Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 06/02/2023 - 09:00 / Clipado em 06/02/2023 - 09:00

Análise de Mídia - 06/02/2023


Comentário geral: O tema Educação é destaque negativo neste final de semana para São Caetano. O Diário do Grande ABC publicou matérias repercutindo a situação da escola Anne Sullivan hoje e no domingo. O Portal do Estadão também fez menção ao assunto. Além disso, o DGABC de domingo registra reclamações de professores de Arte contra a Seduc.

O DGABC de hoje noticia que familiares da Escola Anne Sullivan, de São Caetano, foram às ruas neste domingo para pedir diálogo e se manifestar contra o encerramento das atividades da unidade, que oferece atendimento especializado para crianças e jovens com deficiência severa. De acordo com o jornal, no terceiro protesto realizado este ano, o prefeito José Auricchio Jr. foi alvo de críticas de participantes, que exigiram posicionamento do chefe do Executivo. O DGABC informa ainda que desde novembro do ano passado, quando a prefeitura comunicou a decisão de fechar a escola, familiares dos alunos, com o apoio da Associação de Mães e Cuidadores de Pessoas com Deficiência da cidade, tentam marcar agenda com o prefeito.  

Outra matéria do DGABC de hoje traz reclamação de Karine Feliciano da Silva contra exigências da Seduc de São Caetano para realizar a matrícula de sua filha na rede municipal de ensino. Ela diz que foi realizar a matrícula da filha mas no G5 (Emei João Barile) e lhe foi pedida uma série de documentos, como comprovante de pagamento de IPTU, com a justificativa de que moradores de São Paulo estavam se infiltrando em São Caetano para conseguir vagas em escola. A Seduc responde que houve equívoco da munícipe e que não há necessidade de apresentar comprovante de pagamento do IPTU; pede-se apenas a folha de identificação do carnê de IPTU para comprovação de residência no município. A solicitação de visita da assistente social, feita pela munícipe já foi recebida e acatada, diz a Seduc.

O Repórter Diário de hoje informa que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) divulgou em janeiro o relatório sobre a fiscalização realizada nas Câmaras Municipais e prefeituras paulistas referentes à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A atualização aponta que 89% dos 644 municípios receberam algum tipo de alerta.

Entre as prefeituras da região apenas Ribeirão Pires não recebeu alertas no penúltimo mês do ano passado. Rio Grande da Serra foi a única que tomou um “puxão de orelha” por “entrega intempestiva” da atualização do Cadastro Geral de Entidades. Os demais apontamentos foram sobre situações orçamentárias. São Caetano, Santo André, Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra foram alertadas sobre “situação desfavorável demonstrando tendência ao descumprimento das metas fiscais”. Foi pedido para que estes municípios realizem adequações para que as metas sejam cumpridas.

Matéria do DGABC de domingo registra que depois de a Seduc ter respondido à carta aberta de professores de Artes do sistema integral da cidade, os docentes reiteram que as modificações anunciadas na carga horária de matérias de Artes não foram democráticas, ferem os direitos dos profissionais e fragilizam a qualidade do ensino. No novo documento enviado à Seduc, os professores solicitam a revogação de matriz curricular alterada no final de 2022, substituindo-a pela anterior, e novamente os docentes apelam para a abertura do diálogo. O jornal informa que a resposta da Seduc à carta aberta veio por meio da Ouvidoria da prefeitura em 2 de janeiro, quase um mês depois de sua divulgação, a qual afirma que uma carta aberta é uma forma de manifestação e que por isso não exige uma resposta formal. A matéria menciona outros problemas da área de Educação, como o fechamento da escola para deficientes Anne Sullivan. O jornal informa que “procuradas novamente”, a prefeitura e a Seduc não se manifestaram.

O DGABC e o site Repórter Diário de sábado destacam a posse do prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT) na presidência do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, ocorrida na sexta-feira (3). Os jornais informam que o evento contou com a presença dos ministros do Trabalho, Relações Institucional, presidente da CEF, deputados e vereadores. O assunto é tema de editorial do DGABC (“Ode à regionalidade”) no qual o jornal defende o espírito da regionalidade e faz críticas ao prefeito José Auricchio Jr. por sua decisão de retirar São Caetano do Consórcio. O editorial afirma que a presença de tantas autoridades à posse de Oliveira mostrou a “pouca importância” de Auricchio e Orlando Morandi no cenário das sete cidades.

A Folha do ABC de sábado traz entrevista com os prefeitos tucanos de São Caetano, José Auricchio Jr., e Santo André, Paulo Serra, sobre as perspectivas e o futuro do PSDB. Auricchio diz esperar um “momento de redenção” do partido com a ascensão do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, à presidência da legenda.

Outros destaques:

Escolas municipais do ABC começam entregar kit escolar 2023 – Site Repórter Diário.

Entrevista da Semana – Renato Feder – DGABC.

São Caetano terá volta às aulas com carga horária maior – Site ABC em Off.

Grande ABC gera menos vagas com carteira assinada em 2022 – DGABC.

Exportações no ABC crescem 30,8% em 2022 – Jornal Folha do ABC.

Bosque do Povo, em São Caetano, terá encontro de carros antigos no domingo – Jornal ABC Repórter.

Marinho afirma que pacto manterá vagas – DGABC.

Com 409 mil alunos matriculados e 817 escolas, região volta às aulas – DGABC.

São Caetano realiza mais de 5,5 mil ultrassonografias em mutirão de janeiro – Site ABC em Off.

 

Tom geral do noticiário: negativo/neutro.

Necessidade de alguma ação? Não.

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah