gilberto Costa (Avante), defende que um trabalho conjunto, em todas as escolas, pode ser a solução para minimizar os problemas, no entanto, não se pode “transportar o problema da natureza para culpar alguém”. De acordo com Gilberto, as escolas do município devem passar por profundas e amplas reformas, mas essas ações já estão em andamento no município. “Não podemos culpar alguém por problemas da natureza. O que podíamos fazer, estamos fazendo, que são as reformas amplas nas escolas”, disse.

Questionada, a Prefeitura de São Caetano não se pronunciou sobre a situação.

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3218816/chuva-forte-deixa-sao-caetano-debaixo-dagua-nesta-terca-feira/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: Cidades